Poder

Empresa de investigados por fraude no ferryboat fez doação para Flávio Dino e Brandão

Diagrama mostra relação de Flávio Dino e Brandão com empresários que ganharam licitação do ferryboat.

Diagrama mostra relação de Flávio Dino e Brandão com empresários que ganharam licitação do ferryboat.

Documento sigiloso da Procuradoria Geral da República (PGR), ao qual o Blog do Neto Ferreira teve acesso com exclusividade, revela que dinheiro de empresários que ganharam licitação bilionária no governo do Maranhão irrigou parte da campanha eleitoral da chapa do ex-governador Flávio Dino e do atual governador Carlos Brandão, ambos do PSB.

As investigações apontam que a empresa responsável pela doação foi a Inter Locação, dos sócios Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Cristiano Barroso Fernandes, que também são donos da Internacional Marítima, a vencedora da licitação de R$ 1,5 bilhão para concessão do serviço de transporte aquaviário via ferryboat realizada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) durante a gestão do socialista. Procurados, Dino e os empresários não se pronunciaram acerca dos fatos.

A quantia que bancou parte da campanha dos socialistas e o ano eleitoral em que ocorreu não foram revelados pela PGR, mas as informações estão na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral do Maranhão.

Em janeiro de 2022, o ex-governador se tornou alvo da Procuradoria após denúncias do seu envolvimento em suposta fraude no certame bilionário. O atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também entrou na mira da investigação pela sua relação de amizade com os proprietários da Internacional Marítima (reveja aqui).

Apurado como possível crime de peculato, o elo entre os empresários e representantes do Governo do Estado foi detectado após análise da Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPPEA) da PGR que realizou um cruzamento de dados por determinação da subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, que está coordenando as investigações.

O relatório emitido destacou o vínculo de amizade entre Carlos Brandão e Cristiano Barroso Fernandes.

Imagem anexada ao diagrama mostra que Brandão chegou a participar da cerimônia de posse de Fernandes para a presidência da Associação Comercial do Maranhão (ACM) em 2020 e os dois aparecem bem íntimos. A reportagem procurou o governador, mas não se manifestou até o momento.

A SPPEA também detectou uma ligação entre Flávio Dino e o advogado Willer Tomaz em um processo que tramita sob sigilo no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O causídico mantém relação de amizade com o senador do PDT, Weverton Rocha, que também aparece como citado no documento.

Na mesma apuração foi identificado que o pré-candidato a deputado federal, Lobão Filho (MDB), e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, compartilham a sociedade de duas aeronaves.

Sob sigilo, a investigação é conduzida no âmbito da Assessoria Criminal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pode resultar em desencadeamento de operação policial.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

5 comentários em “Empresa de investigados por fraude no ferryboat fez doação para Flávio Dino e Brandão”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Joaozinho

    Essa volta toda presume que Lobão e Dino são faces da mesma moeda? Um pouco a mais, e chegariam até na vovozinha da Michelle, pois do Thomaz vai para o outro Flávio, que vai pro Jair, que vai pra Michelle, e sobe até a vovozinha. E do outro lado, do Lobão sobe pra Dilma que sobe pro Lula. Nossa, Lula e Jair são faces da mesma moeda? Presunção de relações dolosas: Digo com quem tu andas que te direi culpado. Estamos cansados de tomar nas costas, mas seria certo uma investigação seguir uma precária presunção de culpabilidade? É isso, devemos aceitar a precariedade em tudo

  2. Martha Aulete

    Dino? Brandão, que era do PSDB e virou comunistinha?
    Amantes descarados do atraso, ou seja: do PT.
    Puxadinhos e estilão Petista de ser. PCdoB. PSB…
    PT e o Petismo em sua totalidade = velho, rançoso, seco, mofado, bolorento, barango, insípido, ultrapassado, brega, banal, atrasado, Kitsch.

  3. maranhense

    Ainda não tá bem explicada esta coisa. Além da Internacional teve uma empresa do Pará que ganhou a licitação, uma tal de CELTE NAVEGAÇÃO, que não tinha ferrys e que a turma da MOB queria que ficasse com um lote.

    Se mexer na relação CELTE NAVEGAÇÃO (turma do Pará) e dirigentes da MOB, aí que a coisa vai pegar de veiz! PF neles!!!

  4. Luiz Carlos Cantanhede e o filho são investigados por fraude em licitação bilionária do ferryboat - Neto Ferreira – Conteúdo InteligenteNeto Ferreira – Conteúdo Inteligente

    […] Segundo as informações sigilosas, o governador possui uma relação de amizade com Cristiano Fernandes, que também preside a Associação Comercial do Maranhão (ACM). O socialista chegou a participar da cerimônia de posse do empresário na ACM ocorrida em 2020 (reveja aqui). […]

  5. Claudia

    Quem do ministério Publico esta passando informações tao sigilosas

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários