Poder

Notas da manhã

Chineses
Comitiva da China visita Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui recebeu a visita de uma comitiva chinesa, nesta semana, com o objetivo de formalizar um Acordo de Cooperação Técnica para, entre outros pontos, aumentar a eficiência logística dos Portos do Itaqui e de Wuhan, além de fidelizar o comércio entre o Brasil e a China. O secretário-geral adjunto do governo municipal de Wuhan, Zhang Heshan, acompanhado de sua equipe, foi recebido pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.

Após a reunião de apresentação do Porto do Itaqui e suas potencialidades, os visitantes conheceram a área primária.

Emoções

O governador Flávio Dino recebe, na manhã desta terça-feira (26), os governadores do Ceará, Camilo Sobreiro, e do Piauí, Wellington Dias, para oficializar a retomada da Rota das Emoções. No encontro, será assinado o contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). A entidade, que é um consórcio público entre os três estados, foi criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções.

A ADRS é responsável pela promoção e apoio à comercialização de produtos turísticos, pela qualificação da mão de obra do setor e pelo fortalecimento entre os 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí que integram a Rota das Emoções.

A assinatura do contrato é o resultado das discussões iniciadas durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara (CE), realizado em 2015. Em setembro, o Maranhão sediou o encontro de apresentação do novo plano de ação da agência, que é um braço executivo do Consórcio Público do Norte dos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, criado em 2007.

Quatorze municípios do Maranhão, Piauí e Ceará integram a Rota das Emoções. No Maranhão, estão inseridos os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Piauí, envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Prata. E no Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Naufrágio

1_barco-211127

Uma embarcação identificada como “Acqua II” naufragou com pesquisadores americanos no último sábado na baía de São José de Ribamar região metropolitana de São Luís.

Após receber a informação do naufrágio uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou ao local, mas encontrou apenas o catamarã submerso. Não houve vítimas.

Segundo moradores todos que estavam a bordo foram resgatados por pescadores. Testemunhas ainda contam que havia cerca de 15 pesquisadores americanos na embarcação e, que estavam trabalhando na praia de Caúra.

De acordo com o comandante Trindade da Capitania dos Portos do Maranhão, a embarcação e o comandante estavam regular junto as normas marítimas.

Seletivo

O gabarito preliminar da primeira etapa do Seletivo Interno Simplificado para funções de Gestor e Professor do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que foi realizado ontem (24), foi divulgado no início da noite desta segunda-feira (25), no site da Fundação Sousândrade. Confira acessando: http://goo.gl/18E28a

A primeira etapa do seletivo consistiu na aplicação de prova de questões objetivas, realizada nos municípios onde os candidatos realizaram a inscrição. Foram registradas 399 inscrições para a oferta de 35 vagas, além de cadastros reservas.

O seletivo é para compor o quadro de gestor, onde desempenhará funções administrativas e pedagógicas, e professores para as unidades plenas do IEMA de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim, previstas para serem inauguradas pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) no próximo mês.


Prisões

Foto 2 - Operações da PM%2c no fim de semana%2c resultam em prisões e apreensão dedrogas

Diversas operações foram deflagradas pela Polícia Militar em toda a região metropolitana, no último fim de semana. O efetivo foi distribuído de forma a garantir a tranquilidade da população durante a sexta, sábado e domingo, nas operações realizadas nas principais vias de São Luis e desencadeada, também,nos bairros. Como resultado das ações, foragidos da Justiça foram recapturados, armas e drogas e apreendidas e suspeitos de cometerem assaltos foram detidos.

Na primeira ação, no sábado (23), equipes do 21º BPM efetuaram a prisão de Wesley Lucas Silva Pessoa, 21, e Lucas de Sousa Costa, 20, ambos, residentes na Vila Sarney. Eles são apontados como autores de diversos assaltos na área da Vila Itamar. A dupla utilizava um revólver calibre 38 e uma motocicleta Suzuki, preta, de placa NXB 6820 para cometer os delitos.

Já as apreensões de drogas ocorreram na Rua Bom Jesus, no Residencial 2000, área da Nova República, na qual foi apreendida maconha e uma pessoa presa e um adolescente apreendido.

A outra apreensão foi realizada pelo Grupo Tático Móvel do 1º BPM durante rondas pelo bairro Maracanã. A PM avistou duas pessoas em atitude duvidosa e resolveu abordá-las. A dupla ao perceber a presença policial empreendeu fuga se abrigando nos fundos do quintal de uma residência.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários