Poder

Notas da manhã


Evento

festival milho

Com o objetivo de divulgar o cereal como alimento altamente nutritivo e de baixo custo para a dieta nutricional da população, a Prefeitura de São José de Ribamar realiza, nesta quarta-feira (15), a primeira edição do Festival do Milho. O evento acontece a partir das 17h, no Viva Outeiro, localizado na sede do município. Diversos grupos folclóricos irão animar a festa. Agricultores de vários polos da cidade estarão participando da iniciativa promovendo a comercialização “in natura” do cereal e de produtos derivados, tais como bolos, mingau, pudim, pamonha, suco, canjica, dentre outros.

Palestras educativas serão realizadas em escolas municipais com o intuito de destacar o benefício e incentivar o consumo do alimento. Em São José de Ribamar, o milho é produzido em vários polos agrícolas, que fornecem o alimento para boa parte das feiras e mercados da Grande Ilha.

Pavimentação

Asfalto4

“As obras da Avenida 13 já estão bastante adiantadas. Precisávamos resolver o problema desta via, que é de grande importância estratégica e econômica para o nosso município. Essa recuperação vai impactar diretamente na melhoria da vida das pessoas que residem no entorno e também das centenas de carros, ônibus, vans e motos que circulam diariamente por este acesso”, declarou o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro durante vistoria realizada na última quarta-feira (8). A fiscalização foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcone Lopes; a secretária de Infraestrutura, Andréia Feitosa, além de outros secretários municipais, assessores e vereadores.

A operação está inserida em um cronograma de ações de pavimentação desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura, e que engloba vários trechos das vias públicas de bairros e comunidades localizadas no município. Josemar informou ainda que depois de concluída esta etapa, as máquinas devem iniciar os trabalhos na Avenida 14, seguido pelo Sítio Grande na Maioba, além de todo corredor de ônibus de Paço do Lumiar.

Intervenção

intervencao

Foi assinada no fim de semana a ordem serviço para as obras de intervenção no retorno da Forquilha, em São Luís (MA), com objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e mobilidade para os moradores dos quatro municípios da Região Metropolitana – São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

A obra, parceria da Prefeitura de São Luís e governo do Maranhão, está orçada em R$ 8 milhões, e prevê remodelação do retorno, drenagem superficial e profunda, novo revestimento asfáltico, além de um retorno na Avenida Guajajaras e alterações na rotatória da Forquilha e na interseção da Maioba, a chamada ‘Forquilhinha’.

Matrículas

Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta terça-feira (14) para fazer a matrícula nas instituições de ensino. O estudante deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.

O resultado está disponível para consulta na página do programa, na internet. Para acessar o resultado, o estudante precisa do número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e da senha. O Sisu seleciona candidatos às vagas em universidades federais e institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Puderam participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2015 e não tiraram 0 na redação. Nesta edição foram ofertadas 56.422 vagas, em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais.

Negociações

Nesta segunda-feira (13), o Sindicato dos Rodoviários se reúne novamente com representantes do sindicato dos empresários que atuam no setor de fretamento e que realizam o transporte intermunicipal e interestadual, no Tribunal Regional do Trabalho. A audiência que tem o objetivo de promover um entendimento e possibilitar um acordo entre as partes, deve contar ainda com a Agencia de Transporte de Mobilidade Urbana (MOB).

Na quinta-feira (9), na última rodada de negociação, os patrões mantiveram a proposta, oferecendo reajuste salarial de 7% a categoria, formada por cerca de 1.500 motoristas, cobradores e fiscais. O Sindicato dos Rodoviários, mais uma vez não concordou. O presidente da entidade Isaias Castelo Branco, alega que não tem como aprovar esse valor, que é bem abaixo do índice de inflação, no acumulado de 12 meses, que foi acima dos 10%. Outros pontos também seguem em discussão, como o percentual de reajuste do tiquet alimentação, além da redução da jornada de trabalho.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Notas da manhã”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Henrique

    Coincidência ou não, a avenida 13 do Maiobão só está sendo recuperada às vésperas da eleição.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários