Poder

Pesquisa eleitoral aponta favoritismo da oposição em Tuntum

Ainda faltam aproximadamente três anos para as eleições do executivo municipal, mas já há uma movimentação considerável em torno dos prováveis candidatos que deverão participar das disputas.

Em Tuntum, mesmo com o poder de fogo do presidente da FAMEM, Cleomar Tema, as pesquisas apontam o favoritismo do principal nome oposicionista da cidade, o empresário Fernando Pessoa.

A situação se agrava mais ainda quando, no levantamento feito pelo Instituto Cocais de Pesquisas, o candidato do prefeito Tema, Maurício Seabra, aparece em quinto lugar. Maurício é sobrinho do prefeito tuntunense e tem a preferência dos poderosos que compõem as famílias Seabra e Cunha.

Levantamento

Quando a pergunta aponta os candidatos, Fernando Pessoa lidera os números, com 23,57% da preferência dos entrevistados. Em seguida o médico dr. Pablo aparece com 19,19%, seguido do vice prefeito da cidade, Ciro Ricardo, que tem 16,5%. Ainda no levantamento, Dida do Tio Luís obteve 11,11%. O secretário Maurício Seabra surge em quinto lugar, com apenas 8,42%.

Quando a pergunta busca a rejeição dos candidatos, Maurício Seabra aparece com 15.72%, empatado tecnicamente com o empresário Fernando Pessoa, que tem 15,05%. Ciro Ricardo lidera a rejeição com 18,39%. 12,71% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Dida do Tio Luís e 7,36% disseram que não votariam no médico dr. Pablo.

Foram entrevistadas 299 pessoas nos bairros Piçarra, Campo Velho, Maria Helena, Centro, Ana Isabel, Vila e Mil Réis, entre os dias 17 e 18 de novembro de 2017. A zona rural do município não participou do levantamento.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

14 comentários em “Pesquisa eleitoral aponta favoritismo da oposição em Tuntum”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Flavia

    Fernado estar ficando com o Dinheiro todo da Prefeitura de “Barra do Corda” e agora querendo ficar com o Dinheiro da Prefeitura de Tuntum.
    Não dar nada pra ninguém, só papo e mais nada, só vejo todos os dias é as famílias passando pro lado do Prefeito Tema, depois que falaram que talvez ele seja candidato, não sabe nem se vai ser candidato ainda, eu com minha familia vamos votar na ANA ISABEL, se ela não for ser candidata á Prefeita de Tuntum, vamos pro lado do Tema.
    Obrigado Neto Ferreira, venha em Tuntum conhecer a realidade, abraço.

  2. Tuntum

    CANDIDATA MAIS FORTE HOJE EM TUNTUM É A TALITA SEABRA, VAI TER 2 – APOIOS FORTES, DO SEU PAI, QUE É O ATUAL PREFEITO E DA SUA MÃE ANA ISABEL OPOSIÇÃO DO PREFEITO, VAI GANHAR APOIO DO PREFEITO E DA OPOSIÇÃO, ESSA SIM VAI GANHAR FÁCIL PRA PREFEITA EM TUNTUM-MA E NÃO BOTARAM ELA NA PESQUISA POR CAUSA DO RESULTADO FORTE.

  3. Claudia

    ABUSO DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO !
    Prefeito Eric Costa “Barra do Corda” sofre nova derrota na Justiça Eleitoral e pode perder o Mandato.

  4. Antonio

    2018 GOVERNADORA ROSEANA SARNEY.
    2020 CANDIDATA A PREFEITA DE TUNTUM É ANA IZABEL.
    TODOS JUNTOS.

  5. Gustavo Júnior

    O Maurício é um verdadeiro BOMBOM DE ALHO. Intragável. Até os labigós mais apaixonados não vão com a cara dele. A surpresa foi o Ciro aparecer com 16%. Não acredito nisso, pois tanto no grupo Labigó como no grupo de oposição (ex-cobra) o Ciro é muito rejeitado.

    E o eterno candidato a prefeito Alan Noleto, não pontuou por quê?

  6. Natalia

    Vou explicar aqui melhor pra quem não conhece a politica de Tuntum, hoje o grupo do Pref. Tema é o mais forte com 11- mil votos e a oposição com 8-mil votos, pela contagem de votos da PESQUISA ANÃO, a oposição perde novamente em 2020, a maioria desses nomes são do lado do Tema, só tem 1- nome da oposição, sendo assim vai ser outra vitoria pro grupo do Tema.

    1- Ciro Ricardo – 49- votos
    2- Mauricio Seabra – 25- votos
    3- Dida do Tio Luis – 33 – votos
    4- Dr. Pablo – 57 – votos
    Total = 164 – votos “Grupo do Tema”

    1 -Fernando Pessoa – 70 – votos. “Oposição”

    Grupo do Tema com 164 -votos contra a oposição 70- votos.

    Se o candidato da oposição for esse daí mesmo, e não tiver uma união entre o grupo todo, muitas famílias vai para o lado do Tema.
    O combinado do grupo é pra ser a ANA ISABEL 2020, com o apoio da Governadora Roseana.

  7. Celia

    Fernando não estar sabendo fazer política ainda NÃO, na pesquisa ele não mandou botar os Nomes das Lideranças Políticas da Oposição, são 3 nomes fortes na oposição de Tuntum- MA.
    Ana Isabel, Chico Cunha e Dr. Ricardo Costa.
    Por isso que a pesquisa da Oposição ficou com poucos votos só o nome dele, fica sem forças desse jeito, querendo excluir as lideranças da oposição e querer ficar sozinho, difícil fazer campanha assim, querendo botar no canto os outros, se o grupo não se unir, cada dia só vai diminuir os votos, nos eleitores da Oposição queremos unir e mostra forças contra o Prefeito.

  8. Francisco Teixeira

    Esse Fernando até em pesquisa esse rapaz tem tramoia . A primeira é querem difamar o sec Maurício e a segunda é dizer que ele é o mais forte do grupo de oposição .

  9. Olho

    MINHA FAMÍLIA VAI VOTAR NA ROSEANA PRA GOVERNADORA, E NA ELEIÇÃO DE PREFEITO 2020 ANA IZABEL VAI GANHAR O APOIO DA ROSEANA, SE TIVER OUTRO CANDIDATO NO LUGAR DA IZABEL, NÃO VAMOS VOTAR, VAMOS ABANDONAR O GRUPO E APOIAR O CANDIDATO DO TEMA, SÓ ESTOU VENDO TODOS OS DIAS AS FAMÍLIAS MUDANDO DE LADO E DIMINUINDO OS VOTOS DO GRUPO, ANA IZABEL CHAME TODOS E VAMOS VOTAR NA ROSEANA PRA GOVERNO, QUEM NÃO VOTAR NA ROSEANA NÃO É GRUPO.

  10. Tuntum

    Dr. Chico Cunha, Cleomar Tema e Rafael Seabra, juntos participam do casamento da filha do empresário Kleber em São Luis-MA
    Galvestuntum novembro 26, 2017 TUNTUM-MA Leave a Reply
    Advertisement
    O ex: prefeito de Tuntum, Francisco das Chagas Cunha, (Dr. Chico), participou na noite de ontem 25/11, ao lado do prefeito Cleomar Tema, e do médico Rafael Seabra, do casamento da filha do empresário Kleber Cunha, em São Luis-MA.

    Mais uma Liderança da Oposição de Tuntum passa para o lado do Prefeito Tema depois da “PESQUISA ANÃO” e milhares ainda irão, Oposição não tem UNIÃO, cada dia que passa menos eleitores.

  11. cunha

    Chico Cunha não vota no Fernando NÃO, todos em Tuntum já sabem disso, poucos vão ficar no grupo da Oposição desse jeito, a pessoa que não sabe unir grupo é complicado querer entrar na politica.

  12. Ana

    A pesquisa do ICOP em Tuntum nos dias 17 e 18 sofre de alguns Problemas Técnicos que precisam ser postos numa argumentação séria que se deve fazer, vejamos:

    1.. Quem encomendou a tal pesquisa do ICOP? E com que interesse?

    2.. Por que o ICOP não entrevistou eleitores da Zona Rural de Tuntum onde está posto o maior colégio eleitoral do município?

    3.. Por que o ICOP não relacionou nomes de outros pré-candidatos tanto da Oposição
    (Ana Izabel, Chico Cunha e Dr. Ricardo Costa ) como da Situação (Vereador Alan Noleto, Prof. Antonio dos Reis e Nelson do Nanxi) nas entrevistas?

    As três indagações epigrafadas acima já denotam uma certa Falta de Credibilidade numa Pesquisa Eleitoral que aponta para 2020, ou seja, para um contexto político imprevisível sob todos os aspectos e que, neste momento, não é o centro dos interesse de Tuntum, de sua população, reafirma-se.
    As pesquisas eleitorais fora de tempo não interessam a quem tem o comando político vitorioso nas mãos porque tudo é “PREMATURO” num contexto eleitoral que nem começou a ser desenhado ainda.

    Com essa agonia, pode atrapalhar muito o cenário político da “OPOSIÇÃO” Pessoas que não tem calma, terminam ficando sozinhas, tudo tem o seu tempo certo, na hora certa, pra ter mais forças juntos.

  13. Marcos

    Dr. Pablo nosso futuro Prefeito…O homem e forte….

  14. Pedro

    Fernando tenha mais cabeça e seja mais calmo, deixe pra fazer campanha em 2019, você ganha mais apoios e fica mais forte com ajuda de todos da Oposição, aprenda fazer campanha não seja agoniado, isso pode atrapalhar se você quer ser mesmo candidato, 2019 você chama todos da Oposição pra conversar e ganha apoio de todos, não queira passar na frente dos mais velho, conselho bom pra você crescer na politica, tenha calma e espere até 2019.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários