Poder

Ex-prefeito de Alcântara nega irregularidades na aplicação de verbas da Educação

O ex-prefeito de Alcântara, Anderson Wilker, se manifestou acerca da matéria intitulada “Ex-prefeito de Alcântara é alvo de investigação federal por irregularidades na Educação” negando qualquer tipo de irregularidade na aplicação dos recursos federais.

Wilker afirma que desde o ano de 1997 a Prefeitura oferece matrículas do Maternal para crianças de 03 anos de idade, em instituição de ensino na etapa da pré-escola, inicialmente ofertadas apenas na zona urbana, sendo ampliada para a zona rural a partir de 2012, conforme informadas no Censo Escolar.

Ressaltou ainda que no período de 2017 a 2020 as informações registradas no Censo Escolar são fidedignas e todas as crianças de 3 anos (Creche), matriculadas em turmas do Maternal, estão vinculadas às escolas da rede municipal de ensino. Leia abaixo:

“O ex-Prefeito do Município de Alcântara, ANDERSON WILKER, vem público esclarecer, acerca da matéria tendenciosa publicada nesse Blog, nas últimas horas de quinta-feira, dia 20/05/2020, afirmando que aquele “é alvo de investigação federal por irregularidades na Educação”, que o município de Alcântara não dispõe de creche como instituição em um espaço físico exclusivo para esse fim, no entanto, desde o ano de 1997 oferece matrículas do Maternal para crianças de 03 (três) anos de idade, em instituição de ensino na etapa da pré-escola, inicialmente ofertadas apenas na zona urbana, sendo ampliada para a zona rural a partir de 2012, conforme informadas no Censo Escolar.

No caso, o município passou a receber recursos do PNAE – Alimentação Escolar – Creche em 2013, considerando os dados do ano anterior, conforme preconiza a legislação. Para que fique claro, a Educação Infantil se divide em duas etapas: creche e pré-escola. Na creche, são crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Na pré-escola, de 4 e 5 anos. No que se refere à rede municipal de ensino, o município sempre atendeu os alunos de creche (3 anos/maternal), nas mesmas instalações físicas em que atende os alunos da pré-escola (4 e 5 anos), conforme constam no Censo Escolar.

Ressalte-se que no período de 2017 a 2020 as informações registradas no Censo Escolar são fidedignas e todas as crianças de 3 anos (Creche), matriculadas em turmas do Maternal, estão vinculadas às escolas da rede municipal de ensino e não a uma instituição que não existe. Quanto à destinação dos recursos da Alimentação Escolar foram aplicados corretamente para o atendimento dos alunos, conforme a etapa de ensino. Para comprovação dos fatos aqui narrados, esse Blog poderá solicitar junto à SEMED de Alcântara, documentos referentes ao período citado.”


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários