Poder

TCE suspende contratos da Prefeitura de Barreirinhas com empresas tributárias

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu contratos milionários firmados entre a Prefeitura de Barreirinhas e as empresas Instituto Azimuth de Tecnologia e Inteligência Fiscal Ltda e Empresa Brasileira de Gestão de Ativos.

A decisão acolheu a Representação da Unidade Técnica de Controle Externo – UTCEX 1 TCE-MA, que alegou que as duas empresas são responsáveis por toda atividade fazendária do Município de Barreirinhas, o que é ilegal.

“Afora que a situação fática do município ao ferir a constitucionalidade que reveste a regulamentação desta matéria tributária, causa grave lesividade pro futuro, observadas claramente as regras expressas do Código Tributário Nacional (CTN) quanto à competência, uma vez que as empresas contratadas pelo município, conforme exarados tanto no Relatório n.º 15861/2018, quanto no parecer ministerial n.º 628/2018/GPROC1, ao tempo, encamparam toda a atividade fazendária do Município; o que gera, por conseguinte, a anulação dos lançamentos tributários feitos, tamanha a gravidade em flagrante ilegalidade praticada pelo município de Barreirinhas”, frisou o TCE.

O Tribunal pontuou que a Prefeitura possui dois servidores no cargo de Fiscal de Tributos Municipal, Roberto Wagner Santos de Lima e Lidiane Pires Diniz, mas que não atuam nos cargos, pois as empresas desempenham toda a atividade fazendária do Município.

“É a empresa quem atende os contribuintes, quem fiscaliza e autua os contribuintes, quem instaura e gere os processos tributários, gerencia a dívida ativa e emite certidões e alvarás. Há elementos para afirmar que as empresas desempenham toda a atividade de ligada à fazenda municipal no que tange à constituição, fiscalização e arrecadação dos tributos de competência do ente”, ressaltou a Corte de Contas.

Ao acolher a Representação, o conselheiro Joaquim Washington Luiz de Oliveira determinou que o prefeito de Barreirinhas Amílcar Gonçalves Rocha suspenda os atos administrativos que tenham por beneficiárias as empresas, inclusive pagamentos, por reputarem-se inconstitucionais as contratações; proceda à inclusão da execução orçamentária do município neste ano de 2021 no Portal de Transparência, no que se refere às receitas e despesas, nos termos do artigo 8º da Lei 12.527/2011; seja providenciado o afastamento imediato dos funcionários das empresas das funções de fiscalização, lançamento, cobrança e arrecadação tributárias, bem como do controle da dívida ativa e de emissão de certidões de natureza tributária, devendo tais atividades serem executadas pelas autoridades municipais designadas no artigo 480 do Código Tributário Municipal.

A decisão obrigada ainda que a Procuradoria do Município assuma sua competência (cobrança de créditos tributários), conforme disposto na Lei nº 655/2012 que estabelece a estrutura organizacional de Barreirinhas, de acordo com o artigo 12 c/c o artigo 141, da Constituição Estadual.

O prefeito tem 15 dias para se manifestar nos autos.

Os contratos do Instituto Azimuth de Tecnologia e Inteligência Fiscal Ltda e da Empresa Brasileira de Gestão de Ativos totalizam R$ 5,1 milhões.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “TCE suspende contratos da Prefeitura de Barreirinhas com empresas tributárias”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Tai Dutra

    DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
    BARREIRINHAS – MA
    http://www.barreirinhas.ma.gov.br
    TERÇA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 2021 – ANO V – EDIÇÃO 1103 – PÁGINAS 08

    PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS/MA
    EXTRATO DE CONTRATO

    EXTRATO DE CONTRATO Nº 100/2021. REF. Tomada de Preços Nº 004.2021. PARTES: A PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS – MA, inscrita no CNPJ: 06.217.954/0001-37, e a Empresa FRANCICO C MOURA – ME, inscrita no CNPJ Nº 04.650.481/0001-31. OBJETO: Contratação de empresa para Presta-ção de Serviços de recuperação de créditos e incremento de receita, assessoria e consultoria tributária, incluindo cadastramento e recadastramento imobiliário para a Prefeitura Municipal de Barreirinhas – MA, no valor total de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). PRAZO: 12 (doze) meses; DOT/ORÇ. Código da Ficha : 77 – Órgão : 02 PODER EXECUTIVO Unidade : 03 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINIS-TRAÇÃO – Dotação: 04.122.0001.2012.00003.3.90.35.00 – Serviços De Consultoria. ASSINATURAS: p/ Contratante: Iolanda Santos David. Secretária Municipal de Administração. Contratado: Francisco Calvet Moura. Prefeitura de Barreirinhas (MA), 25 de março de 2021. Publique – se.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários