Política

A era André Campos…

Diretor  Geral do Detran, André Campos.

Diretor Geral do Detran, André Campos.

Esse blog foi o primeiro a criticar a decisão da governadora Roseana Sarney (PMDB), em nomear André Campos (reveja) para cargo de diretor geral do DETRAN. Porém, é público e notório a evolução administrativa do órgão na era do mesmo como – por exemplo -, lançamentos de várias campanhas de conscientização do trânsito e projeto de placas que evita clonagem.

No início de seu trabalho, no ano de 2013, realizou vistorias em todos os postos do Detran que estão espalhados pela cidade situados no Shoopping Dal Plaza (Cohab), Shoopping do Automóvel (Calhau), nos pontos de atendimento do Viva Cidadão (Praia Grande, Jaracaty e João Paulo). No mês de fevereiro, firmou uma parceria junto a Policia Federal Rodoviária (PRF) para realização de ações educativas junto aos motoristas que seguiam para interior e junto ao Secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, assinaram uma portaria conjunta que altera e dá uma nova redução que aprova o parcelamento de débitos do imposto sobre a propriedade de veículos automotores – IPVA

Realizou ações em cada período festivo da capital, sendo eles: Carnaval e São João com o mesmo objetivo de sensibilizar os foliões, sobre alguns cuidados necessários acerca da combinação ilegal de álcool e da direção, onde teria como sucesso diminuir o número de acidentes nos períodos festivos.

Exposição de carros batidos chamou a atenção no retorno de São Francisco.

Exposição de carros batidos chamou a atenção no retorno de São Francisco.

Com as campanhas e a combinação de fiscalização e educação, André Campos, fez com que a Lei Seca passasse a ser mais rígida, onde em todo o Maranhão foram realizadas mais de 700 de alcoolemia, onde reduziu os números de acidentes em todo o território do estado.

Com um brilhante trabalho, André Campos foi ganhando destaque dentro do DETRAN. Criou o projeto para o novo sistema de emplacamento de trânsito, que tinha como principal função evitar a clonagem e produção clandestina de placas, dando maior segurança ao veículo onde as mesmas apresentariam um número de série com código de barras e inscrições de segurança. Além disso, pensou nas absurdas devoluções de documentos onde entrou com uma ação para atualização de dados dos proprietários dos veículos fazendo, assim, equipes de alguns pontos do DETRAN e Viva Cidadão trabalharem arduamente nos finais de semana, conseguindo em 4 meses entregar cerca de 6 mil documentos.

Promoveu, também, algumas ações durante o período de seu trabalho sendo destacadas a educativa nos cinemas de São Luís em relação ao excesso de velocidade com o intuito de sensibilizar os amantes de carros e velocidades.

Ele participou da assinatura de convênio firmado na cidade de Pedreira com o prefeito Francisco Antônio Fernandes, voltado para a municipalização do trânsito da cidade, onde o município assumiu a responsabilidade pelo planejamento, projeto, operação do trânsito no perímetro urbano e estradas municipais.

Em Setembro, apresentou o projeto do Simulador de Trânsito, que teve como parceria o Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores do Maranhão (Sindauma), o motivo do projeto seria que o motorista se sentisse mais seguro em dirigir o carro nas aulas práticas. O Detran promoveu leilões de venda de carros e motos que estavam parados no pátio do órgão.

Na Semana Nacional de Trânsito, teve como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020. Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, onde teve o apoio do grupo independente de Teatro Amador (Grupo Grita), chamando a atenção dos motoristas na combinação de álcool e direção.

Em outubro de 2013, André Campos inaugurou a sede de Sindauma, onde entregou crachás para credenciados que deveriam ser utilizados para identificações e fiscalizações feita pela Controladoria do Departamento. Também realizou algumas viagens pelas cidades do Maranhão e uma delas foi a Imperatriz, onde tinha como principal desafio sensibilizar os motoristas sobre o perigo do trânsito. As ações educativas aconteceram em faixas de pedestres e bares da cidade, mostrando como funcionava a Lei Seca.

André Campos inaugura com Roseana posto do Detran em Imperatriz.

André Campos inaugura com Roseana posto do Detran em Imperatriz.

Na mesma cidade, ao lado da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e do ex-secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, inaugurou o posto de Detran onde foi considerado o mais moderno do estado pela logística de atuação.

Assinou o projeto para a construção do galpão onde irá funcionar a Divisão de Vistoria e Emplacamento na sele localizada no bairro da Vila Palmeira.

Detran participa do Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito.

Detran participa do Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito.

Durante a programação em memória às vítimas de acidentes de trânsito, na Avenida Litorânea, em São Luís, ele participou do evento promovido pela Organização Não Governamental SOS Vida da Maçonaria do Maranhão, em parceria com o Comitê Interinstitucional do Projeto Vida no Trânsito.

A participação do Detran foi crucial para dá apoio as famílias que perdera parentes em acidentes não só na Litorânea, mas também em outros pontos de São Luís.

Detran empossa aprovados em concurso público.

Detran empossa aprovados em concurso público.

Em 2014, seus trabalhos continuaram crescendo. Campos empossou 160 novos servidores aprovados entre os mais de 33 mil candidatos que buscaram uma vaga no órgão.

Eles foram inscritos no 1º concurso público realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) que atraiu milhares de candidatos de vários estados.

Bloco do Anjo é a novidade do Detran para o Carnaval 2014.

Bloco do Anjo é a novidade do Detran para o Carnaval 2014.

No mês seguinte, criou o bloco “Anjo do Carnaval”, com a campanha educativa “Carnaval é gostoso de Viver” que tinha como principal objetivo salvar o maior número de vidas, e fazer com que as pessoas também queiram ser anjos.

O trabalho realizado durante o período carnavalesco foi tão bem visto que o diretor, André Campos, recebeu elogios fortes de vereadores.

Modernização do Detran.

Modernização do Detran.

No dia 2 de Junho Campos inaugurou a obra de modernização no DETRAN de São Luís. Iniciada em novembro do ano passado, melhorou cerca de 1.226,25 metros quadrados do hall trazendo mais conforto e comodidade aos usuários e atendentes. O diretor levou em destaque que o órgão do Maranhão é um dos melhores do pais em atendimento. Meses após a inauguração, participou da formatura de agente de trânsito de Bacabal e Vitorino Freire onde a solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Bacabal.

A importância da conscientização no transito, voltou a ser ressaltada com ações educativas nos arraias de 2014 de São Luís. O projeto acontece durante todos os dias de festejo e foi criado um espaço DETRAN que foi exibido vídeos educativos, testes educativos e outras formas de alertar os perigos do trânsito. As crianças também foram focos para as ações educativas, aprenderam as regras de trânsito mostrando a importância delas no dia-a-dia orientando seus pais.

Detran cria espaço infantil no Arraial da Lagoa.

Detran cria espaço infantil no Arraial da Lagoa.

Durante todo esse período, o diretor do Detran André Campos mostrou maturidade, eficiência e capacidade administrativa em um dos mais importantes órgãos do Governo do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “A era André Campos…”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. NETO JR

    to pagandoooooooooooooooooo

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários