Cidade

Antônio Noberto toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Antonio Noberto

Antônio Noberto

Tomou posse, no último dia 28 de outubro, na condição de mais novo membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, o vimarense honorário Antônio Noberto. O escritor ocupa a cadeira nº 43, patroneada por Tasso Fragoso.

No início de seu discurso, Antônio Noberto destacou que ser escritor no Maranhão é ser visionário:

“Ao observarmos sob tal óptica concluímos que, nós desta casa, trilhamos na direção certa. Optamos pela literatura, cultura, conhecimento e razão. Optamos por criar, inventar”, disse o escritor.

No discurso, o escritor destacou a obra do vimarense Sousândrade, do índio Amaro, do Cumã, e de Maria Firmina dos Reis, que dedicou toda a sua vida a Guimarães, onde está sepultada:

“Faz um mês que o escritor, diplomata brasileiro e membro do IHGB, Vasco Mariz, dizia-me que viu do seu apartamento, na orla da zona sul do Rio de janeiro, a réplica da nau dos 500 anos navegando”.

Estiveram presentes à solenidade o presidente da Câmara Gilmar Avelar, os vereadores Osvaldo Gomes, Ataide Junior e Lourdes Camargo, o escritor vimarense Paulo Oliveira, membro do IHGM, e um grande número de intelectuais, amigos e familiares do novo membro do IHGM.

Com informações do Vimarense


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.