Poder

Prefeituras do MA são as mais beneficiadas no orçamento secreto

Em entrevista ao podcast O Assunto,  que é apresentado por Renata Lo Prete do G1, o repórter Breno Pires deu detalhes de um esquema fraudulento que se formou na “cortina” do orçamento secreto e aponta que as prefeituras do Maranhão foram as mais beneficiadas com a liberação de verbas para área da saúde.

O jornalista percorreu o Estado maranhense, onde ficam 23 dos 30 municípios do país que mais receberam verbas para custear atendimentos de média e alta complexidade.

Bruno citou o município de Santa Quitéria do Maranhão, que  fechou o ano de 2021 com R$ 5 milhões em caixa para a saúde pública. O repórter expôs, ainda,  que nesse mesmo município, o recém-nascido Gael morreu em março deste ano, por falta de UTI neonatal na cidade.

“O que explica a falta de estrutura em Santa Quitéria – mesmo com dinheiro em caixa – é um esquema de fraudes nos dados do SUS, que resulta no recebimento de verbas do orçamento secreto, que não chegam a serem investidas em saúde”, relatou Pires.

Segundo Breno, a fabricação de dados falsos sobre os procedimentos de saúde favorece a habilitação desses municípios para receberem as verbas de parlamentares. “O orçamento secreto está, de certa forma, até induzindo as fraudes nos municípios, porque aquele que frauda fica habilitado a receber. E como a realidade da população não muda, e quem envia o dinheiro não aparece, a gente tem um coquetel explosivo para gerar um prejuízo de orçamento aos cofres públicos”, explica o jornalista.

Identificação oculta 

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (12) uma regra que permite “ocultar” a identificação dos parlamentares responsáveis por indicar emendas de relator que, posteriormente, forem remanejadas para outras áreas do orçamento federal.

Breno Pires é repórter da revista “Piauí” e um dos jornalistas que revelou no jornal “O Estado de S. Paulo”, a existência do orçamento secreto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários