Poder

População e estudantes da UFMA realizam ato público pela melhoria do transporte coletivo

Presenciando esses problemas diariamente, um grupo de jovens da Pastoral da Juventude juntaram-se ao movimento

Nos últimos dias, a cidade de São Luís vive momentos de caos no transporte público. Com a greve dos rodoviários, as dificuldades apenas aumentam. Para os moradores da Área Itaqui-Bacanga que é uma das mais populosas de São Luís, com uma população estimada em 250 mil habitantes, segundo dados do último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), distribuídas em mais de 50 comunidades (Bairros e Vilas), isso é cada vez menos suportável.

A empresa brasiliense Taguatur Transporte é a única empresa de transporte coletivo responsável pelo transporte de passageiros na Área Itaqui-Bacanga. Atuando com uma espécie de monopólio, há mais de 40 anos na região, a empresa transporta em média cerca de um milhão de passageiros por mês com pouco mais de 20 linhas de ônibus.

Os principais problemas apontados pelos usuários do transporte público na Área Itaqui-Bacanga são: ônibus velhos, demora entre um coletivo e outro, número insuficiente para a grande demanda de passageiros da área.

Presenciando esses problemas diariamente, um grupo de jovens da Pastoral da Juventude (órgão da Igreja Católica) da Área Itaqui-Bacanga juntaram-se à estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a partir de grupos de discussão e mobilização advindos da rede social Facebook, organizaram a 1ª Manifestação Mova São Luís.

O evento Mova São Luís, trata-se de um ato público, onde os jovens juntamente com os demais moradores da Área Itaqui-Bacanga pretendem fazer ouvir suas vozes e levar ao conhecimento das autoridades públicas e diretores da empresa Taguatur, as suas reivindicações por um transporte público de qualidade.

A 1ª Manifestação Mova São Luís acontecerá nesta quinta-feira (31). A concentração será a partir das 15h na Praça do Bacanga (em frente a entrada da UFMA – Colun). Lá, os manifestantes irão confeccionar cartazes e faixas que estarão presentes na caminhada. A partir das 16h, eles seguirão em caminhada pela Avenida dos Portugueses. Está prevista uma parada em frente a Unidade Mista do Bacanga, onde haverá um ato simbólico em relação à saúde pública. Os participantes da manifestação seguirão até a frente da empresa Taguatur, onde encerrarão o ato público.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “População e estudantes da UFMA realizam ato público pela melhoria do transporte coletivo”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. ana clara

    OS VOTOS DO FLAVIO DINO, TODOS VÃO VOTAR NO TADEU PALACIO.
    VAI SER VOTOS DE PROTESTO CONTRA O JOAOCAUSTELO, O PIOR PREFEITO DE SÃO LUIS, NÃO FEZ NADA PELA A CAPITAL, O TADEU VAI GANHAR ESSA FACIL DO JOAOCAUSTELO.
    PIOOR PREFEITO DE SÃO LUIS, JOAOCAUSTELO.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários