Educação

Prefeito Hernando Macedo anuncia homologação do concurso público em Dom Pedro

A Prefeitura de dom Pedro, através da Secretária Municipal de educação e da Comissão de Elaboração do PME – Plano Municipal de Educação realizaram a Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de finalizar e aprovar as metas e estratégias do PME.

O evento contou com a participação de varias lideranças, vereadores, secretários municipais e membros da sociedade civil organizada. Conferência Municipal de Educação foi realizada na ultima quinta-feira, dia 28, no auditório do Monarca Pallace Hotel. Diversos setores da sociedade foram representados na conferência que aprovou para os próximos 9 anos as ações que deverão ser executadas no município na área da educação.

Para construir o do Plano Municipal de Educação foi formada uma Comissão, liderada pelo professore Lafer Jadão. A equipe técnica formada ficou responsável pela elaboração do diagnóstico, redefinição das metas, estratégias e indicadores municipais. O PME já foi apresentado a Câmara de Vereadores e segue para aprovação.

Concurso Público

O prefeito Hernando Macedo aproveitou a Conferência Municipal de Educação e anuncio a homologação do concurso público realizado pela gestão anterior, em 2019, com a homologação Hernando Macedo cumpri mais uma promessa de campanha. “Queremos realizar um concurso público na nossa gestão, mas, não seria justo com aqueles que tanto se esforçaram para passar no concurso realizado e 2009, vamos homologar o concurso, vamos seguir a Lei e fazer tudo dentro dos tramites Legais. Quero o melhor para Dom Pedro, quero que a população tenha orgulho da nossa gestão, para isso temos trabalhado sem perseguições, sou o prefeito de todos e para todos.” Declarou Hernando Macedo durante a abertura da Conferência Municipal de Educação.

Dom Pedro é a 12ª cidade do Estado a entregar o PME, para o secretário de Educação, Wabster Krause “isso é motivo de orgulho, estamos demostrando nosso compromisso com a educação e com a cidade, todos que trabalharam na elaboração do plano estão de parabéns. Nosso prefeito está de parabéns por proporcionar esse grande trabalho que norteará a educação dompedrense pelos próximos 9 anos.” Disse Wabter Krause a todos os presentes.


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Política

Aliados do prefeito de Peri-Mirim podem ser agraciado em concurso público

Se na primeira lista de “aprovados” no concurso de Peri-Mirim, o prefeito João Felipe (PT) selecionou muitos aliados, nesta nova remessa a lista é ainda maior. Tendo em vista assegurar aliados para o ano de 2016, que tem eleições municipais, o prefeito colocou em seu listão, até o atual presidente da Câmara Municipal. Os nomes abaixo sã cogitados (especulação), para assumir vaga do concurso.

Confira abaixo o listão do prefeito

1º Rui Ribeiro Correa (Presidente da Câmara Municipal de Peri-Mirim), e deve assumir a função de técnico em laboratório.

2º Rosa Régia Melo Pinheiro (Vereadora) fez o concurso do prefeito para a função de Terapeuta Ocupacional.

3º Rui Ribeiro Correa Filho (Filho do vereador Rui Ribeiro), foi selecionado pelo prefeito para a função de motorista.

4º Glacivan Martins Lopes (Secretário de administração e sobrinho do prefeito João Felipe) deve assumir o cargo de agente administrativo.

5º Nadea Freire Lopes (Sobrinha do prefeito João Felipe e foi a primeira candidata a entregar a prova) mesmo assim será aprovada e aparece na lista para o cargo de Bioquímica.

6º João Sebastião Martins (Ex-vereador) o prefeito deve por na lista para o cargo de motorista.

7º Ana Carolina Souza Ferreira (Filha de um aliado do prefeito João Felipe) e está no listão para a função de enfermeira.

8º Milene Vanni Lopes França (Sobrinha de João Felipe), foi aprovada por João Felipe como auxiliar de dentista.

9º Laeny França de Oliveira (Filha de Milene Vanni e parente do prefeito) foi colocada na lista para o cargo de agente administrativo.

10º Glacivania Marins Lopes (Sobrinha de João Felipe) e deve ser beneficiada para o cargo de auxiliar de dentista.
11º Marta Maria Martins Lopes (Irmã do prefeito João Felipe) aparece na lista para o cargo de agente administrativo.
12º Glacimar de Jesus Lopes Junior (Sobrinho do prefeito João Felipe) e deve ser beneficiado no concurso para o cargo de motorista.

13º Augusto César Ferreira Castro Filho (Foi aprovado para a guarda municipal, mas já trabalha como motorista de João Felipe). O estranho é que não teve excedentes nas vagas da guarda municipal e muitos candidatos que foram aprovados, não passaram no teste físico. Quem chamar para substituí-los?

14º Sebastião Sodré França (Juruna) aparece no listão do prefeito para a vaga de motorista.

15º Cristina Coqueiro (Filha de um Pastor a cidade e aliado do prefeito) aparece no listão de João Felipe para a vaga de Enfermeira.

16º Ederaldo Pereira (Irmão do secretário de turismo de Peri-Mirim) e aparece na lista do prefeito para a vaga de operador de máquinas.

17º Maria José Mendes (Esposa do ex-vereador João Sebastião Martins “Jubaga”) que também vai aparecer na lista de João Felipe.

18º Francineia Leite Pinheiro (Professora) vai aparecer na lista de João Felipe, por indicação do vereador Irmão Ednaldo.

19º Giselia Pinheiro Martins (Professora) aparece como aprovada em primeiro lugar no concurso, mas é sobrinha do secretário municipal de finanças, Nélio Martins.

20º Hanna Carolina Bordalo (indicação do secretário de articulação política, Bordalo).

21º José Carlos Figueiredo Bandeira (Motorista) aparece na lista do prefeito, como indicação do vereador Irmão Ednaldo.

22º Maria da Glória Azevedo (professora) aparece no listão de João Felipe, como indicação de Florentina Abreu (Bitinha), maior patrocinadora da campanha do prefeito.

23º Flora Monteiro Pereira (esposa de Zé Corotá) que tem permuta com o prefeito João Felipe. Ela foi aprovada no concurso para professora.

Familiares do vereador Valdevino (Vadico), filhos & sobrinhos, além da sobrinha de sua namorada Lurdes de Dêdê. Não conseguimos os nomes completos, mas estamos em busca.

Outras graves suspeitas ainda serão divulgadas como, por exemplo, venda de vagas do concurso por autoridades do município.

Os nomes escolhidos pelo prefeito são todos de parentes e amigos aliados. Uma afronta à população de Peri-Mirim, que tanto se preparou para o concurso e as vagas foram distribuídas pelo grau de parentesco.


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Crime

Candidatos descobrem plágio em provas de concurso em Matões

Candidatos que prestaram concurso público no município de Matões do Norte vão denunciar no Ministério Público do Maranhão (MPM) irregularidades encontradas no processo seletivo, promovido pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF).

De acordo com informações repassadas ao Blog do Neto Ferreira, o concurso realizado no mês de abril e que oferece vagas para níveis fundamental, médio e superior teve quase 100 por cento de suas questões plagiadas.

Em uma das provas, das 50 questões totalizadas , 43 delas foram encontradas na internet, retiradas de antigos seletivos. Há relatos de que vários candidatos do município conseguiram acertar todas as questões.

Candidatos pretendem que o Ministério Público abra um inquérito e que o caso seja investigado para apurar as irregularidades detectadas. Caso as denúncias se confirmem, a comissão organizadora do concurso vai responder por crime de direito autoral e será obrigada a cancelar o concurso.


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Geral

Em Ribamar, Gil Cutrim realiza nova convocação de concursados

A Prefeitura de São José de Ribamar está realizando nova convocação de aprovados no concurso público para provimento de cargos efetivos na estrutura administrativa do município.

Gil Cutrim.

Gil Cutrim.

Estão sendo convocados aprovados para os cargos de cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário e professor da disciplina matemática (regiões administrativas I e II).

A lista com os nomes dos aprovados, assim como a relação dos documentos necessários para apresentação, estão disponíveis no seguinte link http://goo.gl/gGH3Q0

Os documentos exigidos no edital do certame devem ser encaminhados, até a próxima semana, à Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças de São José de Ribamar (SEMPAF), localizada na área do santuário religioso da Sede da cidade.

Qualquer informação sobre a nova convocação também pode ser obtida através do 3224 1892.

O referido concurso ofereceu 400 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Mais de 90% dos aprovados já foram chamados. É importante ressaltar, ainda, que o certame tem validade até novembro de 2015.


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Geral

Prefeitura de Paço do Lumiar lança edital de concurso público

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, assinou, na manhã de ontem exta-feira (22), a homologação e publicação do edital nº 001/2014 do primeiro concurso público da atual gestão.

O concurso será executado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), considerada entidade de alta credibilidade e confiança, e ofertará vagas para diversas áreas, com o objetivo de atender a demanda das secretarias municipais.

As inscrições terão início no dia 27 de agosto e seguem até o próximo dia 10 de setembro. De acordo com o edital, serão 603 vagas, distribuídas em 69 cargos entre os níveis fundamental, médio e superior e as remunerações vão de R$ 724,00 a R$ 2.986,50, para jornadas semanais de 30h e 40 horas. O edital foi divulgado no site da Prefeitura e prevê, além das vagas, a formação de cadastro reserva.

As provas teóricas serão aplicadas dia 19 de outubro, com posteriores avaliações de títulos para cargos de nível superior e professor da educação infantil e provas práticas para cargos como digitador, motorista categoria ‘D’, condutor socorrista, intérprete de libras, instrutor de libras e instrutor de braile. A previsão é de que o resultado final do concurso seja divulgado até o dia 9 de dezembro deste ano.

O concurso contempla 5% das vagas ofertadas para portadores de necessidades especiais, além de englobar também vagas para a engenharia de trânsito, que representa setor carente de profissionais qualificados no município.

De acordo com o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, o concurso público representa um reflexo de uma gestão transparente, séria e que se preocupa com a população luminense. “Esse é um momento de oportunidade em que a nossa gestão visa a valorização da mão de obra do servidor público e que busca principalmente a melhoria da vida dos luminenses através da educação”, disse.

Para o secretário de Administração e Finanças, Gustavo Serra, o concurso é um compromisso assumido pela gestão e que agora ganha vida objetivando o preenchimento de vagas na esfera municipal. “Estamos buscando fortalecer o quadro de servidores do município, através de um concurso amplo e fincado nos princípios da credibilidade. Assim atenderemos a demanda, valorizando o servidor e firmando a transparência da gestão”, afirmou.

Os valores das inscrições serão distribuídos de acordo com os níveis de escolaridade, a começar pelo fundamental que custará R$ 40, nível médio R$ 60 e nível superior R$ 80. As inscrições serão feitas através do site da Fundação realizadora do concurso (www.fsadu.org.br e www.sousandrade.org.br), cujo link estará disponível no site da Prefeitura de Paço do Lumiar.


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Poder / Política

Arnaldo Melo nomeia apenas 20 de 92 aprovados quase 1 ano após concurso da Assembleia

Os aprovados no último concurso realizado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) cobram a nomeação dos classificados no certame. O concurso foi realizado em maio de 2013 e hoje quase um ano após a realização do concurso público para o preenchimento de 92 vagas na Assembleia Legislativa do Maranhão apenas 20 candidatos foram nomeados.

Em contato com o blog, os candidatos aprovados reclamam a falta de informações sobre as referidas nomeações uma vez que os aprovados já procuraram inúmeras vezes o presidente da Assembleia em busca de notícias, mas nunca foram recebidos.

A única informação que tiveram foi obtida informalmente junto a alguns deputados de que os aprovados serão chamados de acordo com a necessidade e a disponibilidade financeira.

Ainda segundo os aprovados, há descaso da presidência da Casa para solucionar o caso, pois a Constituição Federal, em seu art. 169, § 1º, I e II, exige a prévia dotação orçamentária para a realização de concurso para a contratação de pessoal antes da divulgação do edital. Ressalte-se ainda que se a Administração abriu concurso para um número determinado de vagas é porque tinha necessidade de preencher os cargos e verba orçamentária para tanto.

De acordo com informações fornecidas pelo Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, até novembro do ano passado apenas 18 dos 454 funcionários da ALEMA eram servidores concursados, ou seja, a grande maioria dos funcionários da “casa do povo” ocupam cargos por indicação política.

Enquanto isso 72 candidatos aprovados de forma legítima dentro do número de vagas oferecidas no concurso realizado em 2013 dependem da boa vontade da administração da Assembleia Legislativa do Maranhão na expectativa de que possam assumir seus cargos.

Na época, o concurso foi organizado realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 26 de maio de 2013 e registrou 18.227 inscritos para concorrer as 92 vagas para os cargos de Consultor Legislativo Especial, Técnico de Gestão Administrativa, Assistente Legislativo e Auxiliar Legislativo Operacional.

Mas, se depender do Presidente Arnaldo Melo, os aprovados no concurso devem continuar em uma espera infinita.


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Geral

Veja os provados da 1ª etapa do concurso para promotor de justiça

A Comissão do Concurso para ingresso na carreira de promotor de Justiça substituto do Ministério Público do Maranhão divulgou nesta quarta-feira, 19, a relação dos candidatos aprovados e classificados para as provas discursivas, marcadas para os dias 30 e 31 de março.

Foram classificados 203 candidatos, que já estão automaticamente convocados para a segunda

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etapa. De acordo com o edital 03/2014, as provas discursivas vão acontecer nas dependências da Universidade Ceuma, no bairro da Cohama, e terão duração de cinco horas. Os portões serão abertos às 7 horas, e os candidatos deverão chegar ao local até às 7h30. Clique no link ao lado a lista completa dos aprovados Edital_003_2014_Resultado_da_prova.pdf


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Maranhão

Ministério da Fazenda abre concurso de nível médio com 30 vagas para o Maranhão

ConcursoPublico

Saiu no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29/1) o edital de abertura do novo concurso público do Ministério da Fazenda (MF). São nada menos que 1.026 oportunidades distribuídas entre 25 estados. O cargo em questão é o de assistente técnico administrativo, com remuneração de R$ 3.050,82. Para lotação no Maranhão são oferecidas 29 vagas para ampla concorrência e 1 para pessoas com deficiência.

Além do Maranhão, há vagas para os estados do Rio Grande do Sul, que tem o maior número de oportunidades (115 vagas), seguido por Minas Gerais (101 vagas); e Paraná, com 97 vagas. Os demais estados são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Para concorrer é preciso nível médio de escolaridade. Do total de chances, 66 são reservadas a pessoas com deficiência.

O concurso é composto apenas por provas objetivas com aplicação no dia 27 de abril. Serão cobrados conhecimentos básicos em língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, informática, atualidades, gestão de pessoas e do atendimento público, ética do servidor na administração pública, administração pública brasileira, Administração Pública Brasileira e regime jurídico dos agentes públicos. Ao todo, serão 70 questões.

Interessados podem se inscrever entre os dias 3 e 16 de fevereiro pelo site www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa custa R$ 62.

Correio Braziliense


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Maranhão

Divulgado resultado parcial do concurso do ministério público

logo_mpA Procuradoria Geral de Justiça divulgou nesta quinta-feira, 22, o resultado parcial do concurso público para servidores da instituição, realizado em 16 de junho. Estão em disputa 22 vagas para o cargo de analista ministerial, 50 para técnico ministerial e 32 vagas de técnico em execução de mandados. Leia aqui.

Informamos que este resultado parcial será publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão na próxima semana, a partir de quando se iniciará o prazo para a interposição de recursos, conforme prevê o edital do certame. Na mesma data o resultado estará disponível no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela organização do concurso.


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Poder

Madeira gastou mais de R$ 7,5 milhões com terceirizadas sem licitação

Do Atual7

Com pedido recente de cassação de mandato, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), parece não se importar com a Justiça e a possibilidade de perder a cadeira que senta há mais de quatro anos.

Em dois meses, casal Madeira dispensou licitações em mais de 25 contratos. Foto: Semus / Prefeitura de Imperatriz

Em dois meses, casal Madeira dispensou licitações em mais de 25 contratos. Foto: Semus / Prefeitura de Imperatriz

Desde o início deste ano, Madeira tem criado uma falsa situação de emergência no município, para justificar o repasse de altas somas de dinheiro público à empresas contratadas com dispensa de licitação, para prestarem serviços que poderiam estar sendo realizados por concursados.

O Atual7 apurou, com base nos extratos dos contratos publicados na edição de 04 de julho do Diário Oficial do Estado, que a Prefeitura de Imperatriz, por meio do Fundo Municipal de Saúde, resolveu desembolsar R$ 7.525.986,90 com empresas terceirizadas, enquanto não chama os aprovados no concurso público realizado no ano passado.

Embora o setor seja de contratação essencial para a população, o gasto milionário não justifica a dispensa de licitação, salvo quando há inércia do gestor que contribui para o estado de emergência, o que seria dizer que o próprio Madeira admite que o caos na saúde de Imperatriz seja consequência de sua própria má administração.

Prefeito reeleito em 2012, Sebastião Madeira, que é médico, já deveria ter convocado os aprovados no certame – ou aberto processo de licitação – para realizar as atividades da área de saúde contratadas pela prefeitura.

Para que se tenha uma ideia dos gastos, só uma das empresas, a CEANEST – Central de Anestesia Ltda, vai levar R$ 960 mil de Madeira. De acordo com o D.O, dos 26 contratos com dispensa de licitação, dois foram assinados no dia 17 de março e o restante no dia 1º de abril.

Ainda segundo os extratos dos contratos, todas as movimentações foram assinadas pela esposa do prefeito da segunda maior cidade do Estado, Conceição de Maria Soares Madeira, que, apesar da Constituição Federal e da Lei do Nepotismo, ‘recomanda’ a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz.


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