Poder

Irmão de Brandão fez campanha para prefeita que contratou empresa da família

Dono de contratos vultosos na Prefeitura de Colinas, o empresário Marcus Barbosa Brandão, irmão do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), fez campanha eleitoral abertamente para a então candidata à reeleição, Valmira Miranda, durante o pleito municipal de 2020.

Vídeo que circula na internet mostra que o familiar de Brandão subiu ao palanque de um ato político para pedir votos para a gestora colinense.

“Algumas pessoas dizem assim: rapaz, o Marcus parece que hipnotiza as pessoas, ele tem, ele faz isso. Eu não, eu vou contar para vocês o que eu faço. Eu ainda não perdi um laço, Valmira, nessa campanha. Porque tá fácil. Sabe como é que eu faço para conquistar o voto? Quando chega uma pessoa do outro lado, eu apenas começo a perguntar para ele quem você acha que trabalhou mais, Valmira ou o Dr [Antônio Carlos]? É, Valmira trabalhou mais!”

Marcus é sócio-administrador da distribuidora Gás do Sertão, que é a responsável pelo fornecimento de gás e água para os órgãos do Executivo Municipal de Colinas. Entre os anos de 2017 e 2020, a Prefeitura fechou contratos com a empresa que totalizaram R$ 1.403.060 milhão. Em 2021, a Gás do Sertão já abocanhou dez licitações de R$ 641.455,00 mil.

A participação do irmão de Brandão em um comício da prefeita demonstra claramente uma relação pessoal entre fornecedor do Município e a chefe do Poder Executivo.

A lei não proíbe que a Prefeitura contrate amigos da gestora, mas se for constatado que houve favorecimento em licitações, os envolvidos poderão responder pelo artigo 89 da lei de licitação, sobre fraude no processo licitatório, e também por improbidade administrativa.

Esse não o primeiro vínculo íntimo entre a família de Brandão e a prefeita. Recentemente, o Blog publicou uma matéria relatando que dois sócios da Gás do Sertão advogam para Valmira Miranda em processos nas Justiças Federal e Estadual, mesmo tendo contratos públicos por meio da distribuidora (reveja aqui).

Figuram no quadro societário da empresa Marcus Barbosa Brandão e os filhos de ex-prefeito Zé Henrique, e Nathália Itapary Brandão Castro, Daniel Itapary Brandão e Jesus Boabaid de Oliveira Itapary Neto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários