Política

Frente da Pesca discute legislação ambiental

A Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa começou a discutir nesta quarta (15) questões acerca do licenciamento ambiental no Estado. O objetivo é realizar alterações na legislação, facilitando a vida dos piscicultores maranhenses. Participaram da reunião profissionais e técnicos do Governo Federal, da Secretaria de Estado da Pesca, do Meio Ambiente, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e Serviço de Apoio ao Microempreendedor (SEBRAE-MA).

Segundo o presidente da Frente, deputado Júnior Verde (PRB), a legislação ambiental não pode ser um entrave para a atividade da piscicultura. “O setor deu um grande salto nos últimos anos. Saímos de uma produção de 80 mil toneladas de pescado em 2008 para 200 mil em 2014. É uma atividade extremamente produtiva e precisa de incentivos. O processo de licenciamento ambiental é crucial para o crescimento da piscicultura e vamos fazer as intervenções que forem necessárias para facilitar a vida desses trabalhadores”, destacou o parlamentar.

Na abertura dos trabalhos, os membros da Frente subscreveram a Indicação de autoria do deputado Júnior Verde que solicita ao Governo do Estado a pavimentação da estrada que liga a sede do município de Matinha ao povoado de Itans, onde funciona uma Associação de Pescadores referência em produção de pescado, movimentando cerca de R$ 7 milhões por ano.

O vice-presidente da Frente, deputado Sousa Neto, disse que as discussões são necessárias para contribuir com o crescimento econômico, através do setor da pesca. “Acredito que Júnior Verde é a pessoa certa, no lugar certo, e estou aqui para apoiar as deliberações deste grupo”, afirmou.

O secretário de Estado da Pesca, Luís Morais, informou que a prioridade de ações é para os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Mas não conseguiremos ir a lugar sem a licença ambiental, esse é o primeiro passo para alavancar a piscicultura no Maranhão, por isso precisamos discutir os pontos que causam entraves”.

“O tema é urgente e estamos aqui para fazer os encaminhamentos necessários”, concluiu o deputado José Inácio.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Frente da Pesca discute legislação ambiental”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jeferson

    Coloca seu viado todo mundo sabe que tu ganha acessória de Junior verde e ainda é viado de george

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários