Cidade

Mobilidade urbana: viadutos precários e insuficientes

Manutenção das pontes e viadutos de SL deixa a desejar, afirma engenheiro.

Do Imirante

Um dos maiores problemas enfrentados pela população de São Luís é a mobilidade urbana. O tráfego é complicado na maioria das avenidas da cidade, mesmo nos horários que não são de pico. E apesar de ter viadutos e pontes, que ajudam a desafogar o trânsito, a situação do tráfego na capital só piora a cada dia.

Além de não serem suficientes para suprir o fluxo de veículos, os viadutos e as pontes de São Luís enfrentam problemas estruturais causados pela falta de manutenção adequada. O Imirante.com percorreu a cidade e constatou as péssimas condições estruturais dos cinco viadutos mais antigos da capital.

Segundo o engenheiro civil e assessor-técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Antônio Xavier, a manutenção das pontes e viadutos de São Luís deixa um pouco a desejar.

“Nós temos feito muitas vistorias em pontes e viadutos e vemos muitos problemas nas juntas de dilatação, ferros expostos, trincas no asfalto, drenagem, sinalização, iluminação. A gente percebe a carência de manutenção”, explica o técnico.

O engenheiro alerta que o tempo ideal para reparos nessas obras é de uma vez por ano. Sendo necessário analisar as juntas de dilatação, drenagem pluvial, sinalização, vendo se há ferragens expostas e se tem ataque de cloretos. “Tem que ter um plano de manutenção para manter essas obras de arte em bom nível de desempenho”, defende Antônio Xavier.

Além dos problemas de manutenção que comprometem a estrutura dessas obras, o engenheiro aponta que, os viadutos existentes em São Luís não são suficientes para suprir a demanda do trânsito da cidade.

“É visível que São Luís precisa de mais viadutos. Na minha opinião, o poder público deveria analisar a possibilidade de fazer viadutos em áreas como na rotatória da PM, que sempre tem engarrafamento. No retorno da Forquilha e no Marco Zero próximo ao aeroporto. São áreas onde sempre há concentração de veículos o que causa engarrafamentos”, analisa.

O poder público estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), é quem determina que seja construído um viaduto dependendo da necessidade e da demanda viária da região. A Sinfra analisa o local e faz o projeto, que deve ser devidamente registrado no Crea-MA, o qual dá o registro da obra e concede uma legitimação técnica.

O Imirante.com entrou em contado com a Sinfra pedindo o histórico dos viadutos da cidade, como data de inauguração e localidade. Além disso, pediu informações sobre possíveis construções de outros viadutos para melhorar a mobilidade urbana da capital. Mas, até o fechamento desta matéria, a Secretaria não deu as informações.

O portal entrou em contato, também, com a Prefeitura de São Luís, que é responsável pela manutenção dessas obras, perguntado a data da última reforma/reparo dos viadutos e pontes da cidade, mas não obtivemos resposta.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

14 comentários em “Mobilidade urbana: viadutos precários e insuficientes”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Judson

    Cara agora voces querem que o Edivaldo recupere tudo que as outras gestoes deixaram sem conserto?? Olha, aí ja é um pouco demais. Vejo que ele está fazendo sua parte, mas ter que dar conta do desserviço de quem veio antes dele é molecagem viu?

  2. Luan

    São Luís nunca passou por nenhum tipo de supervisao deste tipo. Os elevados que o governo do estado tanto fica alardeando tambem apresentam problemas gravissimos! Vamos procurar dar nome aos bois!

  3. Maria

    Não sei por que agora estao reclamando disto… a infra estrutura destas construções em sao luis sempre foi ruim, e resultado de varias administrações que deixaram essa situação sem solução.

  4. Vilma Cruz

    Grande coisa o CREA ficar apontando isto ou aquilo errado na cidade. Na hora de intervir de fato, de fazer o seu papel ele nao faz. Botar toda a culpa no atual prefeito tambem não cola.

  5. Ludmila gaspar

    De fato, tá complicado, as coisas estão difíceis no trânsito e infraestrutura, as imagens não mentem. Contudo, devemos fazer avaliação mais criteriosa da coisa. Já tem muitos e muitos anos que nenhum reparo é feito pela cidade. Me pergunto e se alguém por favor lembrar me diga, quando foi a última ação em prol de reparos nesses pontos feitos pelos outros gestores que passaram pela prefeitura. O que é acumulado por anos, não dá pra ser resolvido num passe de mágica.

  6. Carabino Tiro Certo

    Isso é resultado de péssimas administrações passadas. Me pergunto por onde andava o CREA esses anos que não se preocupou de cobrar tais reparos. Agora que eles lembraram de ver como estão esses viadutos? Muito estranho!

  7. Fernando Campos

    Se Rosengana realmente se preocupasse com a população já teria juntamente com parceria com prefeitura amenizado essa situação, sabe se que São Luís é uma cidade que não tem planejamento algum ai o que resultou nesse total desperarado!!!

  8. Josué Castro

    Ainda não vi nada no Maranhão nos últimos 50 anos, que tenha sido construido e reformado ao longo do tempo. O próprio Governo do Estado não dá a mínima para as pontes do São Francisco e Tribuzzi só receberam paliativos, nada mais, e estão estado vergonhoso.

  9. João Miguel

    Que não está bom, todo mundo já sabe. A prefeitura já deve ser ciente quanto a essa situação. O que me faz pensar mesmo é pq só agora estão reclamando? Essa situação está mais agravante pq vem de outras gestões que não fizeram nada para cuidar desses viadutos. Ou seja, sobrou, mais uma vez, pra quem está atualmente no comando da prefeitura.

  10. Julieta Farias

    Isso daí só nos mostra o quanto as gestões anteriores ñ trabalhavam, e sim só desviavam os recursos q vinham para realizar tais mudanças.

  11. Fábio Leite

    Vamos bater palma para governadora Roseana Sarney sua linda!!?!?! vamos, masi palmas pelo seu governo de merda. Parabéns governadora estamos afundando ainda mais por causa das suas obras, opá falta de suas obras só no miguel…. agora vem edinho p unir com ela, já sabem gente se arriscar o Maranhão não vai durar nem mais uma década, vejamos as obras q a roseana fez p afogar e melhorar o trânsito… nenhuma. estamos na pior .,

  12. jully Anne

    Gente, essas pontes e viadutos foram construidos há anos e normal apresentarem problemas, devido a ação do tempo, administrações anteriores nunca fizeram nada. Agora alguém me explioca como pode uma ponte nova, ainda em contrução apresentar rachaduras e ameaçar desabamento, como acontece com uma das pontes de interligação da via expressa? Obras mal feitas, que só servem para desvio de verbas e ações eleitoreiras, o governo do estado vem e faz uma grande cag… dessa e depois joga na mão da prefeitura a responsabilidade de cuidar e ajeitar o que fizeram.

  13. alípio

    se o estado nao faz as obras intensas de reparo pq ele pensa que é só fazer e pronto, como a prefeitura pode fazer o papel dela de manter? até pq se ela faz esse trabalho, o governo notifica a prefeitura. em vez de ajudar o ” melhor governo” faz é atrapalhar

  14. Marmota

    Sim e por isso nosso Prefeito não vai tomar uma atitude. Que ele faça e será mais lembrado que seus antecessores, não deixando vez para o incluirem na lista dos que nada fazem. Força Prefeito.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários