Poder

Câmara de São Luís é desrespeitada em audiência pública

Fato inédito na história da Câmara dos Vereadores de São Luís aconteceu na última quarta-feira, dia 9, no Painel sobre a Falta de Leitos nas Maternidades Públicas e Privadas de São Luís. Os convidados não compareceram, não justificaram a ausência e nem enviaram representantes. Apenas o prefeito Edivaldo Holanda Jr foi representado pelo secretário de Articulação Estratégica, Osmar Filho. Entre os demais órgãos que não se fizeram presente estavam a Secretaria de Saúde do Estado, Secretaria de Saúde do Município, Promotoria de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Conselho de Saúde do Estado e Conselho de Saúde do Município.

O vereador Ricardo Diniz, autor da preposição, declarou que isso se caracteriza como um desrespeito à Câmara dos Vereadores de São Luís e ao povo ludovicense. “Repudio a postura desses gestores públicos que não se fizeram presentes. Mesmo não podendo comparecer, poderiam ter justificado a ausência ou enviado representante”, declarou o vereador. Os demais parlamentares presentes se solidarizaram com o vereador Ricardo Diniz.

Na opinião do vereador Marquinhos, isso foi um desrespeito ao povo de São Luís. “A Câmara não pode ficar inerte, devemos tomar alguma atitude. Sugiro moção de repúdio a todos os que desrespeitaram essa Casa Legislativa”, disse. Na opinião do vereador Marlon Garcia, esse fato, inédito na Câmara dos Vereadores, foi uma vergonha. “Compartilho a opinião do vereador Marquinhos e assino a Moção de Repúdio”.

Para o vereador Gutemberg, apesar do ocorrido, não deve haver desestimulo por parte dos vereadores. “Isso é uma motivação para que não fiquemos acomodados”, afirmou. O decano José Joaquim ressaltou que a Câmara é que foi atingida, pois o convite foi do Legislativo. “Me solidarizo com o vereador Ricardo Diniz”. O vereador Beto Castro ressaltou que o diálogo deve acontecer e que o ocorrido foi uma falta de respeito. “Mais uma vez a gente se depara com uma situação constrangedora na Câmara dos Vereadores de São Luís”, relatou.

A vereadora Rose Sales destacou a falta de respeito com a mulher, que é a maior vítima da falta de leitos nas maternidades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Câmara de São Luís é desrespeitada em audiência pública”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Jota Gomes

    O que me causa admiração é a ausência de Representantes do Ministério público. Quando querem, esses senhores sabem “aparecer” proibindo circulação de veículos em praias ou ainda pedindo cabeças de prefeitos no interior do Estado. Já ouvi dizer que até senha das contas de prefeituras já andaram pedindo. Daqui a pouco vão sentar nas cadeiras do executivo. Quanto a ausência de um representante na câmara municipal, lembrem-se senhores do MP, os vereadores representam o Poder Legislativo, os senhores não são membros de nenhum PODER, só existem 3, a saber : Executivo, Legislativo e Judiciário. O MP é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação da lei (Custus Legem, lembram?), logo, são funcionários da população e subordinados aos 3 poderes anteriormente citados. Os senhores não estão investidos de autoridade como estão os Senhores Vereadores, Deputados, Senadores, Prefeitos, Governadores e Presidentes. Quando deixam de comparecer a um chamamento do Poder Legislativo para discutir democraticamente sobre um assunto que se refere ao cumprimento da lei, os senhores estão a desrespeitando-a, assim como à população desta cidade, que por ventura, ou “infelicidade” paga seus polpudos salários. Fica aqui, meu humilde pedido de cidadão ludovicense para que em outra oportunidade, os senhores não voltem a faltar com o devido respeito, nem aos vereadores, nem à população usuária do sistema de saúde desta cidade. Aproveito ainda para me solidarizar e parabenizar aos nobres vereadores, em especial ao vereador Ricardo Diniz que teve a iniciativa. Não deixem que este comportamento, no mínimo impróprio e desconfortável, lhes tirem o desejo de lutar pelo bem da população de São Luis. Não esmoreçam e continuem fazendo sua parte.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários