Poder

Luiz Carlos Cantanhede e o filho são investigados por fraude em licitação bilionária do ferryboat

Os empresários e donos da Internacional Marítima, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Cristiano Barroso Fernandes.

Investigação criminal da Procuradoria Geral da República (PGR) aponta envolvimento de Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Cristiano Barroso Fernandes na suposta fraude na licitação bilionária para o serviço de Transporte Aquaviário Intermunicipal via ferryboat no Maranhão. Os empresários são pai e filho e donos da Internacional Marítima, uma das vencedoras do processo licitatório.

Documento sigiloso no qual o Blog do Neto Ferreira teve acesso com exclusividade revela uma apuração detalhada sobre o núcleo empresarial ganhador do certame orçado em R$ 1,5 bilhão celebrado pelo Governo do Maranhão.

Figuram como investigados Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Cristiano Barroso Fernandes, Fábio Barroso Fernandes e Cantanhede Participações Ltda, todos compõem o quadro societário da Internacional, localizada em São Luís. Também estão no rol de investigados os donos da Celte Navegação, a segunda vencedora da licitação bilionária, Antônio Celso Sganzerla e Beatriz Maia Sganzerla.

Na lista da PGR, aparecem também a empresa LC Apoio Administrativo Ltda, pertencente a Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, e os nomes de Melina Maria da Graça Sereno e Daniel Melo Soares Pinho de Carvalho.

Cristiano Fernandes e Carlos Brandão durante cerimônia de posse da presidência da ACM.

As investigações estão sob a coordenação da subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, que também comanda a Assessoria Criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Análise preliminar realizada Assessoria de Pesquisa da PGR detectou que no sistema Radar do Ministério Público Federal (MPF), aparecem comunicações de ofício do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf por movimentações financeiras atípicas dos sócios das empresas.

O resultado da consulta fundamentou a determinação da subprocuradora ao pedir o aprofundamento das investigações e solicitação dos relatórios completos para a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA) da PGR sobre o procedimento licitatório e de inteligência financeiro do Coaf.

Com o cruzamento de dados realizado pela SPPEA, a Procuradoria identificou um elo entre os sócios da Internacional Marítima e a cúpula do Governo do Maranhão (relembre aqui).

Segundo as informações sigilosas, o governador possui uma relação de amizade com Cristiano Fernandes, que também preside a Associação Comercial do Maranhão (ACM). O socialista chegou a participar da cerimônia de posse do empresário na ACM ocorrida em 2020 (reveja aqui).

Além dos empresários, a investigação mira o ex-governador Flávio Dino e o atual chefe do Poder Executivo estadual, Carlos Brandão, ambos do PSB.

Sigiloso, o caso está sendo analisado pela Assessoria Criminal do STJ, onde começam a tramitar as ações que envolvem governadores. Se os investigados forem denunciados, podem se tornar réus e responder judicialmente por peculato e fraude no processo licitatório de R$ 1,5 bilhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Luiz Carlos Cantanhede e o filho são investigados por fraude em licitação bilionária do ferryboat”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Martha Hirsch Aulete

    Sem dúvida! Os comunistinhas e seus amiguinhos.
    Estilo petista de ser.
    Vamos incrementar o Maranhão para a frente. Avanço e progresso, total. Vamos cuidar, gente! da mente, para se livrar das breguices e da educação nivelada por baixo. E do baixo nível. Quem nivela por baixo é o PT e seus satélites (PCdoB, PSB). E cuidar para não ser enganado pelo PT e pelo PeTismo, o.k.? Que se fale em alto som: O Partido dos Trabalhadores é Kitsch. O PT é brega. O PT é barango. O Paritdo dos Trabalhadores é cafona. Não há dúvida. Isso é notório.

  2. Gps

    Rapaz independente de tudo isso a única empresa que está salvando à população é a dele pois as outras nem uma fizeram nada!!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários