Educação

MEC divulga gabarito oficial do Enem

Do G1, em São Paulo

Cadernos de prova do Enem 2013 (Foto: G1)

Cadernos de prova do Enem 2013 (Foto: G1)

O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem.

O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014.

Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.

Veja aqui o gabarito oficial das provas do Enenm 2013.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Brasil

MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

enem1
O MEC (Ministério da Educação) informou neste sábado (26) que 21 candidatos foram eliminados por postar fotos da prova do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) na internet. Ontem, o ministro Aloizio Mercadante já havia dito que as redes sociais seriam monitoradas para identificar quem postasse fotos durante o exame.

Neste primeiro dia do Enem 2013, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

No Instagram, uma estudante comentou “Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem #sorte” por volta das 12h30. A imagem já tem cerca de 5.000 pessoas recomendando.

Uma garota de São Paulo publicou a foto do cartão de prova com o endereço do local de exame visível. Nos comentários, internautas avisam que a candidata deve ser desclassificada. Outro candidato postou a foto com o nome completo e assinatura, uma internauta comentou que isso facilitaria a identificação.

Prova

Mais de 7,1 milhões de estudantes farão as provas do Enem neste sábado e no domingo. O exame será aplicado em 1.661 cidades e em 15 mil salas de aula. A prova do primeiro dia terá 4h30 com questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

A partir das 18h30, os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL. O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.
Reforço de segurança

Para reforçar a segurança, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que todos os malotes de provas têm lacres eletrônicos. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova.

Além disso, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por esse motivo.

Antes do início do exame, a presidente Dilma Rousseff publicou mensagens de tranquilidade para os estudantes de todo o país. Em sua conta oficial. “Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte!”, disse.

Domingo

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos. (Uol)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Brasil

MEC abre nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2013

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) serão abertas, segundo o edital, às 10h (de Brasília) desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas podem garantir acesso a universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras. (Do G1, em São Paulo).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.