Poder

Notas da manhã

Benefício

O programa Bolsa Família, em Capinzal do Norte, ajudado muitas pessoas. Inclusive, familiares de gestores públicos.

Segundo o Portal da Transparência, a nora da secretária municipal de Assistência Social, Josenilde Almeida, a Maria de Kássia Duarte Moreira, recebeu R$ 452,00. O valor não é alto, mas revela o recebimento do benefício por uma família que possui renda maior que um salário mínimo.

CAPINZAL DO NORTE

Acidente

Na Rodovia que liga os municípios Pio XII e Bela vista do Maranhão um caminhão da Itaipava sofreu um acidente. O veículo tombou e populares saquearam a carga. Até o momento não tem informações se o motorista sofreu alguma lesão.

Transparência

Desde o lançamento do novo Portal da Transparência, feito em março de 2015, durante o evento ‘Maranhão Transparente’, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), a ferramenta de controle social registrou cerca de 430 mil acessos até o mês de dezembro. Em 2014, os acessos ao antigo Portal da Transparência não chegaram a 100 mil.

O salto significante na procura por informações da Administração Pública por parte do cidadão maranhense é uma demonstração do compromisso do Governo do Estado quanto à garantia da transparência e ao cumprimento integral da Lei Complementar nº 101/00, que determina a disponibilização de informações da execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos.

Passagem

6e8c1d667a86712be1e27b236d61d2a5

Na tarde desta quarta-feira (24), o deputado estadual Wellington do Curso (PPS) posicionou-se, mais uma vez, em defesa da população de São Luís. Dessa vez, o parlamentar protocolou ofício solicitando ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) um detalhamento da composição da tarifa de ônibus no município com a demonstração dos valores subvencionados pelo Poder Público.

Investimento

Os resultados positivos apresentados pelo Terminal de Grãos (Tegram), do Porto do Itaqui, em seu primeiro ano de funcionamento possibilitaram a antecipação da segunda fase de expansão, que receberá investimentos de R$ 130 milhões. O governador Flávio Dino recebeu integrantes do Consórcio Tegram-Itaqui nesta quinta-feira (25), no Palácio dos Leões, para oficializar a abertura das operações. Com a obra, que tem início previsto para o segundo semestre de 2016, a capacidade de escoamento produtivo do Porto será duplicada: passará de cinco milhões para 10 milhões de toneladas.

Transporte

A crise do sistema de transporte público é um problema constante em muitas cidades do Brasil. As dificuldades vão desde o tempo longo de espera nas paradas a estado precário em que se encontram os ônibus coletivos. A situação foi mostrada na edição do Bom Dia Brasil desta quinta-feira (25) (veja a matéria na íntegra no vídeo ao lado).

Na capital, os rodoviários paralisaram as atividades por um dia, motivados por atrasos salariais. Mesmo o serviço voltando à normalidade, usuários permanecem sofrendo dentro dos ônibus. Muitos coletivos estão nas ruas há quase 20 anos, apesar de a lei municipal regularizar o uso dos ônibus por, no máximo, 10 anos. A prefeitura vem descumprindo uma ordem judicial que obrigou a abertura de licitação para adquirir ônibus mais novos. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) admite que as empresas tenham ônibus antigos, mas alegam estarem com dificuldades por conta da crise financeira.

Energia
1456436469-928484679

A partir de abril, o consumidor deverá pagar menos pela energia. A redução será possível com a adoção da bandeira verde no sistema de bandeiras tarifárias, que adota as cores verde, amarela e vermelha para informar o consumidor, a cada mês, se a energia está mais cara ou mais barata.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários