Poder

Notas da manhã

Aliança

thumbnail_6595b363d2dda7d927ddba840061f8ae

A prefeita do município de Conceição do Lago Açu, Marly Sousa (PSD) em aliança com o deputado estadual Vinicius Louro (PR) para as próximas eleições municipais. Em visita ao gabinete do parlamentar nesta segunda (18) ao lado do vereador Naldinho (PR), a prefeita foi em busca de recursos para seguir trabalhando pela cidade.

Propaganda

As eleições estão chegando e com isso as propagandas dos trabalhos feitos pelos gestores municipais estão aumentando. Como é o caso do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, que afirma em um post patrocinado no Instagram que irá construir creches em comunidades carentes.

cc194bc4e442fe8c3fc030aedf49b139

Impeachment

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) antecipou da próxima terça-feira (26) para segunda (25) a eleição dos membros da comissão especial que apreciará o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Inicialmente, Renan havia dado prazo até sexta (22) para que os líderes partidários indicassem os membros do colegiado, e a eleição ocorreria na terça seguinte.
Senadores da oposição se opuseram à ideia inicial de Renan e pediram que a comissão fosse composta ainda na segunda. Irritado, Renan Calheiros disse que não poderia obrigar que os líderes indicassem os membros e afirmou que ele próprio faria a escolha, se necessário, após o prazo de 48 horas.

O presidente do Senado chegou a dizer que pode pedir ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que assuma o comando da Casa legislativa antes do previsto em lei, para comandar o rito do impeachment e dirimir questionamentos. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), presidente do PSDB, então sugeriu manter o prazo de 48 horas para indicações, mas propôs antecipar a eleição do colegiado de terça para segunda.

Nota

A Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) comunica a exoneração do então Superintendente de Articulação Regional que atuava no município de São Bento, Luiz Gonzaga Barros, detido nesta terça-feira, 19, pela Polícia Federal, no âmbito da “Operação Vínculos”, que investiga a ocorrência de fraudes na previdência. O afastamento não caracteriza pré-julgamento, mas é medida necessária em face da prisão e investigações em curso.

Ato

thumbnail_477ec878-62be-4adc-bc89-65047b578fcf

O PCdoB e movimentos sociais convidam para o Ato em Defesa da Democracia e da Constituição, que será realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, às 18h, desta quarta-feira (20). Na ocasião, serão homenageados deputados federais que votaram contra a autorização do impeachment da presidenta Dilma Rousseff, além de personalidades nacionais que se destacaram pela postura ética em defesa da Constituição e da Democracia.

Desde o ano passado, o Maranhão tem se destacado na defesa da Constituição Federal e contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, quando, em dezembro, o governador do Estado, Flávio Dino; o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes; e o presidente do PDT, Carlos Lupi, lançaram o movimento “Golpe Nunca Mais”. A iniciativa foi uma alusão a Rede da Legalidade, capitaneada em 1961 por Leonel Brizola, que buscou organizar uma resistência à primeira tentativa de golpe contra João Goulart. Em mais um capítulo em defesa da Democracia e da Constituição, o governador Flávio Dino homenageará os deputados que votaram contra a imposição do impeachment da presidenta Dilma Rousseff no último domingo (17), no Congresso Nacional. Além dos oito deputados maranhenses, serão homenageados outros seis parlamentares do Brasil e personalidades que se destacaram pela postura ética em defesa da de um mandato constitucional que está ameaçado por um golpe.

Prisão

Em uma operação conjunta desencadeada pelas polícias civis do Maranhão e Ceará, e pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Balsas/MA, prenderam no município de Açailândia-MA, o suspeito identificado por Cicero Francisco Cardoso dos Santos, o ‘Cicinho Mototaxi’. Ele seria o principal suspeito de ter assassinado, em 19 de setembro de 2015, no centro da cidade de Crato/CE, o guarda municipal Francisco Alexandre da Silva. A vítima foi morta com quatro tiros.

As investigações sobre o paradeiro do foragido tiveram início a partir de denúncias anônimas que chegaram à Delegacia Regional de Policia Civil de Crato (CE). A partir das denúncias recebidas, os policiais civis do Grupo de Investigações Especiais – (GIESP), da Delegacia Regional de Crato, passaram a atuar em parceria com os investigadores civis do Maranhão, bem como, com policiais do Núcleo de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde iniciaram os trabalhos no sentido de localizar e identificar Cicero Francisco. Após investigações, os policiais conseguiram realizar um monitoramento, que culminou na prisão de Cicero Francisco, nesta segunda-feira (19).

Ato I

thumbnail_Convite Ato PDT pela Democracia

Após a decisão da Câmara dos Deputados em dar prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o PDT do Maranhão fará, nesta quarta-feira, 20, na sede do partido, um ato pela democracia e contra o golpe.

O encontro contará com a presença do presidente do Diretório Estadual do PDT, líder do partido na Câmara e deputado federal, Weverton Rocha, de lideranças da sigla, de movimentos da legenda, entre eles, Juventude Socialista, Ação da Mulher Trabalhista, Movimento Negro, e Movimento Popular de Ação e Cultura.

Êxodo

thumbnail_FOTO_1_Resultado da Operacao Exodo

Abordar pessoas, apreender material suspeito e evitar assaltos nos ônibus. Esse é o objetivo da operação Êxodo, realizada pela Polícia Militar, por meio do Batalhão Tiradentes. O trabalho tem como finalidade prevenir e combater as ocorrências nos coletivos, além de garantir a tranquilidade e segurança dos usuários do transporte. Nesta primeira etapa, a operação esteve em pontos de ônibus de seis bairros da Região Metropolitana de São Luís e realizou 17.437 procedimentos.

Na operação, iniciada no dia 4 de abril, foram contabilizadas 1.564 abordagens a ônibus. “Verificamos uma ascendência nos casos e, a partir daí, mapeamos as áreas mais demandadas e colocamos em prática essa ação direcionada”, explicou o comandante do Batalhão Tiradentes, tenente-coronel Marques Neto.

Silêncio

mt1

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), afirmou nesta terça-feira (19) em São Paulo que vai aguardar “silenciosa” e ”respeitosamente” a decisão do Senado sobre o impeachment da presidente da República Dilma Rousseff (PT). Foi a primeira declaração do vice-presidente após a Câmara dos Deputados aprovar, no domingo (17), o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma para o Senado.

“Eu quero dizer que eu muito silenciosa e respeitosamente vou aguardar a decisão do Senado Federal. O Senado Federal é que dá a última palavra sobre essa matéria, portanto seria inadequado que eu dissesse qualquer coisa antes da solução acertada pelo Senado Federal”, disse.

Operação

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) fará reunião preparatória para implementação da Operação Jaçanã. Essa operação que já está em curso nos municípios da Baixada Ocidental maranhense, será desencadeada em todos os municípios do interior do estado.

A reunião será realizada nesta quarta-feira (20), às 10h, no Comando Geral da PMMA, no Calhau. Estarão presentes o comandante-geral da PM, coronel José Frederico Gomes Pereira, o comandante do CPI (Comando de Policiamento do Interior), coronel Gonçalo, e o comandante do CPAI-5 (Comando de Policiamento de Área do Interior) e Coordenador da Operação, coronel Laercio Ozório Bueno.

Condenação

Foi condenada a 10 anos e 6 meses de reclusão Samanta Martins Yoshihiro, pela morte de uma criança de 03 anos e lesão corporal grave em outras 02 pessoas. O crime ocorreu no dia 7 de setembro de 2010, na Praia da Panaquatira, em São José de Ribamar, quando a acusada conduzia automóvel após ter ingerido bebida alcoólica.

O julgamento que começou no início da manhã dessa segunda-feira (18), no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de São José de Ribamar, só terminou por volta da meia noite, quando o Conselho de Sentença condenou a ré. O regime da pena é fechado, mas Samanta Martins obteve o direito de recorrer da sentença em liberdade. A sentença condenatória determinou ainda, a inscrição do nome da ré no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (SINPI) da Polícia Federal. A decisão decorreu do fato de Samanta Martins já ter morado no Japão e possuir passaporte.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários