Poder

Marqueteiro de Edivaldo também quer indicar secretário de Comunicação

5

O homem por trás da bem sucedida campanha de Edivaldo Holanda Junior (PDT) à reeleição, o marqueteiro Evilson Almeida também está querendo indicar o próximo titular da Secretaria de Comunicação de São Luís, em substituição à atual titular, a radialista Conceição Castro.

Quem também está tentando emplacar um secretário de Comunicação é o deputado federal e presidente do PDT no Maranhão, Weverton Rocha. (Relembre aqui)

É consenso entre políticos, jornalistas e profissionais de marketing que a campanha planejada por Evilson fora indispensável para a esmagadora vitória de Edivaldo. Marqueteiro das campanhas vitoriosas de todos os prefeitos de São Luís nas últimas duas décadas, à exceção de João Castelo, Almeida conhece o eleitorado da capital como ninguém.

Proprietário da Imagine Comunicação, Evilson quer a ex-colaboradora, jornalista Viviane Leite, na pasta. Ex-adjunta da Secom da capital, Viviane atualmente exerce a superintendência de Imprensa do Governo do Maranhão.

Além de Viviane, estão no páreo os blogueiros Jorge Vieira, Marcelo Minard, e o suplente de vereador Batista Matos, que faz lobby pesado para voltar à função que exercera entre 2015 e 2016, por indicação do ex-governador José Reinaldo Tavares.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Wellington discute sobre a importância dos profissionais de comunicação em audiência pública

Audiência sobre a importância dos profissionais de comunicação

Audiência sobre a importância dos profissionais de comunicação

O debate aconteceu no auditório Fernando Falcão (Assembleia Legislativa) e teve como um dos temas principais os direitos trabalhistas dos radialistas e profissionais de comunicação no Maranhão, entre eles o piso salarial, a obrigatoriedade do registro DRT, concursos que figure nos editais a função de radialista nas esferas pública, municipal e estadual, o melhoramento da estrutura do Sindicato, a organização da classe sindical, determinação do uso da voz em propagandas publicitárias ou de rádio, as questões de saúde dos profissionais, sindicalização permanente que visa conversar com os trabalhadores para que se sintam representados, entre outros assuntos relacionados à categoria.

Além de radialistas e profissionais de diversas áreas da comunicação de vários municípios do Estado, também estiveram presentes representantes das secretarias de Comunicação do Estado e da Prefeitura; o presidente do Sindicato dos Radialistas (Sinrad), José Santos; o representante da Associação Brasileira de rádios comunitárias, Neuton César; o radialista Flávio Chocolate; o jornalista e radialista Djalma Rodrigues (representando a Câmara), entre outros órgãos representativos da classe.

Ao fazerem uso da palavra, os comunicadores parabenizaram o deputado Wellington por sempre estar sensível às causas da Comunicação e à disposição de todos os comunicadores. Na oportunidade, também destacaram que é a primeira vez que um evento deste porte é organizado em prol dos direitos dos profissionais de comunicação. Outro ponto relevante na Audiência, foi a crítica à ausência dos secretários de Comunicação do Estado e do Município que, segundo os presentes, deveriam ser os primeiros a demonstrar interesse na discussão.

Convidado a ser o padrinho da comunicação no Parlamento, Wellington do Curso, que sempre teve um bom relacionamento com a imprensa, destacou a importância e a necessidade da valorização destes que, segundo ele, são os instrumentos de informação da sociedade.

“Devemos discutir com profundidade os problemas enfrentados pela classe de jornalistas, radialistas, profissionais de comunicação e buscar alternativas para que sejam sanados, melhorando a qualidade de vida desses profissionais que são, acima de tudo, responsáveis por manter a sociedade informada. Somo a minha voz às vozes de todos os comunicadores do Maranhão e coloco o nosso mandato à disposição da imprensa e da comunicação”, afirmou.

Ao final da Audiência, foram levantados seis encaminhamentos: a Implantação do Conselho Estadual de Comunicação Social; a realização de uma Audiência Pública sobre os profissionais de rádio e TV, marcada para o dia 29 de setembro; a instituição do prêmio Comunicador por excelência; o encaminhamento de uma indicação ao Governo do Estado que solicita que os profissionais da rádio Timbira tenham seus cargos com salários equivalentes aos pisos que estão sendo praticados; criação do Fórum Permanente de Comunicação e a realização de uma Audiência Pública em Imperatriz, no dia 17 de setembro, para discutir sobre os desafios dos profissionais de comunicação na região Tocantina.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Júnior Verde prestigia acordo entre Câmara Federal e Assembleia

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) participou nesta sexta (29) da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa do Maranhão para intensificar a troca de conteúdos entre as emissoras das duas Casas Legislativas. O termo foi assinado pelo deputado federal e secretário de Comunicação da Câmara Federal, Cleber Verde (PRB), e o diretor de comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira. A parceria também prevê a cessão de transmissão de uma Rádio FM para toda a capital, motivo pelo qual o vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Carvalho, se fez presente no encontro.

No dia 21 de maio, o deputado Júnior Verde e o diretor de Comunicação, Carlos Alberto, estiveram em Brasília buscando os meios para a concretização da parceria, efetivada nesta sexta (29). “A TV Câmara vai autorizar a transmissão das sessões realizadas no Legislativo Federal na TV da Assembleia, bem como audiências públicas e o conteúdo informativo e cultural produzido em Brasília. Considero um grande avanço, uma vez que possibilitará a divulgação das ações dos deputados federais que representam o Maranhão”, explicou Júnior Verde.

Até o final deste ano, também deve começar a operar uma Rádio FM para divulgar as ações dos deputados e vereadores. De acordo com Carlos Alberto, a Assembleia vai disponibilizar toda a estrutura para o funcionamento da rádio. “Temos um excelente suporte técnico para viabilizar esse importante canal de comunicação aqui no Complexo da Assembleia, e logo estaremos operando a rádio, transmitindo os programas voltados às ações parlamentares de deputados e vereadores”, destacou o diretor.

O deputado federal Cleber Verde destacou a importância do acordo. “O presidente Humberto Coutinho, desde logo, manifestou-se como o maior entusiasta desta parceria, extremamente positiva, porque possibilitará inclusive a veiculação dos excelentes documentários produzidos nas duas Casas Legislativas”, destacou Cleber Verde.

O vereador Francisco Carvalho mostrou-se entusiasmado. “Este Termo de Cooperação é muito importante, inclusive porque abre a oportunidade de se ter no Maranhão uma rede de emissoras de rádios divulgando as ações de todas as Câmaras Municipais de nosso Estado”, declarou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.