Saúde

Manifestação em defesa da enfermagem

Profissionais da área da Enfermagem farão uma grande manifestação em São Luís na próxima sexta-feira (27);

Contra o atual estado de precarização da Enfermagem no Maranhão, enfermeiros e técnicos de Enfermagem realizarão uma grande manifestação em São Luís no dia 27, próxima sexta-feira. O evento intitulado “Manhã de Luta e Valorização pelos Trabalhadores da Saúde do Maranhão” contará com a participação de profissionais da capital e do interior do estado.

A concentração do movimento está marcada para as 7h em frente à Biblioteca Benedito Leite, na Praça Deodoro. Os profissionais sairão em caminhada até o Palácio dos Leões em busca de uma audiência com o governador Flávio Dino.

A razão principal do movimento é a valorização da Enfermagem no Maranhão, que pode ser alcançada por meio de diversas questões. Uma delas é a realização de concurso público para a área de Enfermagem, pois hoje esses serviços são, em sua maioria, contratados por meio de empresas terceirizadas.

A realização de processos seletivos por meio de prova, diferente do que vem sendo feito até hoje, também é uma dessas questões. Um exemplo é o seletivo aberto recentemente para provimento de cargos no Hospital Macrorregional de Caxias, em que os candidatos serão selecionados apenas por meio da prova de títulos.

Ainda dentro da pauta principal do movimento estão as reivindicações por piso salarial digno e carga horária de 30 horas para a categoria. A manifestação é um esforço conjunto das entidades de defesa da Enfermagem: Movimento Acorda Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), SindSaúde [Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão] e Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Maranhão (ANATEN-MA).


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários