Poder

Notas da manhã

Sujeira

O acúmulo de lixo e a falta de limpeza pública nas ruas de Itapecuru-Mirim tem atraído muitos animais para os locais. Como é o caso da Rua Basílio Simão, porcos estão revirando todos dejetos que não foram recolhidos pela Prefeitura e causando, assim, uma sujeira sem tamanho.

7e846c6c92bc8bccaded52384979304c

Passeata

thumbnail_a9650e70e9f0cb567336042d2b17d6a2

Na tarde desta terça-feira (12), por volta das 17h, será realizada uma passeata pela paz e segurança no trânsito ludovicense, próximo ao Retorno da Forquilha. O ato tem o intuito pedir mais fiscalização e monitoramento na área da Forquilha (MA 201). Um dos fatos que motivou a ação foi o acidente fatal ao qual foi vítima o Professor João José Loiola Mendonça.

Buraco

A Prefeitura de Vargem Grande iniciou os trabalhos de recuperação das vias do município. O problema é que a operação tapa buraco está sendo realizada com materiais de péssima qualidade. A foto abaixo revela o absurdo:

thumbnail_FullSizeRender

Sessões

As sessões ordinárias do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão do mês de abril serão realizadas nos dias 12, 14, 18 e 19, sempre a partir das 15h. A Corte se reúne para julgar petições, embargos declaratórios, agravos, recursos criminais, prestação de contas, dentre outros processos de sua competência. Os julgamentos ocorrem no plenário Ernani Santos do prédio-sede do TRE, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n – Areinha.

Com a recente posse do juiz federal Ricardo Macieira, a Corte passou a ser formada ainda pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), juízes estaduais Sebastião Bonfim (ouvidor) e Kátia Coelho; e pelos juristas Daniel Leite e Eduardo Moreira. Funciona como procurador regional eleitoral Thiago de Oliveira.

Honraria

iKxPonOU

O imperatrizense Clayton Noleto será agraciado com uma das maiores honrarias concedidas pelo poder legislativo maranhense. A concessão da medalha Manuel Beckman foi aprovada na tarde desta segunda-feira (11), no plenário da Assembleia Legislativa.

O projeto é de autoria do deputado e companheiro de partido, Professor Marco Aurélio, e é uma homenagem aos excelentes serviços prestados por Clayton Noleto à frente da secretaria estadual de Infraestrutura, pasta da qual é o titular desde o início do ano passado.

Impeachment

A executiva do PTB de São Paulo , através de seu Presidente, deputado Campos Machado, determinou que todos as suas lideranças municipais e zonais se posicionem e promovam manifestações públicas a favor do Impeachment da presidente Dilma Roussef. Campos Machado também secretário-geral da executiva nacional do partido e está mobilizando para que todos os deputados federais da legenda votem a favor da queda do governo.

Economia

Com queda do poder de consumo, cidadão prioriza gastos com alimentação e medicamentos.

No Brasil, a economia não tem previsão de recuperação e o cidadão sente diariamente o orçamento familiar encolher, enquanto as contas aumentam. A solução para 93% dos brasileiros tem sido selecionar melhor os gastos – mantendo alimentação e medicamentos como prioridade – e mudar os hábitos de consumo (60%), como mostra pesquisa realizada pela Nox4Think e encomendada pela Dotz, em sete estados brasileiros, com 915 entrevistados.

Aula

escola_fechada-e1460400936728

Alunos, pais e professores da escola Rubem Teixeira Goulart, situado no bairro Cohab, em São Luís, encontraram a escola fechada na manhã desta segunda-feira (11). Segundo a professora Lourdes Martins, a dona do prédio onde funciona a unidade escolar afirmou que a decisão de fechar a escola foi devido à falta de pagamento do aluguel do prédio por parte da Prefeitura de São Luís. “Deparamos aqui com a situação da escola já fechada. Os portões fechados por falta de pagamento da prefeitura. É o que a dona do prédio está justificando”.

Como encontraram as portas da escola fechadas, muitos pais, frustrados, tiveram que voltar para casa. Mas o mais grave é a situação de algumas crianças que vieram de transporte escolar porque elas foram deixadas na porta da escola e não tiveram como voltar para as suas residências

Determinação

Para quem pretendia realizar eventos no estabelecimento Pedim Veículos, de propriedade de Maurinho Tomaz de Abreu, agora tem que procurar outro espaço. O motivo foi porque o Ministério Público do Maranhão mandou proibir a realização de festas ou qualquer evento com a utilização de equipamentos de som.

A manifestação foi formulada pelo promotor de justiça Aarão Carlos Lima Castro devido a diversas reclamações relativas à poluição sonora originada do estabelecimento. Proferiu a decisão o juiz Marcelo Elias Matos e Oka. O estabelecimento está proibido de emitir ruídos, estando liberado somente para o oferecimento de serviços diurnos sem a utilização de instrumentos sonoros. Pela determinação, o Município de Colinas está intimado a realizar a fiscalização da Pedim Veículos, impedindo a realização de festas e eventos com equipamentos de som.

Nomeação

O ex-deputado federal do Maranhão, Sétimo Waquim (PMDB), foi nomeado pelo secretário de Governo, Ricardo Berzoini para ocupar o cargo de assessor especial. Agora, Sétimo, que é marido da ex-prefeita de Timon, Professora Socorro, irá cuidar da Subchefia de Assuntos Parlamentares em âmbito federal e irá negociar assuntos de interesse da presidente Dilma com os congressistas.

A nomeação de Sétimo foi destaque em coluna “Expresso” da revista Época nesta segunda (11). Sétimo foi deputado federal na última legislatura e têm um bom trânsito junto ao PMDB nacional.


Audiência

foto0284

Audiência pública convocada pelo Ministério Público foi realizada na cidade de Nova Iorque, no pátio da escola Senador Neiva, no último dia 30 de março, com o objetivo de debater o sistema de abastecimento de água no município. Participaram representantes do Município, da Caema, Defensoria Pública, entidades sindicais, ONG’s, além da população em geral.

Na abertura, o promotor de Justiça Leonardo Soares Bezerra, titular da Promotoria da Comarca de Pastos Bons (da qual Nova Iorque é termo judiciário), explicou que a audiência decorreu de uma Ação Civil Pública em desfavor da Caema sobre os problemas de abastecimento de água na cidade. Após ser condenada, a empresa fez uma proposta para implantação de um sistema de abastecimento de água, com a perfuração de um poço para abastecer Nova Iorque.

Requerimento

Mais espaço para os atletas de rua. Foi com esse propósito que o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) teve o requerimento 281/2016 aprovado na sessão desta segunda-feira (11), da Câmara Municipal, em que solicita a realização de uma campanha educativa para motoristas, visto que ruas e avenidas da cidade são utilizadas costumeiramente para a prática de atividades físicas.

“Nossas ruas e avenidas todos os dias são usadas por inúmeras pessoas para a prática de atividades físicas. É preciso que haja mais consciência, por exemplo, sobre o limite de velocidade. São muitos os corredores e ciclistas que precisam ser respeitados durante seus exercícios”, completou o vereador Pedro Lucas.

Posse

O prefeito Edivaldo empossou na nesta segunda-feira (11) a advogada Maria de Lourdes Maluda Cavalcanti Fialho como secretária municipal de Meio Ambiente. A assinatura do termo de posse aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque. Além de membros da administração municipal e familiares, participaram da solenidade representantes do partido Democratas.

“Sei que a companheira Maluda tem muito a contribuir com a nossa gestão e com essa nossa missão de promover o desenvolvimento da nossa cidade. A secretaria de meio ambiente é uma pasta muito importante e contamos com a competência da nova secretária para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido”, destacou o prefeito Edivaldo.

Condenação

ma_09490_11111_13

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve sentença da comarca de Viana, que condenou o ex-presidente da Câmara Municipal, José Ribamar Amorim da Silva, por atos de improbidade administrativa que resultaram na rejeição das prestações de contas referentes ao exercício financeiro de 2005, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O ex-vereador foi condenado ao pagamento de multa civil no valor equivalente a 20 vezes a remuneração que recebia no exercício do cargo; suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público, ambos pelo prazo de três anos.

Criadouro

retro

Moradores do bairro Planalto Vinhais, em São Luís, estão preocupados com uma retroescavadeira que está abandonada há mais de dois meses na Rua 10 por causa da água acumulada nas pás do equipamento que podem se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissora da Dengue, Zika e Chikungunya.

“Tá tudo cheio d’água. As duas conchas [ pás] têm água acumulada”, contou o morador Janilson Sousa. Ainda segundo ele, ninguém sabe de quem é a retroescavadeira. O mais irônico, segundo os moradores, é que próximo onde o equipamento foi abandonado há uma placa da Prefeitura de São Luís dizendo: “Acabe com a Dengue. Mantenha este local limpo”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários