Política

Rigo Teles discursa em homenagem aos 204 anos de Grajaú

Rigo Teles, deputado estadual.

Rigo Teles, deputado estadual.

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta (29), para registrar a passagem do aniversário dos 204 anos de emancipação política do Município de Grajaú, localizado na Região Centro-Sul do Maranhão.

Rigo Teles informou que Grajaú foi fundada pelo navegador Alferes Antônio Francisco dos Reis, no dia 29 de abril de 1811, às margens do Rio Grajaú, na Fazenda Chapada, também conhecida como Porto da Chapada, de propriedade de Manoel Valentin Fernandes.

O parlamentar informou ainda que em 1816 os moradores restantes da chacina promovida pelos Índios Timbiras e Piocobjés reiniciaram a povoação de Grajaú, dando o nome de São Paulo do Norte, contando então com um pequeno destacamento de tropas.

Conforme Rigo Teles, no ano de 1817 o então governador do Estado mandou fundar no lugar chamado Estrião Grande a Colônia Leopoldina, projetada para dar maior segurança aos habitantes a Região Centro-Sul que hoje abriga o município de Grajaú.

Para Rigo Teles, Grajaú era o maior e mais importante município do Estado do Maranhão. Segundo ele, com o passar dos anos vários importantes municípios foram desmembrados de Grajaú, como Imperatriz, Porto Franco, Barra do Corda e outros da Região Centro-Sul.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários