Poder

Hospital Socorrão II é destaque no jornal Hoje após ser abandonado pela gestão Braide

O descaso da saúde pública de São Luís foi destaque nacional no jornal Hoje, da TV Globo, na terça-feira (12).

Pacientes do maior hospital público do Maranhão denunciam a falta de limpeza, problemas na estrutura e a demora para realização de exames. O telejornal teve acesso a imagens feitas por familiares e acompanhantes que mostram o abandono do local.

Um vídeo mostra que o lixo fica ao lado de onde os pacientes ficam internados, no principal hospital público de urgência e emergência do estado. Apesar de ser municipal, o hospital Doutor Clementino Moura, mais conhecido como Socorrão II, em São Luís, tem convênio com municípios do interior e recebe pacientes de todo o estado. Por mês, são quase 6 mil atendimentos

“Tem muito rato, tem muita barata. Muito bicho. Você tem que passar por isso, enquanto uma pessoa está recém-operada com risco de infecção. Isso é desumano. É cruel. É muito grave”, diz Ana Paula Branco, acompanhante de paciente.

Essas e outras denúncias de pacientes foram recebidas pela Defensoria Pública do Maranhão. Ela informou que vai solicitar que a Vigilância Sanitária faça uma inspeção no hospital e avalie qual o risco que as pessoas internadas estão correndo.

“Nós vamos expedir ofícios para a direção da unidade fixando prazos para que as irregularidades apontadas nos vídeos, elas sejam corrigidas”, explica Cosmo Sobral, defensor público.

O Jornal Hoje questionou a secretaria de Saúde de São Luís sobre a falta de limpeza no hospital. Em uma nota, afirmou, apenas, que duas empresas fazem a coleta de resíduos periodicamente na unidade. A secretaria não falou das denúncias dos pacientes, que relatam a presença de ratos e de insetos.

Assista a reportagem aqui


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Hospital Socorrão II é destaque no jornal Hoje após ser abandonado pela gestão Braide”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Augusto

    A TV MIRANTE OPERANDO EM FAVOR DE BRANDÃO….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários