Poder

Ricardo Murad também nomeava diretores de hospitais

ricardo_murad-1556

Depois de ser apontado como o responsável direto pela contratação de empresas, sem licitação, para a prestação de serviços ao Estado durante o período que comandou a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad foi novamente citado por diversos investigados da Operação Sermão aos Peixes — que investiga desvios milionários na saúde pública do Maranhão durante o último governo Roseana Sarney.

Desta vez, Ricardo Murad foi apontado como o responsável por indicar os diretores e funcionários das unidades hospitalares. Ou seja: além de indicar quais empresas iriam prestar serviço aos hospitais, o ex-secretário Ricardo Murad também escolhia os diretores e funcionários dos hospitais. Dessa forma, ele conseguia comando total da operação.

Segundo a Polícia Federal, ao menos três investigados na Operação Sermão aos Peixes citaram o ex-secretário Ricardo Murad como o responsável pela contratação dos diretores e funcionários das unidades hospitalares. Entre eles estão Péricles Silva Filho e Benedito Silva Carvalho, os dois proprietários do Instituto de Cidadania e Natureza (ICN), que já foram presos durante a operação.

Em seu depoimento à PF, Péricles Silva Filho afirmou que “a secretaria [comandada por Ricardo Murad] indicava os diretores, até hoje, e que havia pessoas do ICN nos hospitais e UPAs apenas para auxiliar administrativamente”. Benetido Silva Caravalho, por sua vez, disse que apesar da SES ter terceirizado a gestão da administração das unidades hospitalares par o ICN, a administração era feita de fato por gestores nomeados pelo governo.

Outro investigado, Péricles Guará Silva, disse que a gestão dos hospitais era realizada pelo ICN, mas que a SES era responsável pela nomeação dos diretores hospitalares. Veja, abaixo, no documento obtido pelo Blog do Neto Ferreira.

operacao16


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários