Poder

Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros

la afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.

Folha de São Paulo

dilma 11

O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.

Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi “fraudulento” e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.

Nesta quinta­-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.

Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta
(12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.

A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.

Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.

O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-­a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários