Poder

Roseana Sarney e o MDB têm apoio disputado por pré-candidatos ao governo do MA

A ex-governadora e presidente estadual do MDB, Roseana Sarney, reuniu aliados nesta quarta-feira, 15, em confraternização do partido. Na avaliação da emedebista, o ano foi de desafios e que os debates sobre as eleições de 2022 estão concentrados na classe política e diálogo com o povo está sendo colocado de lado.

O alerta que Roseana faz se deve as constantes movimentações dos pré-candidatos ao Palácio dos Leões em busca de apoios políticos. Ela mesma, segundo afirmou durante o encontro, já foi procurada por todos os précandidatos colocados até então na disputa.

E a busca pelo MDB não é por acaso. O partido tem uma das principais lideranças políticas do estado que é a ex-governadora Roseana. Com quatro mandatos de governadora e mais senadora e deputada federal, a emedebista aparece sempre liderando as pesquisas de intenção de votos para o governo do Maranhão. Seus percentuais variam de 30% a 35%.

O apoio dela e de seu MDB podem ser decisivos para quaisquer dos pré-candidatos que já se apresentaram.

No entanto, o caminho do partido parece ser a neutralidade no primeiro turno das eleições majoritárias do próximo ano. Somente em um eventual segundo turno, o MDB deverá definir lado.

A preocupação central dos emedebistas, neste momento, parece ser a formação de chapas para as disputas proporcionais. Sem maioria problemas – ao que tudo indica – para a composição para a eleição de deputado federal. Isto porque Roseana Sarney deve mesmo disputar a Câmara dos Deputados (ela ainda colocou no encontro do MDB este fato como uma possibilidade dependendo somente de decisão de seu grupo político) e há a perspectiva de uma votação expressiva.

Já para deputado estadual, o MDB pode enfrentar problemas. Podem deixar a sigla os deputados Arnaldo Melo e Socorro Waquim ficando somente Roberto Costa para a reeleição. Com isto, o partido precisará de nomes fortes para disputar as vagas na Assembleia Legislativa. Ou seja, uma chapa com até 43 nomes capazes de aglutinar votos que garantam alcançar o coeficiente eleitoral e assim forma uma bancada na Casa.

De qualquer forma, Roseana Sarney no comando do MDB garante que lideranças de todas as regiões do Maranhão estão chegando para somar com o MDB para a disputa de 2022.

Do Imirante.com


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários