Poder

Crianças são usadas como guias em Barreirinhas

Secretário Jura Filho pouco se importa com o cenário que reflete no sistema educacional.

Conhecida a nível internacional pelo parque nacional dos Lençóis Maranhenses, na cidade de Barreirinhas não somente pais de famílias usam do meio turístico como fonte de renda. Em sua maioria, crianças são flagradas exercendo a função de guia turístico, mesmo que para isto, sejam impossibilitadas perante Lei.

O trabalho de crianças em um dos principais cartões postais do Maranhão é, sem sombra de dúvida, algo que deveria ser coibido pelo poder público municipal e assistido pelo maior interessado: a Secretaria de Turismo do Maranhão.

Para quem já foi no local, deve ter se deparado com inúmeras crianças entre 5 e 8 anos realizando trabalho em troca de qualquer R$ 1 real.

Se o secretário de Turismo Jura Filho pouco se importa com este cenário, imaginem o secretário de Educação do Estado, Pedro Fernandes, que desconhece a realidade do sistema educacional de Mandacaru. Há anos, a principal escola do povoado está abandonada pelo governo Roseana Sarney (PMDB). Uma lástima!


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

8 comentários em “Crianças são usadas como guias em Barreirinhas”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. José Rodrigues

    Meu caro,
    ando por Barreirinhas (em especial no povoado mandacaru) há mais de 20 anos e sempre existiu os guias mirins que conduzem os turistas pelo povoado até o farol, podemos afirmar que já é uma questão cultural daqueles jovens, que, no horário que não estão em sala de aula estão contribuindo com o sustento de suas famílias. Em relação a escola, trata-se de uma escola de ensino fundamental, ou seja, de responsabilidade do município e não do Estado como você coloca na matéria.

  2. jOÃO

    HUM, MEU AMIGO
    O CERTO NESSA ESTADO DO MARANHÃO É A CRIANÇADA ROUBAR????

    A MEU VER TRABALHAR DA MELHOR RESULTADO.

  3. ready to wear prom dress

    Very good written article. It will be valuable to anyone who employess it, as well as myself. Keep doing what you are doing – for sure i will check out more posts.

  4. buy women's dresses online

    Awsome site! I am loving it!! Will come back again. I am bookmarking your feeds also

  5. Priscila Araújo

    Caros Amigos!!!

    Povoado possui estrutura inadequada para exercer um ensino de qualidade para crianças, adolescentes e jovens. A escola que existe no local esta a mais de três anos desativada e alunos vem tendo aula na igreja de São Sebastião na praça matriz, existe uma residência feito como anexo da igreja que outras crianças assistam aula em carteira quebradas, e até o professor não tem local para da aula, um descaso total. Posto de saúde desativado sem a minha estrutura para atendimento de emergência, primeiro socorros ou consulta, o atendimento de consulta só existe um médico que só vai duas vezes ao mês e não atende toda demanda do povoado, precisamos de consultas com clínico geral, ginecologista, pediatra e odontológica. Os moradores para receber atendimento tem que ir até Barreirinhas ou mesmos até São Luís. Pedimos pelo um pronto socorro pelo mesmo com enfermeiros para atendimentos de emergência ou primeiros socorros. Os moradores do povoado de mandacaru sofrem com vários crimes e se sentem com medo de repesarias. E com isso solicitamos a implantação de um posto policial para o registro de ocorrência e solução dos problemas que afetam a comunidade. O serviço de iluminação nas residências é precário e nas ruas não existe. A operadora de serviço Cemar á três anos deixou vários postes de iluminação para solucionar os problemas da falta de luz e até o momento não retornou para executar a instalação e com isso a comunidade continuar sofrendo com a falta de luz constante. O sistema de água potável que a comunidade utiliza é de poço e mal funciona a água é quase inutilizável por ser suja e salobra, existe um sistema melhor mais esta inativo por falta de um bomba á mais de 6 anos. Estamos na lutar para a conquista desses objetivos junto ao poder publico, sabemos que a atividade de guia mirim já faz parte da cultura do povoado, mais lugar de criança é na escola, recebendo uma boa educação de qualidade.

    Priscila Araújo
    Representante do Povoado

  6. Priscila Araújo

    Neto,

    Muito obrigado por sua matéria, assim vamos monstra para o mundo como esta o parque dos lençóis maranhenses, aonde eles investe tanto no turismo e a educação, saúde, infraestrutura e segurança deste povoado fica para traz.

    Priscila Araújo
    Representante do Povoado

  7. Carol

    Eu passei um ano no povoado do mandacaru e infelizmente as senas que vimos sao lastimaveis pois essas criancas que vimos guiando esses turistas nao tem um pingo de qualidade de vida sao super mal educadas tanto em casa como na escola.e a respeito da escola que realmente e do municipio e um descaso com essa populavao pois no serve mais p nada esta caindo nao tsao somente duas salas de aulas sem qualidade ou possibilidade alguma para uma crianca estuda e no povoado nao possui escola do estado os alunos ou estudam em barreirinhas ou tem que se deslocar todo santo dia para outro povoado…

  8. rayenne

    morei em mandacaru minha vida toda, e sei como é. sempre existiu descaso dos governantes,de todos elesl.Uma comunidade que tem tanto potencial turistico que nao e aproveitado corretamente,sempre soube disso,pois sempre me interessei pela area,e hoje tenho certeza, faço o curso de guia no rio de janeiro.tive que sair de la para conseguir fazer esse curso,e pretendo voltar, eu tenho um projeto relacionado a esses “guias mirins”. É claro, nao poderei guiar la ,pois teria que ter um curso específico do local, embora eu conheça mandacaru melhor que nimguem.
    “Os guias mirins” nao guiam por necessidade ,eu sei pois conheço cada um deles, e sim para comprar “besteiras”( doces,balas etc).alguns ainda mentiam dizendo que tinham, sei la,quantos irmaos, e vou repetir, e mentira ,pois conheço cada um deles e cada familia.dentre les havia casos de obesidade,pela ma alimentaçao. tinha sim que tirara-los ou pelo menos alguem que tomasse a frente.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários