Poder

População reclama de descaso com saúde pública de Barra do Corda

Após morte de criança, família reclama de descaso com saúde pública.

Os olhos de Rafael Lira Viana, 7 anos, que iria completar 8 anos em 28 de abril, estavam fundos, sem brilho. A mãe do menino, Sâmia Lira Viana pedia, com o coração apertado: “Filho, você tem de reagir”. Ele não sentia vontade de comer em decorrência dos vômitos.

Gestão de Eric Costa é motivo de protesto em Barra do Corda.

Gestão de Eric Costa é motivo de protesto em Barra do Corda.

O garoto antes tranquilo, de sorriso tímido, adorava animais e sonhava em construir um brilhante futuro, parecia fraco por estar desidratado.

Estava buscando atendimento em dois hospitais, um público e o outro privado, onde buscava se curar de uma diarréia. A triste história de Rafaela Lira Viana, que deixou a vida no último domingo (17), começou no sábado.

Na manhã de domingo, quando a mãe da criança buscou atendimento por volta das 6h, no Hospital Edison Lobão, constatou que não tinha médico para atendimento.  Em seguida, Sâmia Lira Viana se deslocou para o hospital particular Florêncio Brandes, onde o médico informou que o caso teria de ser tratado com o equipamento chamado cateter.

Desesperada, a mãe da criança retornou ao Hospital Municipal Edison lobão que possuía o equipamento. Ocorre, porém, o médico que já havia chegado na Unidade se negou a atender e encaminhou a criança com urgência para o Hospital de Presidente Dutra. No meio do percurso, Rafaela Lira Viana veio a óbito. Redson Viana, pai da criança, estava trabalhando em Itaipava do Grajaú, que fica cerca de 150 km de Barra do Corda, quando foi comunicado sobre o trágico acontecimento. Ao demonstrar as questões existentes na Saúde Pública de Barra do Corda, surge junto a este fato o descaso do poder público municipal em relação aos cidadãos como um todo.

A falta de preparo na gestão do prefeito Eric Costa atinge diretamente os pobres e oprimidos no que tange ao direito a uma boa saúde como – por exemplo -, o caso da criança Rafael Lira Viana, que foi vítima do caos instalado na saúde pública.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

29 comentários em “População reclama de descaso com saúde pública de Barra do Corda”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. jOÃO

    É NÃO…TEM PROTESTO NENHUM AQUI..
    TO NA BARRA E GARANTO QUE AKI NUM TEM PROTESTO NENHUM…
    E A CONVERSA NÃO É BEM ASSIM TBM NÃO..

  2. TONY SILVA

    Pelo amor de Deus respeitem a dor dos familiares. Parem de especular sobre a vida DESTE INOCENTE. era um menino e não uma menina .RAFAEL. RAFAEL, RAFAEL,RAFAEL.

  3. ana lima

    IA TER O PROTESTO SIM,O NEGOCIO FOI QUE O POVO RESPEITOU A FAMILIA DA VITIMA E POR ISSO NAO TEVE

  4. Fernando

    Toda hora a história muda, ontem não tinha médico, hoje já tem e não quis atender, qual é a verdade??? Cadê a credibilidade do blog??? Isso é só sensacionalismo, interesse politico, manipulação da verdade, tirando proveito da desgraça alheia. Respeitem a dor da familia!

  5. rafael

    É engraçado! Pedir p respeitar a dor dos familiares, tinha q respeitar era na hora do atendimento no hospital. Atender com dignidade ou pelo menos por compaixão. O refeito tanto falou nos palanques em humanizar a saúde…

  6. Felipe

    Cansei de ouvir num tal de mesa redonda, que o atendimento nos hospitais iriam mudar, que os funcionários maltratavam o povo e que isso no novo governo seria totalmente diferente. Mas até agora, o q se vê, são pessoas preocupadas em perseguir quem votou no outro candidato e isso vai contra tudo q pregavam no palanque no período d campanha. Comecem pela atendimento com amor, comecem a tratar o povo como povo.

  7. Rafael

    Só quem sabe a verdade é a mãe, e o que disseram a ela é que não tinha médico no hospital, Se tinha é pior ainda, pois negar atendimento a um paciente é negligência e isso é crime. Deixo aqui minha pergunta ao Diretor do Hospital: Qual o médico q estava de plantão? E ao édico: Pq não atendeu a criança? e pq negaram o cateter à uma mãe desesperada? É isso q a população quer saber?

  8. Clara

    Pode até não ter tido protesto, mas deveria. Casos como este não deveriam acontecer nos dias de hj, depois de tanta falação sobre os erros cometidos até uns dias na saúde de BDC, e só esse mês já é o segundo caso de omissão de socorro nos hospitais locais. Tem o caso da garota de 12 anos e alguns meses que o clínico não atendia pq era caso da pediatra e a pediatra disse que já era caso de clinico, e a população vai só se calando, até quando?

  9. ana maria soares

    Trabalhei na saúde no pleito passado e tinha q ouvir calada tudo o q se falava de maus tratos contra pacientes no hospital, ninguém se importava se estava denegrindo a imagem dos profissionais q ali trabalhavam. E hj ninguém diz nada contra tais barbaridades? Kd o mesa redonda? o Leonilson Mota q falou q a saúde está 100 por cento? Diz aí Leonilson, quantos médicos e quais suas especializações estão trabalhando atualmente em Barra do Corda?

  10. Carlos

    A muito tempo a população d Barra é conivente c coisas erradas envolvendo orgãos píblicos. kd paulim bandeira, valciderlan, adão nunes, e tentos outros q sempre foram as ruas falar contra esses tipo de erro? ou será que só iam falar pq era contra o povo do nenzim? sejam honestos e façam cumprir suas palavras, cobrem justiça e responsabilidades p com o povo ja!!!

  11. PAULO

    E VERDADE FALTA SAUDE SIM, VOTEI NO VINTE FUI ALUTA JUNTO COM O 20, MAIS A VERDADE TEM QUE SER DITA A SAÚDE TA IGUAL A ANTES OU PIOR………… O PREFEITO ´SO FALAVA NAS NOSSAS CRIANÇINHAS, PERGUNTE ALGUEM QUE CONSEGA FALAR COM ELE, SE ELE JÁ CONTRATOR ALGUM PEDIATA, CONTINUA SÓ A DRa. EBENEZER QUE TRABALHA DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA EM UM HOSPITAL EM SÃO LUIS, SABADO E DOMINGO AS CRIANÇAS NÃO PODE ADOECER, PORQUE NÃO TEM PEDIATA…….ORTOPEDIA SÓ TEM MEDICO DE SEGUNDA A QUINTA FEIRA, SEXTA SABADO E DOMINGO NÃO PODEM FICAR DOENTE, PORQUE NÃO TEM MEDICO ORTOPEDISTA…….NOS QUE VOTAMOS NO 20 SABEMOS DISSO SIM QUE E VERDADE A SAÚDE TÁ DOENTE E MUITO DOENTE, A FAMILIA DO SENHOR PREFEITO SEMPRE ESTAR EM GRAJAÚ E EM IMPERATRIZ ATRAZ DE MEDICINA, SE AQUI TÁ BOA A SAÚDE DEVERIAM NÃO SAIR DAQUI…..ESSA E A VERDADEIRA SITUAÇAO HOJE DE BARRA DO CORDA.

  12. SERGIO

    ALGUEM SABE QUEM E O DIRETOR DO HOSPITAL, PORQUE ATE ESSA DATA EU NÃO SEI.

  13. Maria

    Dizem q é um primo do prefeito. Para quem dizia q não ia colocar parentes na prefeitura… HA HA HA HA. Falar é fácil. Só ingenuos acreditaram!!!!

  14. maria

    Gostaria q o Diretor do hospital dese um esclarecimento à ppulação sobre quais os médicos e suas especialidades, para q a população ficasse mais informada na hosra d procurar atendimento médico e onde.

  15. Antonio Cláudo

    Esse já é o segundo caso de morte de criança por falta de qualidade médica na administração ERIC COSTA. E ainda pedem respeito a dor das famílias. Estamos criticando a falta de saúde é exatamente em respeito a dor das famílias, para que outras famílias não venham a passar por isso também. Eric, tanto falava mal da saúde na gestão anterior, e sempre frisou que saúde seria uma prioridade na sua gestão. Ta provando o contrário, destruindo a esperança que ele mesmo criou na população. Eu mesmo acreditei em suas propostas e estou decepcionado, agora vendo a armadilha em que nós “o povo barra-cordense caiu”. A grande preocupação da prefeitura é pintar de verde os postes, os meio fios, as pontes e muros, enquanto pessoas estão morrendo por falta de saúde.
    Sr Prefeito Eric Costa, respeitar a dor das pessoas é se prontificar á atendê las, quando elas buscam o atendimento que lhe é de direito, e não posar de bonzinho nos velórios daqueles que morrem após serem tratados com descaso.
    Meus sentimentos às famílias de luto. E meu repúdio a essa falta de ética administrativa.

  16. jose

    Já tá na hora da população exigir respeito qd se trata de saúde. Secretário vc fava tão bem ante de assumir a sec. de saúde q até acreditei q seria diferente. Mostre trabalho agora .

  17. raíra

    Diretor Peterson, diga aos cordinos quem são os médicos q trabalham no hospital. Já fui lá umas duas vezes e não vi nenhum. Sem falar no laboratório q nunca começa a funcionar ou se funciona tá sem material.será q tá realmente melhor dq antes?

  18. jOÃO

    NÃO CONHEÇO ESSE PROFISSIONAL “PEDIATA”.

  19. ana lima

    enganou o povo cordino bunitinho !!! como nenzin disse. espere pra ve

  20. PAULO

    Sou 70, votei no 70 e falo com toda vericidade a história não é essa ,fico triste por observar que muito das pessoas que apoiei estão se prestando a tão pouco.Acredito que temos que dar tempo ao tempo depois julgaremos o novo gestor,repito não votei nele mas a verdDE TEEM QUE SER DITA

  21. yasmin

    Para esta criança não teve atendimento médico, más para o Doutorzinho que estava na residência de sua Mãe que se chama Iracema. Que o mesmo estava ou está todo dengoso, que é o Prefeito do 20 e não dos cordinos, tinha atendimento todas as horas em sua residência por uma Ambulância da SAMU. Esperamos que a Justiça tenha conhecimentos e tome as providências cabíveis.

  22. Paulo

    A saúde e de fazer vergonha, mas quando eles precisam vao para Grajaú, ou Imperatriz, a vó do prefeito vai para Garjau fazer fisioterapia, a esposa vai para Imperatriz, assim eles dizem que aqui tem Medico,pode uma coisa dessa NETO fERREIRA

  23. Antonio Célio

    Bom Dia

    Quero aqui mais uma vez reiterar o nosso compromisso com a COLIGAÇAO Trabalho, Respeito, Cidadania administrada por MANOEL MARIANO DE SOUSA o NENZIM; você ou vocês viram a grande DIFERENÇA entre a COLIGAÇAO Trabalho, Respeito, Cidadania e a COLIÇACAO atual? A COLIGAÇAO administrada por MANOEL MARIANO DE SOUSA o NENZIM nunca perseguiu no sentido de só é atendido em um HOSPITAL se tiver votado nele NENZIM! Onde essa CO-LI-GA-ÇAO atual fica fazendo isso! A ELEIÇAO acabou! Não existe mais essa maneira de quem votou no Candidato de MANOEL MARIANO DE SOUSA o NENZIM ou não!!, no meu ponto de vista o PREFEITO é Eric Costa e ele é pra todos! Não somente pra quem votou nele não!!

    Faço sim a mesmo COMPARAÇAO da COLIGAÇAO de ERICO COSTA a mesma que ADMINISTROU a cidade de Barra do Corda do ano de 2000 até 2004,onde o ex-gestor AVELAR SAMPAIO chegava nas residências da cidade de Barra do Corda pedindo votos e dizia assim “ SE EU ME ELEGER LHE DOU UM EMPREGO! MAIS NÃO FALA PRA O TEU VIZINHO NÃO “ quase o mesmo fazia o GESTOR atual ele andava nas residências com um caderno anotando os nomes das pessoas dizendo se elegesse ia ter um emprego! Isso é nada mais nada menos uma MERA COINCIDENCIA com a administração do ex-gestor AVELAR SAMPAIO.

    Vamos nos unir novamente e procurar dar mais uma vez a oportunidade pra a COLIGAÇAO administrada por MANOEL MARIANO DE SOUSA o NENZIM,para por fim a essa PER-SE-GUI-ÇAO que esta acontecendo na cidade de Barra do Corda.

    Dar continuidade aos trabalhos que ia ser feito caso eleito o candidato de MANOEL MARIANO DE SOUSA; a COLIGAÇAO ao invés de perseguir alguém tem é TRA-BA-LHO a mostrar! Foi o que se foi observado durante 12 anos da GESTAO dele NENZIM.

    Estava eu no comício da COLIGAÇAO de ERIC COSTA quando a palavra foi dada ao Sr. BENEDITO TERCEIRO e no seu discurso ele diz “ EU QUERO DIZER SE OS ELEITORES DO 70 NÃO TEM VERGONHA NA CARA DE VOTAR NO CANDIDATO DE MANOEL MARIANO DE SOUSA “

    Olha Sr Benedito Terceiro é obvio que nos temos muita vergonha na cara! Talvez mais que o Sr Benedito Terceiro! Vergonha não tem é quem vive de perseguir as pessoas só porque não votaram no prefeito Eric Costa! E o Sr Benedito Terceiro esta em LI-BER-DA-DE graças a um HABEAS CORPUS! Então o Sr. Não tem MORAL nenhuma pra falar de VERGONHA na CARA! Porque o Sr Benedito Terceiro não tem VERGONHA na CARA não.

  24. Antonio Cláudo

    Eu era 20 não sou mais, devido essa vergonha que o prefeito Eric esta fazendo aos seu correligionários.

  25. Antonio Cláudo

    Caro PAULO, se você acha que a história não é bem assim, então veja esse vídeo, onde quem fala é o avô do garoto Rafael, Sr. Renato Viana que tambem ajudou na campanha de Eric. Confira:
    http://www.youtube.com/watch?v=ioM_OlsY0Mw

  26. Mayara

    Nossa!!! Que bom que acordaram, só que já é um pouco tarde neh galera…Os protestos tem que ser feito de forma legal e consciente, vcs deveriam ter tido esta iniciativa quando a administração anterior desviou mais de 50 milhoes de reais para uso proprio, prejudicando os jovens desta cidade na qual nao tem futuro para quem quer estudar, cidade esquecida, onde nao se tem espectativa de vida, quem quer um emprego, tem que babar político, mas isso existe porque a população é suja e BURRA! Como exigir que os políticos sejam diferentes se a própria população impõe essa regra, de só eleger se oferecer algo em troca, sempre querendo ganhar lguma coisa, trocam um salário pelo atraso da cidade, povo BURRO! E os seus filhos? Vão ter que sair da cidade p capital pq na cidade de MERDA! não tem estudo…Vamos protestar mas vamos protestar correto, a morte desta criança nao foi um fato isolado, isso sempre aconteceu em Barra do Corda, vcs lembram do caso das crianças que após serem medicadas morreram no hospital? Pois é ta aí outra oportunidade perdida de ter ido as ruas protestarem….O povo tem que ter atitude e nao só por causa de uma richa política ficar criando mídia com essa fatalidade para detonar a administração atual…Isso é hipocrisia…Tenho certeza que isso é a principal repercussão deste caso (claro que merece). Essa repercusão todinha não é a solidariedade e sim oportunismo dos derrotados para atingir a administração atual vamos as ruas sim, reivindicar a saúde que é DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, e não para usar palavras grossas p atingir o prefeito e sim o que é de nosso direito……

  27. Raquel

    Calma pessoal, são só dois meses na gestão, não deu ainda de resolver todos os problemas de uma só vez. Que tipo de pessoas, eu hein… O Eric está sim sendo um bom prefeito, mas ele não é mágico pra fazer todos os problemas desaparecerem assim de um só vez. E vai melhorar sim, aos poucos.

    O PREFEITO NÃO TEM VARINHA DE CONDÃO AINDA NÃO!!!

  28. denise

    você fala que é na gestão do Eric, só que eu não vi
    na gestão do Nenzim, diferença, e é que o Eric, agora que assumiu a prefeitura…………
    E o nenzim, teve tempo, vamos concordar

  29. Smumejapbep

    This information requires shine up to explication and is intended first of all for capitalize on close to salubrity mind a look after workers and facilities/organizations providing vigorousness meticulousness including pharmacies, hospitals, long-term heed facilities, community-based well-being suffering service providers and pre-hospital pinch services.

    http://www.lampda.com.pl/strony,blogi,fora/kardiolog,katowice,s,900/
    http://www.nordwa.com.pl/strony,blogi,fora/www,s,675/
    http://www.freelinks24.edu.pl/zdrowie,i,uroda/medikard,katowice,s,3825/
    http://www.extralinki.net.pl/zdrowie,i,uroda/www,medikard,eu,s,2942/
    http://www.bulma.pl/zdrowie,i,uroda/home,page,s,2936/

    http://eroniunia.pl/zdrowie,i,uroda/home,page,s,5205/
    http://kstronek.com.pl/zdrowie,i,uroda/specjalistyczna,przychodnia,lekarska,medikard,s,1413/
    http://www.lajklink.edu.pl/zdrowie,i,uroda/www,s,3882/
    http://www.alexol.com.pl/strony,blogi,fora/kardiolog,katowice,s,672/
    http://www.nazakolu.com.pl/strony,blogi,fora/medikard,poradnia,kardiologiczna,katowice,s,675/

    http://www.wyszukano.net/zdrowie,i,uroda/neurolog,katowice,s,8721/
    http://katalik.pl/zdrowie,i,uroda/medikard,katowice,s,9014/
    http://zapytuje.com.pl/zdrowie,i,uroda/www,s,1316/
    http://www.nakrym.com.pl/strony,blogi,fora/medikard,poradnia,kardiologiczna,katowice,s,676/
    http://www.belegiaos.edu.pl/zdrowie,i,uroda/medikard,neurolog,katowice,s,3756/

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários