Poder

Notas da manhã

Caos

A situação no Hospital Regional de Itapecuru-Mirim é caótica. Segundo informações, uma paciente estava com fratura de bacia há mais de 2 horas e não tinha um técnico de enfermagem para acompanhar.

A enfermeira que está de plantão já ligou pra Coordenadora de Enfermagem, para Diretora Administrativa e para o Diretor Geral, e todos estão com o telefone desligado. Pela manhã, dois pacientes esperaram o atendimento por várias horas. Não aguentaram e foram embora, pois os 2 responsáveis para fazer imobilazação ortopédica não atenderam a ligação da enfermeira.

fa237a389f6b9140e2312eb9fd71682c

Manifestação

7f05f12dd94674e0eaa03366b7d835b0

Na manhã desta segunda-feira (14), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) encaminhou-se à Av. São Luís Rei de França para se solidarizar e dar apoio à população que estava realizando protestos desde às 4h30min. Dentre as reivindicações da população, destaca-se a falta de infraestrutura, além de outras problemáticas como a insegurança e ineficácia do saneamento básico.

Os protestos que começaram cedo deram origem a gigantescos congestionamentos que assolaram todos os que pretendiam sair pela manhã. Ao encontrar a população, o parlamentar encontrou um clima tenso, marcado pela revolta e insatisfação que permeavam os manifestantes que se encontravam no local.

O Movimento intitulado “Forte é a Comunidade”, é composto por moradores de vários bairros, dentre eles Parque Vitória, Jardim Turu, Alto do Turu e adjacentes. Para eles, o que mais causa revolta é o descaso das Prefeituras de São Luís e São José de Ribamar que, segundo eles, “jogam o problema de um para o outro e ninguém adota providência alguma”.

Saúde

O posto de Saúde municipal da comunidade Santa Rosa do Barão, em Itapecuru-Mirim, está em estado precário. A entrada do prédio está cheio de mato, permitindo, assim, a proliferação de doenças, como a dengue.

ea324a29a3c2cb386e4c780736184679

Deteriorado

A situação do Hospital Regional Adélia Matos, localizado em Itapecuru-Mirim está cada vez pior. O sofá que fica na entrada da casa de saúde está completamente deteriorado, velho.

Veja a foto abaixo:
71b0274b4493004c1293f121ca0f50c5

Prisão

A Polícia Civil-MA, por intermédio da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico – Senarc , em conjunto com a Superintendência Estadual de investigações criminais – SEIC, deflagrou operação policial na cidade de Cajapió, com intuito de capturar o foragido Luís Augusto dos Santos Costa,vulgo “Luizão”, e combater o tráfico de drogas naquela cidade.

E no dia 14, por volta das 14h, foram presos o foragido Luís Augusto dos Santos Costa, vulgo “Luizão”, juntamente com os comparsas Oseas Costa Pereira e André de Jesus Costa Soares. Além do cumprimento do mandado de Prisão Preventiva expedido pela Comarca de São Vicente Ferrer em desfavor de Luís Augusto, os três foram autuados pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Por ocasião dessa prisão, foram apreendidos crack, maconha, uma espingarda calibre 12, com cano serrado, munições calibre 12, e objetos comumente utilizados no tráfico de drogas.

97a89f37e0f01662fc79d21987982a2b

Apreensão

ea6141f548e5d424f471cde264bfa85d

Uma operação da Polícia Civil, em apoio com a Polícia Militar prendeu no início da manhã desta segunda-feira (14), na Vila Maranhão, situada na zona rural de São Luís, seis pessoas suspeitas de furtar combustível em vagões de trem.

Segundo informações do delegado Seccional da Área Norte, Henrique Mesquita, foram presos Fábio Ferreira Soares, Luís Estênio Sousa Filho, José Leandro Ferreira Pereira, Shirlene da Conceição Ferreira Pereira, Marli da Graça Ferreira Pereira e José de Ribamar de Oliveira de Jesus que possui um mandado de prisão em aberto. “Nossa equipe prendeu seis indivíduos e dentre eles está José de Ribamar de Oliveira de Jesus. Este indivíduo possui um mandado de prisão na Justiça contra ele que ainda vamos averiguar do que se trata”, revela o delegado.

Durante a operação foi apreendido ainda quatro mil litros de combustível distribuídos em álcool, óleo diesel e gasolina, além de galões, toneis e mangueiras que eram utilizadas para recolher o combustível furtado.

Microcefalia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que até esta segunda-feira (14), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o total de casos notificados de microcefalia de 2015 a 2016 é de 219.
Destes, 27 casos de microcefalia foram descartados e 43 casos foram confirmados. 149 casos estão em investigação no Maranhão em 75 municípios.

Os municípios com casos confirmados são: Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Colinas (1), Coroatá (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (3), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (13), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (1). Ocorreram cinco óbitos que estão em investigação: São José de Ribamar (1) em dezembro de 2015, Pedreiras (1) em fevereiro, São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1) em março de 2016.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários