Poder

CNJ aposenta desembargador Megbel Abdala e afasta juiz José Raimundo Sampaio

Desembargador Megbel Abdala.

Desembargador Megbel Abdala.

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou, na sessão plenária desta segunda-feira (23/9), a instauração de processo administrativo disciplinar contra o juiz titular do 13ª Juizado Especial Cível de São Luís/MA, José Raimundo Sampaio Silva. Além disso, decidiu pelo afastamento do magistrado de suas funções até o julgamento final do processo.

Além do juiz, o CNJ aposentou compulsoriamente o desembargador maranhense Megbel Abdala. O desembargador Megbel Abdala Tanus Ferreira foi eleito em 6 de março, pelo critério de antiguidade, para a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Stélio Muniz.

Já o juiz José Raimundo era alvo de cinco processos na Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Maranhão por supostas faltas disciplinares cometidas em processos em trâmite no Juizado. Ao proferir suas decisões, o magistrado impunha às empresas processadas pesadas multas por eventual descumprimento de decisões.

Em seguida, determinava o bloqueio de bens ou valores das empresas por meio de penhora judicial. A Companhia Energética do Maranhão, a BV Financeira, o banco Santander e a Tim Celular teriam sido algumas das empresas prejudicadas. Os valores levantados eram da ordem de até R$ 7 milhões.

Segundo a Corregedoria local, o magistrado estaria utilizando subterfúgios processuais para impedir o julgamento dos processos disciplinares em que era investigado, por isso os processos foram remetidos para a Corregedoria Nacional de Justiça. Ao todo, 11 instrumentos jurídicos foram utilizados pelo magistrado para postergar o julgamento dos processos, segundo a Corregedoria do TJMA.

O pedido de abertura de processo foi feito pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, relator da Reclamação Disciplinar. Para o corregedor, os indícios já coletados pela Corregedoria local justificam a instauração de processo e afastamento imediato do magistrado de suas funções.

“Ainda que esse Conselho não possa adentrar o mérito do ato judicial para estabelecer qual seria a multa diária que a causa demandaria, resta muito evidente que a intervenção se faz necessária para que apure os motivos pelos quais, em processos sob a presidência do reclamado, o acúmulo da multa acabou por se tornar mais vantajoso ao autor do que a própria solução do litígio”, afirmou o ministro Francisco Falcão.

Segundo Falcão, o processo administrativo disciplinar deve investigar se o magistrado cumpriu com independência, serenidade e exatidão as disposições legais quando fixou e majorou multa diária desproporcional ao conteúdo econômico da demanda, se atuou com prudência ao determinar o levantamento de valores acumulados a título de multa cominatória sem determinar a adoção das cautelas de estilo, entre outros fatos.

“Os cinco procedimentos demonstram o mesmo modus operandi, daí a necessidade de análise em conjunto destes feitos”, afirmou o conselheiro Guilherme Calmon ao proferir seu voto.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

2 comentários em “CNJ aposenta desembargador Megbel Abdala e afasta juiz José Raimundo Sampaio”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Sergio

    Maravilha

  2. Antonio José Abdala

    Eu estava pesquisando na internet sobre o nome Abdala, de um modo especial da minha família no Estado do Maranhão, mas defenido em Codó-Ma.
    Nasci em Codó-Ma, desde de 1976 vim para Fortaleza-Ce., em 1978, meus pais juntamente com minhas irmães chegaram para morar, só um irmão meu seguiu para São Luis-Ma, aonde ele engajou na Marinha, hoje reformado, depois de 25 anos entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul servindo a Marinha.
    Meus avós paternos: Abraão Abdala e Maria Francis Abdala, conhecida como Maria abraão, tinham uns parentes por nomes de Rachid Abdala, pai de Nenê Abdala, moravam em Timbiras-Ma.
    Meu desembargador Megbel Abdala, não sei se temos um parentesco, mas temos o mesmo sobrenome, apesar de existirem várias famílias com o sobrenome Abdala; desejo-lhe em nome de Jesus Cristo, saúde, paz, vida longa, estendido aos seus familiares.
    BREVE JESUS VOLTARÁ!
    Um grande abraço!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários