Poder

Cosan compra porto no Maranhão e faz parceria para investir em mineração

A gigante dos combustíveis Cosan anunciou ontem uma nova estratégia de investimentos, por meio da qual poderá entrar em novos negócios. Esse movimento já inclui, segundo a empresa, a apresentação de proposta para a aquisição de 100% do TUP São Luís, terminal portuário de uso privado localizado na capital do Maranhão, por R$ 720 milhões, além da formação de uma parceria no setor de mineração.

A oferta pelo porto foi enviada pela Atlântico – controlada da Cosan – à São Luís Port Company, da chinesa CCCC, e aos acionistas minoritários que somam participação de 49% no terminal, disse a companhia. O fechamento da operação está sujeito a condições, como aprovações regulatórias e concorrenciais, bem como a aprovações societárias da CCCC.

Além disso, a iniciativa envolve a assinatura de um memorando de entendimento, também por meio da Atlântico, para entrada na área de mineração por meio de uma joint venture com o Grupo Paulo Brito, controlador da Aura Minerals, que irá explorar minério de ferro para escoamento pelo porto.

O memorando prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia – ou seja, 50% das ações ordinárias da empresa. O primeiro projeto mineral a ser explorado pela joint venture está localizado próximo a Parauapebas (PA), na região de Carajás, conectado ao porto pela estrada férrea de Carajás, e tem início de exploração previsto para 2025.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Cosan compra porto no Maranhão e faz parceria para investir em mineração”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. João

    Flavio Dino está vendendo as riquezas do Maranhão antes de saí do poder.
    Governador dos impostos maior do Brasil, Saúde no Maranhão a População é morrendo dentro das Ambulâncias.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários