Poder

Luis Fernando Silva entrega retroescavadeiras a municípios

As retroescavadeiras foram doadas ao Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Noventa e nove municípios maranhenses, cuja população é menor que 50 mil habitantes e integram o Programa Territórios da Cidadania, receberam nesta sexta-feira (6) retroescavadeiras entregues pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, e pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sergio Lopes.

Secretário Luis Fernando Silva entrega retroescavadeiras a prefeito de Icatu, Juarez Lima

Secretário Luis Fernando Silva entrega retroescavadeiras a prefeito de Icatu, Juarez Lima

As máquinas vão reforçar a infraestrutura dos municípios, melhorar as condições de escoamento da produção da agricultura familiar,bem como a circulação de bens e serviços. A ação beneficia cerca de 1 milhão de moradores da zona rural do estado.

As retroescavadeiras foram doadas ao Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, um investimento de R$ 17,5 milhões. As máquinas foram adquiridas para a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Maranhão.

“Esta é uma parceria muito proveitosa dos governos Estadual e Federal e que reforça o esforço que a governadora Roseana Sarney está fazendo de melhorar a qualidade de vida da população maranhense, sobretudo no campo”, destacou o secretário Luis Fernando Silva. Ele disse que o Programa de Inclusão Produtiva só terá êxito se for aderido pelos municípios.

“Essas máquinas serão usadas na construção, melhoria e ampliação de estradas vicinais que são os verdadeiros caminhos de escoamento da produção. Isso vai levar mais renda mais produtividade e mais qualidade de vida ao campo maranhense”, completou o secretário.

Durante seu pronunciamento, o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal e representante do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Maranhão é o estado contemplando com o maior número de retroescavadeiras.

“Por conta de uma agenda muito intensa isso não foi possível, mas estamos aqui para entregar as máquinas aos prefeitos e anunciar uma nova etapa do programa. A nova etapa é a aquisição de mais 3.591 retroescavadeiras e 1.300 motos niveladoras, anunciada pela presidenta”, explicou Sérgio Lopes. Já está disponível no site do MDA a possibilidade dos municípios se cadastrarem para adquirir as novas máquinas.

O prefeito do município de Icatu, Juarez Lima, que representou a Federação Maranhense dos Municípios (Famem), foi o primeiro a receber as chaves das máquinas. Ele disse que iniciativas como esta são que promovem o desenvolvimento do Maranhão, estado onde a maior parte da população vive na zona rural. “Só temos a agradecer ao governo do Estado e federal por esse apoio aos municípios maranhenses”, disse.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, no Maranhão há 262.089 estabelecimentos da agricultura familiar, o que representa 91% do total de estabelecimentos rurais do Estado. Mais de 858 mil pessoas trabalham nesses empreendimentos, o que representa 87% da mão de obra ocupada com campo maranhense. Os agricultores familiares são responsáveis por, nada menos que, 93% da produção estadual de café, 89% do arroz em casca, 86% do feijão e da mandioca e 56% do leite.

Contemplados

Os municípios contemplados com as máquinas pertencem às regiões do Alto Turi e Gurupi (17 municípios); Baixada Ocidental (14); Baixo Parnaíba (12); Campos e Lagos (10); Cocais (12); Lençóis Maranhenses (9); Médio Mearim (15) e Vale do Itapecuru (9). Todos os municípios que receberam as retroescavadeiras fazem parte do programa Território da Cidadania, com exceção do município de Bom Jardim

A cerimônia contou com a participação de prefeitos, representantes do Incra, Iterma, do Colegiado Territorial Sustentável do Maranhão, superintendência da MDA, deputados estaduais, o secretário de Estado da Agricultura, Claudio Azevedo, A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, e o tenente-coronel, Marco Antônio Terra, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, entre outras autoridades.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários