Poder

Notas da manhã

Impeachment

A mesa diretora do Senado vai ler nesta terça-feira (19) o resultado da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara e determinar a criação da comissão especial na Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai se reunir com líderes partidários para definir os prazos e o ritmo de trabalho e a proporcionalidade de vagas na comissão para cada bancada.

A sessão será antes da abertura da ordem do dia e, a partir da leitura, os líderes partidários poderão indicar representantes para a comissão especial do impeachment do Senado, que terá 21 membros titulares e 21 suplentes. Renan e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, anunciaram na segunda-feira (18) que vão compor conjuntamente um roteiro para determinar os próximos passos do processo do impeachment.

Captura

De 12 a 13, a equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) inspecionou a Ilha de Curupu, na Raposa, e capturou seis morcegos hematófagos. A operação de captura ocorreu em atendimento à notificação de que morcegos hematófagos, que são os principais transmissores de raiva em herbívoros, estavam atacando animais da região.

As ações de captura de morcegos acontecem como parte do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), que padroniza as medidas de controle e promove a capacitação permanente dos profissionais que as executam. Conforme explica a fiscal estadual agropecuária, Sonivalde Santana, a raiva é uma zoonose, por isso, tem importância para a saúde pública e para a economia. “O Maranhão tem uma diversidade de vegetação, um litoral muito grande e um rebanho também muito grande. Então, existe uma oferta de alimentação muito grande para os morcegos. Aqui, nós já tivemos casos de raiva em seres humanos, causada por morcegos, há 10 anos. Todo o trabalho que a gente faz é voltado para essa prevenção”, esclareceu.

Sim

O ex-humorista Tiririca (PR-SP), que não havia revelado seu voto, votou a favor do impeachment. “Senhor presidente, pelo meu país, voto sim”, afirmou o parlamentar, que falou no microfone do plenário da Câmara pela primeira vez desde que foi eleito, em 2010.

Confusão

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) disse que realmente cuspiu em direção a seu colega Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e afirmou que faria de novo. “Eu cuspiria na cara dele quantas vezes eu quisesse”, declarou. O deputado disse que não teme ser processado. Wyllys disse ter sido insultado por Bolsonaro.

Reclamação

O Procon-MA notificou o Hospital São Domingos, localizado no bairro do Bequimão, em São Luís, por atraso no atendimento médicos.

208a603b-893f-4776-a22c-86f9bbfdcbcb

Operação
Foto 1 - Divulgacao

A Operação Lei Seca, realizada no último fim de semana, flagrou 111 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool na capital maranhense. Desse total, 15 fizeram o teste do bafômetro e 96 se recusaram, o que implica em infração por alcoolemia. A operação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) em parceria com a Polícia Militar, por meio da Companhia Rodoviária Militar Independente (CPRV Ind).

A diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, que acompanhou a operação, afirmou que os resultados são importantes e que apontam para a manutenção das ações. “Em razão do número elevado de autuações por alcoolemia, vamos intensificar as fiscalizações em São Luís. Temos que trabalhar para garantir a paz no trânsito e a operação Lei Seca tem contribuído bastante para a redução de acidentes”, declarou. A operação Lei Seca foi iniciada na sexta-feira (15), na área do Parquinho da Avenida Litorânea, e continuou no sábado (16), na Avenida dos Holandeses, e no domingo (17) uma blitz foi montada na Avenida Carlos Cunha. Nos três dias, foram lavrados 181 autos de infração.

Vistoria

O governador Flávio Dino deu continuidade a agenda de vistoria de obras que estão sendo realizadas na Região Metropolitana de São Luís pelo Governo do Estado. No roteiro da inspeção desta segunda-feira (18), houve visita ao prédio do Viva (antigo Casino Maranhense); ao novo Hospital do Servidor, ao lado do Hospital Carlos Macieira; e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Vinhais.

Em um espaço de uma semana, esta foi a terceira visita do governador a obras na Região Metropolitana de São Luís. Para Flávio Dino, essas inspeções são importantes para verificar o andamento e cronograma das obras, bem como os benefícios sociais que os maranhenses terão acesso, que hoje englobam ações em todas as áreas como saneamento, meio ambiente, educação e saúde.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários