Poder

Empresa de higienização é alvo de denúncia por suposto crime ambiental em rio de São Luís

Vídeos enviados à reportagem do Blog do Neto Ferreira mostram um verdadeiro crime ambiental cometido em um rio que passa pelos bairros do Residenciais Ribeira e Natureza, área localizada no Distrito Industrial de São Luís.

As imagens gravadas por moradores da região flagraram peixes mortos e vários dejetos industriais que foram jogados dentro das águas.

Segundo um dos denunciantes, a empresa responsável por despejar produtos químicos no rio seria a Higienizadora São Luís, que presta serviços para Alumar/Alcoa e trabalha com banheiros químicos.

“Aqui é o rio da Ribeira que nasce próximo doi Distrito Indutrial de São Luís e esse aqui é o resultado do rio que outrora era água cristalina e hpje está desse jeito, tudo por conta e obra da Higienizadora São Luís que está jogando fezes humanas no rio. Você pode observar muitos peixes mortos”, denunciou um morador.

Em outro vídeo, mais uma residente da área do Distrito Industrial pede socorro e alerta sobre uma espuma formada por produtos químicos descartados no rio. “Essas empresas que estão perto desse brejo é que estão fazendo esse crime ambiental. Já tem um monte de peixe morto lá para baixo”.

Até o momento, órgãos responsáveis pela área ambiental não se pronunciaram sobre o caso.

A empresa Higienizadora São Luís emitiu nota sobre o assunto. Leia abaixo:

“No dia 07/11/2021 foram desarrazoadamente divulgados vídeos em grupos de Whatsapp acusando a Higienizadora São Luís de lançar efluentes sem tratamento no Rio Ribeira, localizado no Distrito Industrial de São Luís. Com mais de 20 anos de existência, a empresa Higienizadora São Luís é composta por profissionais técnicos e sempre prestou serviços de excelência no que tange saneamento e atividade ligada a aluguel de banheiros químicos e carro fossa.

Destarte, trata-se de uma denúncia infundada, não havendo qualquer indícios ou qualquer outro tipo de registro capaz de comprovar que a empresa Higienizadora São Luís tenha descartado no meio ambiente efluentes sem tratamento.

Com o fim de esclarecer e informar, a empresa Higienizadora São Luís convidou a população local para visitar sua estação de tratamento.

No dia 08/11/2021, os diretores e assessor jurídico receberam a representante da comunidade e realizou um tour pela estação de tratamento, esclarecendo que a empresa, com licenciamento ambiental nº 1148215/2021 com validade até 22/08/2025, respeita a legislação ambiental, tratando os efluentes de sua responsabilidade, cumprindo sua função socioambiental.

Por fim, a Higienizadora São Luís reafirma seu compromisso em zelar por uma prestação de serviço responsável e respeitando o meio ambiente, ficando à disposição das autoridades e da comunidade para mais esclarecimentos.”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários