Poder

Empresa Droga Rocha foi alvo de operação PF por integrar esquema em Santa Inês

Localizada em Teresina (PI), a distribuidora Droga Rocha foi um dos alvos da operação Free Rider por envolvimento em esquema milionário de desvio de verbas da saúde de Santa Inês.

Equipes da Polícia Federal estiveram na sede da empresa e na residência do sócio-administrador da empresa, Antônio Francisco Rocha de Abreu, cumprindo mandados de buscas e apreensão nesta quarta-feira (27).

O empresário é apontado como sendo um dos chefes da organização criminosa, responsável por facilitar o esquema de “montagem” dos processos licitatórios na Prefeitura maranhense e realizar diversas movimentações bancárias, com saques semanais em grandes quantias, com a participação do seu sobrinho e um funcionário.

As investigações revelaram ainda que a Droga Rocha pagou propina aos gestores públicos de Santa Inês. Os pagamentos foram identificados a partir da quebra do sigilo bancário, onde foram constatadas transferências entre contas da empresa e de pessoas físicas e jurídicas ligadas à administração do município, o que caracteriza o pagamento de “propina”, quando parte dos valores contratados pela empresa retornam para os gestores públicos responsáveis pela contratação.

A Polícia Federal afirmou que o esquema era montado em três núcleos: o primeiro com atuação na Prefeitura, liderado pelo prefeito Felipe dos Pneus, o segundo com atuação na Secretaria de Saúde, encabeçado pela titular da pasta e terceiro sendo o empresarial, comandado por Antônio Rocha.

Segundo os investigadores, o Executivo realizava adesões fraudulentas a Ata de Registro de Preços de outros municípios sem que houvesse o requisito de “vantagem” para a administração pública, posto que, em um dos casos investigados, havia o sobrepreço de 215%.

Os contratos investigados tem como detentora a Droga Rocha e somam mais de R$ 8,5 milhões. Ela deveria fornecer diversos medicamentos e insumos hospitalares para o município de Santa Inês.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Empresa Droga Rocha foi alvo de operação PF por integrar esquema em Santa Inês”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Brasil, a casa da mãe Joana

    Cava que tem mais ouro….

  2. TCE suspende pagamentos da Prefeitura de Raposa para Droga Rocha, alvo da PF - Neto Ferreira – Conteúdo InteligenteNeto Ferreira – Conteúdo Inteligente

    […] No final de abril, a empresa piauiense foi alvo da operação Free Rider, deflagrada pela Polícia Federal, acusada de envolvimento em esquema montado na Prefeitura de Santa Inês com a finalidade de desviar verbas federais da Saúde (reveja aqui). […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários