Poder

Após série de assassinatos, comissão investiga policiais que trabalham à paisana no MA

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) está investigando uma série de assassinatos cometidos por policiais militares que atuam no Maranhão à paisana, ou seja, sem fardamento. Eles também são conhecidos como os ‘velados’.

Os policiais ‘velados’ circulam em veículos descaracterizados e não usam uniforme, o que torna difícil identificar que são policiais. Além disso, fazem investigações paralelas às oficiais.

Nos últimos anos, vários casos vieram à tona destacando abusos de autoridade durante ‘operações’ ocorridas logo após o assassinato de policiais militares. Em alguns deles, os policiais à paisana chegaram a matar pessoas consideradas inocentes.

Na última segunda-feira (1º), policiais militares do serviço velado abordaram o comerciante Marcos Santos, enquanto apuravam uma denúncia de roubo de gado em Bacabal, no interior do Maranhão.

Imagens de câmeras de segurança (veja abaixo) mostram o comerciante sendo obrigado a entrar em um carro. No dia seguinte, ele foi encontrado morto com tiros e sinais de tortura. Cinco policiais, que apareceram nas imagens, foram presos suspeitos do crime.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

6 comentários em “Após série de assassinatos, comissão investiga policiais que trabalham à paisana no MA”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Anaildo

    Será se essa história mentirosa de que reagiu e por isso foi alvejado, vai acabar?

  2. Zeca

    Esses caras do velado é tudo bandido. Eles são acostumados extorquir traficantes para não prende-los, pegar ladrão tomar o dinheiro e mandar embora, isso quando eles não matam eles. O pior disso tudo é que a Secretaria de Segurança e o Comando da Policia Militar sabem disso tudo e ficam tudo calado. Esse paspalho desse secretario incompetente todo.

  3. José alves

    O ministério público tem culpa, haja vista que aceita as investigações realizadas pelo velado nas ações penais.
    Cadê o controle externo do MP????

  4. Rodolfo Aguiar

    Foi por essas e outras que o DPC Presidente da Adepol, solicita o fim do serviço velado, Militar é Militar e Policia Civil é Civil.

  5. João

    Essas polícias são verdadeiras milícias.

    Basta ir nas principais empresas de São Luís e ver que os seguranças são tudo policiais a paisana, fazendo segurança privada.

  6. Anaildo

    As melicias tomaram de conta do Maranhão então?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários