Poder

Flávio Dino diz que decisão sobre Carnaval 2022 será tomada em janeiro

Novas medidas tributárias foram anunciadas pelo governador Flávio Dino (PSB) nesta sexta-feira (3), no Palácio dos Leões, em São Luís. Entre as questões tratadas estão o parcelamento do ICMS, a remissão de dívidas tributárias e não tributárias referentes a veículos, e a anistia de débitos não tributários inscritos em dívida ativa. Além disso, o governador também falou sobre o parcelamento e ampliação dos descontos para cota única do IPVA 2022.

Sobre o parcelamento do ICMS, Flávio Dino disse que encaminhou uma Medida Provisória à Assembleia Legislativa reduzindo, para empresas do Maranhão, em até 90% os juros, multas e acréscimos legais referentes a débitos de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para fatos gerados até 30 de abril deste ano.

O restante das dívidas após essa abatimento poderá ser parcelado em até 60 meses. As empresas têm até o dia 30 de dezembro para aderir ao plano.

Sobre débitos não-tributados, o governo também promoverá a anistia dos chamados débitos não-tributários. Haverá redução entre 50% e 90% da dívida se a multa não houver sido multa punitiva. Em caso de multa punitiva – aquelas emitidas por órgão ambientais, ou pelo Procon-MA, por exemplo – a redução será de 50% a 80%. Nos dois casos, o prazo de adesão é 30 de dezembro de 2021, e parcelamento do débito em até 60 vezes.

Sobre o IPVA, o governador anunciou a extinção de todas as multas e taxas para proprietários de motocicletas de até 150 cilindradas com débitos de até R$ 10 mil. O objetivo é facilitar o pagamento dos tributos, dadas as dificuldades econômicas consequentes da pandemia de Covid-19

Nesse caso, as isenções valem para fatos gerados até o dia 31 de dezembro do ano passado. Para proprietários de todos os demais veículos, o governo considerará quitadas as dívidas de até R$ 5 mil mediante o pagamento de 20% do valor à vista até o dia 30 de dezembro deste ano, exceto para motoristas punidos por dirigir embriagados.

Dino também anunciou aumento do desconto do IPVA 2022 para quem fizer pagamento em cota única: de 10% para 20%. O parcelamento, se desconto, poderá ser feito em três cotas.

Decisão sobre carnaval só em janeiro

Durante a coletiva realizada nesta sexta-feira, Flávio Dino reforçou a necessidade do cancelamento das festas de fim de ano no Maranhão e falou sobre a realização do Carnaval 2022. Segundo ele, um posicionamento sobre a festa deve ocorrer apenas em meados do próximo mês.

“Sobre o carnaval, nós só vamos decidir, no que se refere ao Governo do Estado, no mês de janeiro. Não haverá nenhuma decisão sobre Carnaval até, mais ou menos, 15 de janeiro, porque o Carnaval, se houvesse, ou se houver, será no final de fevereiro, comecinho de março”, destacou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Flávio Dino diz que decisão sobre Carnaval 2022 será tomada em janeiro”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. jose carlos silva

    Neto, perdão de dívida, desconto ,remissão e etc, apenas PUNE os ABESTADOS que fazem um grande esforço para pagar os ABSURDOS impostos estaduais.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários