Poder

Candidatos à eleição de prefeito começarão a ser pré-definidos esta semana

O Estado do Maranhão

Os partidos políticos envolvidos com a eleição majoritária em São Luís começam a definir esta semana os caminhos que serão confirmados durante as convenções, cujo prazo para serem realizadas começa dia 10 de junho. O PT espera a reunião de pelo menos 14 partidos que declararam apoio à sua candidatura para definição da indicação do vice. Enquanto isso, a oposição ainda analisa dados de pesquisas qualitativas para definir quem será o candidato.

O tempo de negociação para definições sobre candidaturas para as eleições deste ano começa a ficar menor. Em São Luís, os partidos de oposição devem se reunir esta semana para começar a analisar em conjunto os dados de pesquisas qualitativas que cada legenda encomendou para assim definir o melhor nome para entrar na disputa eleitoral.

De acordo com o pré-candidato do PP, Tadeu Palácio, a intenção dos seus aliados (PTC, PSB, PPS e PCdoB) é chegar a um denominador comum quanto ao nome que será indicado para ser o candidato da oposição.

Rumos – Durante toda esta semana, os presidentes dos partidos envolvidos e ainda os pré-candidatos, que incluem Tadeu Palácio, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Eliziane Gama (PPS) e Roberto Rocha (PSB), finalizarão as avaliações dos levantamentos para então definir os rumos da oposição.

“Acredito que até o fim desta semana todos os dados terão sido comparados e avaliados para já definirmos os caminhos a serem seguidos e quem melhor representará a ideia do nosso grupo”, afirmou Palácio.

Enquanto a oposição se organiza para definir o nome do candidato que será cabeça de chapa na eleição majoritária, o pré-candidato do PT, o vice-governador Washington Luiz, espera que os 14 partidos que declararam apoio à sua candidatura se reúnam e definam o nome do vice que comporá com o PT.

“O tempo está terminando e os prazos estão chegando. Esperamos que ainda esta semana os presidentes dos 14 partidos se reúnam e definam quem irá compor conosco do PT. As negociações em torno do vice não podem mais se prolongar”, declarou Washington Luiz.

Aliança – De acordo com o presidente municipal do PMDB, deputado Roberto Costa, até o dia 10 de junho o nome do vice de Washington será indicado. Pelas negociações, este nome deverá sair do PMDB por causa principalmente da aliança nacional entre petistas e peemedebistas.

No entanto, como ainda não findaram as conversas, tanto Costa quanto outros presidentes de legendas aliadas do PT no Maranhão deverão se reunir ainda esta semana para avançar nas negociações.

“Pelo que estamos conversando, o nome do vice de Washington será do PMDB, mas isso somente será confirmado após findar as negociações com outras legendas que fazem parte da base aliada da governadora Roseana Sarney”, disse Roberto Costa.

O PMDB indicou os nomes dos ex-secretários estaduais Conceição Andrade, Luís Bulcão e o deputado estadual Afonso Manoel. Outro partido aliado, o PTB, indicou o nome do jornalista Roberto Fernandes. Já o PV tem como indicação o deputado estadual Edilázio Júnior.

Decisão – Outra decisão que o petista Washington Luiz aguarda é sobre o apoio do DEM. Esta decisão pode ser tomada ainda esta semana, já que o presidente estadual do Democratas, senador Clóvis Fecury, deverá se reunir com o presidente nacional, José Agripino, para que seja exposta a situação do partido no Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Candidatos à eleição de prefeito começarão a ser pré-definidos esta semana”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Argélio

    Em Pindare agora é fato, Aldemir Lopes é do grupo de oposição e será o candidato a vice-prefeito de Dr Walber nas próximas eleições municipais.
    A mais nova aliança política para enfrentar o grupo do prefeito Henrique Salgado e seu pré-candidato, Alexandre Colares, está formada e preparada pra vencer as eleições.
    Recentemente postamos uma matéria afirmando que Aldemir Lopes deveria romper com o grupo do prefeito. Agora não há mais dúvidas é realidade, Aldemir rompeu mesmo e agora é o novo integrante do grupo de oposição ao prefeito Henrique Salgado.
    Para aqueles que não acreditavam que Aldemir tivesse coragem de sair da confraria, restou uma surpresa, seu afastamento definitivo do governo.

    Sábado passado (26), foi a grande manifestação popular de apresentação de Aldemir ao grupo de Walber. Muitos imaginavam que seria apenas uma simples reunião política para apresentá-lo, mas ao contrário disso, foi uma imponente e grandiosa festa repleta de muitas caras novas e muitos adeptos do Doutor. Mais de duas mil pessoas compareceram à residência de Walber pra assistir e ouvir de perto o que seria falado à multidão presente. O espaço da área do sítio de Walber que é bastante grande ficou pequeno demais para a aglomeração de pessoas que foram prestigiar o evento. Tinha gente por todos os locais, gente dentro e fora do ambiente da reunião e nos arredores das ruas vizinhas. A multidão ficou deslumbrada e eufórica com a grande quantidade de pessoas que foi prestigiar o evento. Era todo mundo se cumprimentando, alegre e feliz, com sorrisos extravasantes em cada semblante.
    Logo após começar os trabalhos de falação, houve alguns discursos de agradecimento à chegada do novo membro. Depois o próprio Aldemir se pronunciou e manifestou sua vontade de participar do novo elenco. Disse que do lado de lá não havia mais clima pra ele. Disse que sempre foi desfavorável à candidatura de Alexandre Colares e que nunca escondeu de ninguém sua insatisfação com ele. Depois veio a fala de Walber que agradeceu a todos e ao novo aliado e foi ovacionado pela multidão presente.
    O certo é que agora Aldemir Lopes é o companheiro de chapa de Dr Walber nas eleições de 2012. Com ele veio o partido socialista brasileiro que tem na sua relação de filiados candidatos a vereador como sua esposa Bobó, Nicolau, o vereador Viegas, Boinha e Biete. Não sabemos como ficará a situação deles agora neste cenário.
    Por outro lado, há quem diga que Alexandre Colares, pré-candidato a prefeito da situação, poderá até desistir de sua candidatura a prefeito, até mesmo porque não está tendo o merecido apoio por parte do prefeito à sua candidatura.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários