Poder

Notas da manhã

Feriado

O Governo do Maranhão informa que, em virtude do feriado da Semana Santa, nas próximas quinta (24) e sexta-feira (25) não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais, devido ao ponto facultativo e feriado nacional, respectivamente. A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

De acordo com o Decreto 31.473, de 18 de janeiro de 2016 – que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública estadual, para este ano – a determinação deve ser observada pelos órgãos da Administração Estadual, incluindo as Autarquias e Fundações Públicas. Na segunda-feira (28), os órgãos voltarão a funcionar normalmente.

Prorrogação

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), prorrogou o prazo das inscrições do concurso público para provimento ao cargo de Agente Penitenciário até o dia 27 de março. O edital de prorrogação já se encontra disponível no site da Fundação Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

As inscrições para o concurso, que selecionará 100 candidatos para ocuparem o cargo de Agente Penitenciário, iniciaram no dia 22 de fevereiro. As vagas são destinadas às unidades prisionais localizadas no interior do Estado e serão distribuídas de acordo com as necessidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap).

Violência

O Atlas da Violência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (21), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta série histórica de crescimento de 244,3% no número de homicídios no Maranhão entre 2004 e 2014.

Apesar da linha crescente na última década, as estatísticas demonstram uma reviravolta. Em 2015, o índice de homicídios na Região Metropolitana de São Luís caiu 12% em relação ao ano anterior. A área é considerada emblemática no comparativo por figurar em primeiro lugar no ranking do Ipea com o maior registro de homicídios antes de 2015.

Reajuste

O prefeito Gil Cutrim (PDT) concedeu novo reajuste salarial, de 13,01%, para os professores da rede municipal de ensino de São José de Ribamar. O benefício, equivalente ao reajuste da categoria ano passado e correspondente ao período de maio de 2015 a fevereiro deste ano, foi implementado nesta semana (dias 21 e 22).

É importante destacar que o Executivo Municipal já encaminhou para Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê o reajuste da categoria para este ano, cujo percentual, de 11,36%, é o mesmo da lei que estabelece o piso nacional. Em menos de seis anos, esta foi a quinta vez que o prefeito concedeu reajuste salarial para os profissionais do magistério de São José de Ribamar – em 2011, o reajuste foi de 15%; em 2012 de 22%; em 2013 de 8%; e em 2014 de 8% — o que demonstra o seu total compromisso com a categoria.

Vistoria

16667_visita_prefeito_concretagem_hospital_crianca_220316_fotobaeta24

“Estamos em ritmo acelerado para concluirmos essa importante obra que resultará na melhoria significativa do atendimento à saúde infantil em nossa cidade. A estrutura original do hospital foi construída há mais de 20 anos e já não atendia à demanda crescente verificada na unidade. Com a ampliação do espaço, além de melhorarmos a estrutura física do hospital, vamos ofertar uma quantidade maior de serviços de saúde para nossas crianças e realizar atendimentos mais complexos e que até então não eram oferecidos nesta unidade”, afirmou o prefeito Edivaldo. Na manhã desta terça-feira (22), foram iniciados os serviços de concretagem da laje do 3º piso do hospital.

As equipes iniciaram a colocação de mil metros quadrados de laje de concreto armado. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, destacou o andamento acelerado dos serviços. “Em breve, toda a parte estrutural dos novos setores do hospital será concluída e iniciaremos uma nova etapa de serviços”, frisou o secretário

Ausência

Em discurso na tribuna do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

Em discurso na tribuna do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto (PMDB-MA), disse nesta terça-feira (22) que a ausência de Delcídio do Amaral (sem partido-MS) no colegiado é “ruim” para o próprio senador. Na sexta-feira (18), Delcídio do Amaral apresentou o terceiro pedido de licença das atividades parlamentares por motivos de saúde e não deve comparecer a reunião do conselho nesta quarta (23). A nova licença médica começa a valer nesta quarta e expira no dia 6 de abril.

Delcídio responde à representação por quebra de decoro parlamentar que pede a cassação do seu mandato. Para João Alberto, o depoimento do ex-líder do governo, que está marcado para esta quarta, seria uma chance de Delcídio explicar sua situação para os colegas de Senado.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Notas da manhã”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Victor

    É a primeira vez que vejo em São Luís fazerem uma obra pública com essa agilidade e qualidade, eles não ficaram com aquela velha desculpa do peíodo chuvoso que sempre atrasa as obras. Espero que esse padrão de obra pública sirva de exemplo para as demais.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários