Poder

Carlos Brandão comete nepotismo ao empregar parente no governo do MA

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).

Em uma clara afronta à Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), nomeou o próprio sobrinho, Daniel Brandão, para ser o secretário-chefe da Assessoria Especial da sua gestão.

O anúncio da indicação foi feito na segunda-feira (04) pelo socialista em sua conta oficial no Twitter.

A nomeação do familiar do governador pode caracterizar um flagrante grave de nepotismo na Administração Pública estadual, pois está infringindo a Súmula Vinculante 13 do STF, cujo teor veda a contratação de parentes até o terceiro grau para cargos de direção, chefia ou assessoramento.

“A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”.

Sobrinho do governador Carlos Brandão e novo chefe da Assessorial Especial, Daniel Brandão.

Daniel Brandão é advogado e filho do ex-prefeito de Colinas, Zé Henrique, que é irmão de Carlos Brandão, ou seja o novo chefe da Assessoria Especial é sobrinho do gestor estadual.

O assessor especial do governo também é sócio da Gás do Sertão, empresa que é da família do governador. O quadro societário é integrado por Marcus Barbosa Brandão, irmão do socialista; Daniel Itapary Brandão Castro, Nathália Itapary Brandão Castro e Jesus Boabaid de Oliveira Itapery Neto, todos sobrinhos do chefe do Palácio dos Leões.

A reportagem procurou o gestor estadual para obter esclarecimentos sobre o caso, mas teve retorno até fechamento do texto. O espaço segue aberto.

O Ministério Público também foi procurado, mas até o momento não respondeu.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “Carlos Brandão comete nepotismo ao empregar parente no governo do MA”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. cacador

    Já comecou bem praticando NEPOTISMO.

  2. Observador

    Palhaçada, enquanto isso o povo que depende da travessia da Ponta da Espera/Cujupe, sofre com a situação caótica que se encontram os Ferryboat. Máfia desgraçada de licitação e concessão para empresas corruptas que não prestam serviço. Tudo bando de safado. Tá na hora de mudar Maranhão
    Lahesio Bonfim pra Governador do estado

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários