Poder

Deputado parabeniza desembargador Cleones Cunha

O deputado Rigo Teles (PV) ocupou a tribuna na quinta-feira (8), para parabenizar o desembargador Cleones Cunha, a desembargadora Maria das Graças Duarte e a desembargadora Anildes Cruz, eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça para exercer, respectivamente, os cargos de Presidente, Vice-Presidente e a Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça, no biênio 2016/2017.

O parlamentar destacou que Cleones Cunha é filho de Astolfo Seabra de Carvalho e Maria Helena Cunha Carvalho. Seu Astolfo faleceu em 1967, aos 38 anos, vindo da cidade de Colinas no sentido de sua cidade natal Tuntum. Na época, o veículo mais usado era o jeep, e seu Astolfo capotou o veículo, quando ia visitar os filhos Cleones e Cleomar Tema, que estudavam em Colinas.

Em sua fala, Rigo Teles lembrou que na época do trágico acidente que vitimou seu Astolfo, o desembargador Cleones Cunha tinha apenas 9 anos de idade, e ficou órfão de pai junto com os irmãos: Maria Salete, Cleomar Tema Cunha, Kleber Cunha e Stela Cunha, todos nascidos em Santa Filomena, que era distrito do município de Tuntum, mas foi emancipado em 1996.

Rigo Teles relatou que apesar da tragédia familiar, Cleones Cunha tinha um propósito: estudar, se formar e crescer na vida, pois estudou no Colégio Internato de Arari, passou no vestibular da UFMA, onde formou- se em direito, e passou em primeiro lugar nos concursos de promotor e juiz, função exercida em vários municípios, inclusive em Vitorino Freire e Coroatá.
CARREIRA BRILHANTE
No pronunciamento, Rigo Teles destacou que Cleones Cunha nasceu em 10 de fevereiro de 1958, no Distrito de Santa Filomena, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Em 1981, foi professor do Colégio Santa Teresa, subdiretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão, chefe de gabinete da Presidência do então Desembargador Almeida e Silva e diretor da Corregedoria Geral da Justiça.

Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, o desembargador-presidente Cleones Cunha foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim, entre os anos de 1983 e 1984. Depois, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1985 e, no ano seguinte, para o cargo de juiz de Direito.

Na magistratura, o desembargador Cleones Cunha exerceu suas funções judicantes nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, foi assessor da Presidência e membro do TRE-MA. Naquela Corte Eleitoral, foi corregedor-regional eleitoral, no período de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as funções de juiz corregedor da Corregedoria Geral da Justiça.

A promoção por merecimento de Cleones Cunha para o cargo de desembargador ocorreu em 10 de novembro de 1999. No TJ/MA, Cleones exerceu a função de supervisor-geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão, tendo a dirigido por quatro anos. Foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2012/2013.

DIRETORIA DO FÓRUM – Na mesma oportunidade o deputado Rigo Teles também parabenizou o Juiz Sebastião Bomfim pela indicação que ocorrera, pela quarta vez para a diretoria do Fórum Des. Sarney Costa. O Magistrado que a poucos dias foi nomeado desembargador do TRE – MA é filho de Barra do Corda, assim como o deputado Rigo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários