Poder

Grupo Allegretto se apresenta neste sábado em Ribamar

Proposta é divulgar a música medieval e renascentista, indo até o barroco. Apresentação terá entrada gratuita.

O município de São José de Ribamar irá viajar no tempo neste fim de semana. Tudo por conta da apresentação do Grupo Allegretto,  que acontece na manhã deste sábado (16), a partir das 10h, na Igreja Matriz da sede da cidade. A entrada é gratuita e a apresentação conta com o apoio cultural da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).

Surgido em 1996, a partir da classe de Prática de Conjunto de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música, o Allegretto é um grupo instrumental e vocal de música antiga, que vem com a proposta de divulgar a canção dos períodos medieval e renascentista, indo até o barroco. O repertório abrange clássicos do século XIII ao XVII.

Os integrantes do grupo utilizam cópias de instrumentos de época, como flautas doces renascentistas e barrocas, alaúde, vihuela e guitarra renascentista, viola da gamba e instrumentos de percussão. Além disso, o Allegretto conta com um quarteto vocal misto e desde agosto de 2010 incluiu a dança renascentista nos concertos.

Para compor a estética visual e cênica, o grupo faz uso de figurino/indumentária que reporta aos períodos interpretados, promovendo uma verdadeira viagem no tempo.
Antes de vir para São José de Ribamar, o Allegretto se apresenta em São Luís, na sexta-feira (15), no Teatro Arthur Azevedo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários