Poder

O impacto da internet no dia a dia

A Internet revolucionou muitas áreas e uma das principais foi a das comunicações, de forma que atualmente ela se tornou uma ferramenta indispensável para a comunicação global em nosso cotidiano.

Hoje em dia usamos a internet para quase tudo, desde compartilhar um momento com um amigo enviando uma foto por aplicativo até pedir uma pizza ou comprar uma nova televisão.

Antes, se quiséssemos ler um jornal, tínhamos que comprar uma edição de jornal local quando a banca abria com as notícias do dia anterior. Hoje, com um único clique, podemos ler não só o nosso jornal local, mas também o jornal de qualquer parte do mundo com uma atualização permanente e constante de conteúdos que vão de notícias internacionais até novidades do mundo nerd.

Vivemos em uma sociedade veloz em que as redes globais de informação são infraestruturas essenciais e afetam de forma significativa as relações humanas, de forma que abaixo falaremos um pouco mais sobre os impactos da internet em diversas áreas.

Internet e a educação

É evidente que a Internet teve um impacto notável em todos os níveis de ensino, proporcionando uma aprendizagem sem fronteiras e sem limites com diversas opções disponíveis.

No futuro, é muito provável que a educação salte ainda mais para a rede. Na Internet, as pessoas podem colaborar para criar e compartilhar conhecimento e desenvolver novas formas de ensinar e aprender que prendem a atenção dos alunos e estimulam sua imaginação a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.

Internet, privacidade e contrainformação

Seguindo o fio da educação, a privacidade na rede é um fator muito importante a ser considerado. É uma parte fundamental de nossas vidas e a maioria dos usuários da Internet está se tornando mais consciente disso a cada dia.

A privacidade vem ganhando importância à medida que a conscientização sobre as implicações da participação em redes sociais se espalha. No entanto, seu uso se difundiu muitas vezes antes do conhecimento de seu uso adequado e, em muitas ocasiões, o aprendizado se deu pelo método de tentativa-erro, erros, acidentes e falhas.

Um dos exemplos do uso infeliz das redes sociais têm sido notícias diárias nos últimos tempos, como é o caso das Fake News, que tem sido combatidas com afinco por checadores de fatos e agentes de diversos setores.

Internet e a inovação digital

Com o avanço da tecnologia, a internet também permitiu o evoluir de tecnologias que dependem das ligações em rede e de sua interatividade e um dos grandes destaques é a chamada Internet das Coisas (IoT).

A IoT é o conjunto de tecnologias que permitem que “coisas” cotidianas sejam conectadas à Internet e enviem e recebam dados e de veículos autônomos a cidades inteligentes, passando pela chamada Indústria 4.0, muitas das inovações e novos serviços e produtos que estão surgindo no mercado fazem uso da IoT.

Por outro lado, para melhorar suas aplicações, a IoT trabalha com outras tecnologias de ponta, como o Big Data, já utilizado em diferentes empresas com sucesso, por exemplo, para otimizar projetos ou pesquisar mudanças climáticas por meio do monitoramento de diferentes dados-chave.

Outro exemplo é a Inteligência Artificial, implementada primeiramente em jogos como damas, xadrez e Jeopardy, e hoje desenvolvida também para lidar com situações com informações incompletas, como poker, cibersegurança ou tratamentos médicos.

Internet e a cultura

Como no campo da educação, é fato que o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, bem como o alcance da globalização, estão mudando nossa própria natureza e o significado de identidade cultural.

Vivemos em um mundo complexo, onde a comunicação e os fluxos culturais atravessam cada vez mais fronteiras. Conceitos como espaço, tempo e distância perdem seu significado tradicional. É assim que nasce a globalização cultural e se desenvolve uma difusão global de ações e iniciativas neste campo.

Mais uma vez encontramos enormes oportunidades para a cultura graças às ferramentas digitais. Multiplicam-se as possibilidades de divulgação de uma proposta, obra de arte ou conhecimento.

Internet e os relacionamentos afetivos

A Internet também mudou como nos relacionamos emocionalmente. Nesse sentido, agora estamos todos em comunicação uns com os outros de forma mais acessível, imediata e simples, aproximando nossas relações pessoais e sentimentais da tela do computador, celular ou tablet.

Por exemplo, hoje um relacionamento à distância consegue sobreviver muito mais facilmente graças às ferramentas de comunicação fornecidas pela rede.

Internet e a economia

A Internet é um dos fatores-chave na revitalização da economia hoje e hoje em dia ninguém pode se dar ao luxo de ficar para trás.

Além disso, em um ambiente macroeconômico difícil, a Internet pode atuar como um motor de crescimento econômico que pode ser acompanhado por melhorias na produtividade e competitividade. Na realidade, por todo ângulo que se observe a Internet oferece oportunidades e vantagens para fortalecer a economia e a grande questão é como aproveitá-las ao máximo.

Com efeito, hoje, em qualquer canto do mundo, pode ser criada uma ferramenta que mudará novamente a Internet, que mais uma vez modificará nosso cotidiano, que gerará mais oportunidades, que desenvolverá novas vantagens para o indivíduo, que buscará maior e bem-estar coletivo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários