Maranhão

Fábio Braga comemora sanção da lei que cria o Dia do Vaqueiro

Deputado Fabio Braga (PMDB) na tribuna.

Deputado Fabio Braga (PMDB) na tribuna.

O deputado Fábio Braga (PMDB) anunciou nesta quinta-feira (26), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que a governadora Roseana Sarney (PMDB) acaba de sancionar um projeto lei, de sua autoria, aprovado por unanimidade no poder Legislativo Estadual, instituindo o Dia do Vaqueiro Maranhense. A comemoração da data será no dia 22 de agosto.

O parlamentar afirmou que, com a criação do dia estadual do vaqueiro, todos os 42 deputados com assento na Assembleia Legislativa homenagearam os bravos e destemidos cidadãos maranhenses, cuja labuta diária é o manejo e condução de espécies animais bovinos, bufalinos, equinos, muares, caprinos e ovinos.

Para Fábio Braga, tipo étnico, o vaqueiro é a figura central de uma fazenda, e se destaca como um homem destemido que desempenha um trabalho árduo e contínuo, pois passa a maior parte do tempo montado a cavalo percorrendo a fazenda, vigiando as espécies de animais e fiscalizando. “É uma justa homenagem a esses homens que merecem um dia para comemorar”, afirmou.

Fábio Braga comentou que o deputado federal maranhense Carlos Brandão é o autor da Lei 11.928/2009, que instituiu o Dia do Vaqueiro Nordestino, comemorado anualmente no terceiro domingo do mês de julho. A celebração coincide com a Missa do Vaqueiro, marco do calendário sertanejo e manifestação de fé realizada anualmente no município de Serrita, no Estado de Pernambuco.

Em aparte, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) elogiou a iniciativa do deputado Fábio Braga em promover a justa homenagem a todos os vaqueiros maranhenses. Melo disse que pelo trabalho árduo que desempenham em todos os rincões do Maranhão, os vaqueiros merecem a homenagem prestada pelo poder Legislativo Estadual.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Um comentário em “Fábio Braga comemora sanção da lei que cria o Dia do Vaqueiro”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Armando Pinto

    O deputado Fábio Braga é muito atuante, sem dúvida o melhor da assembleia, porque só se envolve em assuntos importantes.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários