Política

Inácio articula reunião entre Sindicato dos Urbanitários e governador Flávio Dino

Com a articulação do deputado estadual Zé Inácio (PT) o Sindicato dos Urbanitários participou na tarde desta quinta-feira 17/05, de uma audiência com o governador do Estado Flávio Dino, no Palácio dos Leões. A pauta da categoria foi a gestão da Caema, a não privatização da Eletrobrás e soluções aos problemas apresentados pelos sindicalistas.

No diálogo, o deputado Zé Inácio enfatizou as ações que já estão sendo desenvolvidas para que se chegue a uma melhor prestação de serviço no abastecimento de água à população maranhense.
“Nestes três anos foi um dos maiores investimentos realizado pelo governo por meio do tesouro estadual na Caema em cerca de mais de 300 milhões. Por isso, foi discutido sobre uma gestão que venha a otimizar os investimentos que o Governo já disponibilizou, e de forma articulada com o sindicato e a direção da Caema esses serviços serão ampliados tanto em tratamento de esgoto como no abastecimento de água no Estado”, disse Zé Inácio.

O governador Flávio Dino disse que está aberto ao diálogo com o sindicato e é contra a privatização do sistema Eletrobrás. “Não é o momento e nem a forma para realizar privatizações, uma política estratégica deve ser preservada para o desenvolvimento do país e assinei a carta reiterando novamente que somos contra.Quanto a Caema há um reconhecimento em comum que estamos fazendo investimentos públicos desde 2015, para que a Caema possa corrigir problemas acumulados ao longo de décadas, mas já há essa convergência plena com a nossa política praticada e com o que o sindicato pensa”, disse o governador.

Durante a manhã a diretoria do Sindicato dos Urbanitários, os trabalhadores da Caema e a diretoria da empresa participaram de uma agenda de trabalho com o apoio do parlamentar na Assembleia Legislativa, que realizou um painel de debates sobre uma gestão que venha a proporcionar a reestruturação da empresa.

Participaram da audiência com o governador os representantes do Sindicato dos Urbanitários: Rodolfo César Diretor de Saneamento, Vaner Almeida Secretário Geral, Nivaldo Araújo representante da Cut, Aline Marques Borges Secretária de Políticas Sociais, e o assessor jurídico do sindicato Guilherme Zagalo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Zé Inácio deve ser o novo presidente do PT no Maranhão

NSB_3223-1
O deputado Zé Inácio reuniu-se com membros das chapas “Construindo um Novo Brasil” (CNB) e “A Força Que Vem da Base”. A reunião teve como objetivo firmar o apoio das chapas a candidatura do deputado a presidente do PT estadual.

A chapa “A Força Que Vem da Base” pretendia lançar um candidato a presidente, mas revolveram abrir mão da candidatura para apoiar o parlamentar.

A chapa é formada pelos municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale, Esperantinópolis, São Luís Gonzaga, Santa Inês, Poção de Pedras, Bacabal, Vitorino Freire, Olho D’agua das Cunhãs, Turilândia, Lima Campos, Timbiras, Bernardo do Mearim, Pio XVII e Alto Alegre do Maranhão.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Aprovada pela Assembleia Lei que cria Bilhete Único

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de Lei n° 057/2015 de autoria do Deputado Zé Inácio (PT) que trata implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.

O Projeto de Lei autoriza o Governador do Estado do Maranhão a implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

O deputado Zé Inácio (PT) destaca que o Bilhete Único Metropolitano tem por finalidade permitir ao usuário a utilização de todos os modos de transporte público de passageiros necessários para o seu deslocamento até o destino final mediante o pagamento de uma única tarifa. “O sistema de Bilhete Único Metropolitano promoverá a integração de todos os meios de transporte coletivo de pessoas, especialmente, ônibus intermunicipais, ônibus municipais, bem como outras modalidades a serem implantadas”.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Secretário de São Luís destrata deputado e proíbe evento da arquidiocese na Maria Aragão

Depois de vetar a participação do boi da Maioba no tradicional arraial da prefeitura de São Luís, o presidente da Fundação de Cultura (FUNC) Marlon Botão aprontou de novo e continua com suas barbeiragens à frente da Cultura na gestão Edivaldo Holanda Junior.

Em um grupo do Partido dos Trabalhadores (PT) no whatsapp, onde participam 100 lideranças de todo o Maranhão, Botão voltou a defender o veto à participação do boi da Maioba no arraial da prefeitura e ainda disparou contra o deputado estadual Zé Inácio, seu “companheiro” de partido, após o parlamentar ter solicitado diretamente ao prefeito Edivaldo Holanda a inclusão do boi da Maioba na programação da capital.

“Lamentável um deputado do PT pedir ao prefeito de São Luís para burlar o edital, que é uma forma democrática e transparente de desenvolver políticas públicas (…)” disse.

Membros do PT, entretanto, criticaram a posição de Marlon Botão e saíram em defesa de Zé Inácio.

“Burocracia não combina com cultura popular genuína… #MinhaOpinião” (sic.) reproduziram vários membros do grupo.

CONTRADIÇÃO
Desperta grande estranheza a defesa que o presidente da FUNC faz dos editais para contratação das brincadeiras juninas e a contradição com a modalidade que ele utiliza para contratar técnicos para fazerem a avaliação dos projetos das brincadeiras para o São João.

Em vez de contratar através de edital, profissionais são contratados indiscriminadamente por Marlon Botão para avaliarem quem vai ou não participar do rateio dos quase R$2 milhões para o pagamento das brincadeiras.

O Conselho Municipal de Cultura de São Luís, democraticamente eleito, legalmente constituído e com mandato em plena vigência, é composto pelas mais diversas lideranças e representantes de segmentos culturais e artísticos que são aptos e poderiam executar essa função de analisar as inscrições das brincadeiras sem ônus para a Prefeitura. Contudo, Botão prefere fazer da sua gestão na FUNC uma verdadeira caixa-preta.

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS É PROIBIDA DE USAR PRAÇA MARIA ARAGÃO
Em mais uma derrapada à frente da FUNC, Marlon Botão proibiu a Arquidiocese de São Luís, comandada por Dom Belisário, de realizar sua tradicional missa de Corpus Christi na Praça Maria Aragão.

O evento, organizado e combinado desde o início do ano com a Prefeitura, foi vetado no início da semana, sob a alegação que o material para a construção das barracas da festa junina já estão na praça Maria Aragão.

O evento foi então deslocado para a área do estacionamento da praça que não possui iluminação adequada e tem o piso irregular.

A FUNC tentou amenizar a insatisfação da cúpula da Igreja e dos membros das comunidades católicas, mas não teve êxito.
“O material para as barracas do São João poderia ser estocado no estacionamento e não transferirem nosso evento pra lá”, contou ao blog uma pessoa próxima a D. Belisário, que avaliou que os idosos correrão risco de se acidentarem pelo piso irregular do estacionamento.
Enquanto isso, o prefeito Edivaldo Holanda segue passivo à condução desastrosa de Marlon Botão à frente da FUNC.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Notas da manhã

Deputada Whatsapp

Deputada Andrea Murad durante audencia que tratava sobre saúde pública.

Deputada Andrea Murad durante audencia que tratava sobre saúde pública.

A deputada Andrea Murad (PMDB) demonstrou na tarde de ontem (17) o quanto se preocupa com a saúde do Maranhão. Enquanto o Secretário de Saúde do Estado Marcos Pacheco mostrava as necessidades do estado e suas ações para amenizar os problemas, em audiência na Assembléia Legislativa, Andrea estava mexendo em seu celular, provavelmente no whatsapp.

Engraçado é que a deputada todo dia sobre na tribuna da Casa para cobrar e criticar o secretário e quando tem a oportunidade de confrontá-lo, não dá à mínima.

Pedido de autonomia

O deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou ontem esta terça (17), em seu pronunciamento, no plenário da Assembleia Legislativa, a Indicação apresentada por ele requerendo a desvinculação da Secretaria de Estado da Juventude à Casa Civil, transformando-a em Secretaria Ordinária. O objetivo é desburocratizar os processos e procedimentos voltados para os programas de políticas públicas.

A pasta da Juventude hoje tem status de Extraordinária, e a transformação em Secretaria Ordinária dotaria a pasta de uma estrutura com autonomia operacional e orçamentária.

Mais perdido do que cego em tiroteio

Quem estava na Audiência Pública na Assembleia observou que o deputado Zé Inácio (PT) estava mais perdido do que cego em tiroteio. Além de não saber nada do tema abordado, ainda ficou em lugar desprestigiado da mesa, onde não conseguia nem olhar os slides apresentados pelo secretário. Restou-lhe tomar água e ficar olhando de um lado pro outro.

Candidato Mentiroso

O empresário Herialdo Pelúcio, candidato derrotado nas eleições de 2012 no município de Presidente Vargas, anda gritando aos quatro ventos que é o candidato do Governador Flávio Dino na cidade. Herialdo tem inclusive pago blogueiros da região para espalhar a mentira.

Ora, como se Flávio Dino fosse se importar com as eleições de uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes. É cada uma! E o pior é que tem gente que ainda acredita.

Precariedade

A situação de Presidente Vargas não é nada boa. A administração da prefeita Aninha (PV) vai de mal a pior e pouco se importa com a população. Para se ter idéia, foram os moradores de uma rua do centro da cidade que tiveram que construir uma ponte, pois a prefeita, que não manda em nada, diga-se de passagem, quem manda é o marido, não fez e nem sequer deu satisfação. Para piorar, o promotor Benedito Coroba está no seu pé e pode cassá-la qualquer momento por fraude no transporte escolar.

Belezinha leva vaia

Na tarde da última sexta-feira (13), a prefeita de Chapadinha, Dulcilene Pontes (Belezinha), foi vaiada durante uma reunião na escola municipal ‘Francisco Gonçalves ’ na localidade Macajuba por Pais de alunos.

A sonora vaia, que ecoou por todo o recinto, foi registrada por vários minutos no momento em que a prefeita não conseguiu explicar a indagação de um pai de aluno em perguntar sobre o motivo em que a prefeita não mandava um ônibus para a região para fazer o transporte dos alunos para estudarem na cidade de Chapadinha distante 45 quilômetros.

Sumiu de Vargem Grande

A população de Vargem Grande está sofrendo e carregando uma cruz que não merece. A cidade está entregue a violência e ao uso de drogas e o poder público não faz nada para coibir. O prefeito Edvaldo Nascimento (PMDB) nem pisa na cidade e para terminar de completar, um dono de cabaré quer ser prefeito a partir de 2016 com o apoio de um deputado federal envolvido na Operação Lava-Jato, trata-se de Matias Pancadão, dono da Bam Bam Bam, e de Waldir Maranhão.

Prejuízo aos cofres

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) está buscando reverter no Supremo Tribunal Federal (STF) o reajuste linear de 21,7 porcento concedido a partir de decisão judicial, a servidores de nível médio do Executivo e do Poder Judiciário. O impacto da decisão judicial aos cofres públicos implicaria em um custo anual de R$ 953 milhões e mais de R$ 4 bilhões se for considerada a medida em caráter retroativo.

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, explica que os reajustes diferenciados concedidos pela lei estadual 8.369/2006 são constitucionais, pois a Emenda nº 19/98, que trata da Reforma Administrativa permitiu a efetivação deste tipo de reajuste e que este é um dos argumentos principais das alegações feitas pela PGE junto ao STF.

Moralistas I

Os deputados estaduais que pretendem levar no Ministério Público uma suposta irregularidade ocorrida na Central de Licitação, também deveria aproveitar para questionar o caso do amigo de parlamento, Sergio Frota, que empregou a mulher no próprio gabinete. Nepotismo descarado.

O caso é grave é deveria ter a mesma atenção dos deputados que questionam a moral do governo Flávio Dino.

Moralistas II

Os deputados de oposição Edilazio Júnior, Andrea Murad, Adriano Sarney e Sousa Neto atuam como moralistas do parlamento. Embora eles fechem os olhos para imoralidade do deputado Sérgio Frota.

É inadmissível que os mesmos não se
manifestem e aceitem calados certos atos torpes que jogam na lama a ética e moral do parlamento maranhense.

Biometricamente

Os juízes eleitorais de Imperatriz e Açailândia, juntamente com os chefes de cartórios, se reuniram nesta terça-feira, 17 de março, com o juiz auxiliar Sebastião Bonfim (presidência), o diretor Gustavo Campos (geral) e o secretário Wagner Sales (Tecnologia da Informação) para discutirem os preparativos para a revisão do eleitorado dos dois municípios pela biometria.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Incra assegurou R$ 78 milhões para reforma agrária em 2013

O balanço das ações realizadas em 2013 pela Superintendência Regional do Incra no Maranhão (Incra/MA) visando a implementação e o desenvolvimento da reforma agrária no estado aponta a criação de 25 projetos de assentamento e o reconhecimento de outros três projetos do Instituto de Colonização e Terras do Estado (Iterma), ampliando, desta forma, a destinação de terras para essa política. O Incra/MA concluiu o ano assentando 2.702 famílias, superando em 20% a meta inicial, que 2.250 famílias.

Os dados de balanço foram divulgados pelo superintendente José Inácio Rodrigues na última quinta-feira (27). Ele acrescentou, ainda, que no decorrer de 2013 foram realizadas 20 vistorias preliminares e de avaliação visando a elaboração de Estudo da Capacidade de Geração de Renda (ECGR), totalizando 67.047 hectares vistoriados.

A Procuradoria Federal Especializada do Incra/MA ajuizou 15 ações de desapropriação junto a Justiça Federal e aguarda decisão do Judiciário. O Incra/MA aguarda, ainda, o mandado de imissão de posse para 16 áreas, com capacidade total

A of using I ? Than generic viagra product all knock toenails problems – occasionally.

para 769 famílias.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Assentados de Bequimão assinam contratos para construção de 75 moradias

foto.P.Paulo

Foi realizado na terça-feira (21), no projeto de assentamento (PA) Padre Paulo, no município de Bequimão, uma etapa muito importante para que 75 famílias de trabalhadores rurais concretizem o sonho de possuir uma casa de alvenaria. Elas assinaram os Contratos Individuais de Concessão do Crédito Instalação, na Modalidade Aquisição de Materiais de Construção. O Ato aconteceu no povoado Centrinho e contou com a presença do superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues.

Essa será a segunda etapa de construção de moradias para os agricultores daquele Assentamento, onde residem 225 famílias. Na primeira fase foram construídas 150 habitações.”Com esses novos contratos todos os assentados do PA Padre Paulo terão suas casas de alvenaria”, informou o técnico do Incra-MA, Sérgio Roberto de Azevedo Campos.

O casal Maria José Ferreira Amorim e Benedito Amorim foi um dos que assinaram o Contrato.”Nossa casa é muito pequena. Temos dois filhos e todos dormimos em apenas um quarto. Agora podemos ter uma casa maior”, afirmou Benedito Amorim.

Outro casal contemplado foi Raimunda Belo Gonçalves e João Martis Gonçalves, que possuem quatro filhos. A casa deles era de taipa e com as chuvas começou a cair. “Tivemos quer fazer uma pequena melhoria onde morávamos, mas graças a Deus agora vamos receber nossa casa definitiva”, disse Raimunda.

De acordo com o superintendente José Inácio Rodrigues, será aplicado o valor de R$ 25 mil por família para construção de cada casa, totalizando um investimento de R$ 1, 8 milhão para construção das 75 moradias. Esses recursos serão oriundos do Crédito Instalação – modalidade Aquisição de Materiais de Construção.

Minha Casa Minha Vida 

O superintendente explicou que houve mudança na modalidade de construção de moradias para os assentados e que agora as casas passam a ser levantadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). “Vamos construir essas habitações ainda na modalidade do Crédito Instalação, porque já havia sido iniciada a operacionalização dos recursos, que agora está sendo retomada”, explicou o superintendente. Uma equipe do Incra-MA vai ficar no Assentamento Pe. Paulo dando orientações necessárias aos assentados para que as obras de construção das casas sejam iniciadas a partir de fevereiro deste ano.

José Inácio informou ainda que até o final de janeiro a Superintendência deve atualizar a demanda de habitações a serem construídas pelo Programa MCMV nos assentamentos. “Atualmente temos uma demanda de 28 mil unidades habitacionais. Até o final de janeiro deve chegar a mais de 30 mil. Para reformas de casas, nossa demanda é de cerca de 15 mil moradias”, disse ele, acrescentando que vão ser incluídas para reforma pelo MCMV as 150 casas já construídas no assentamento Pe. Paulo.

As famílias assentadas além de suas casas de alvenaria recebem também outros benefícios como assistência técnica, com início já previsto para o próximo mês de março; infra-estrutura (construção de estradas, poços), e outros créditos como Crédito Apoio e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). E ainda tem acesso a outros programas do Governo como Bolsa Família, Luz para Todos, Água para Todos, entre outros.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Geral

Superintendente do Incra participa de homenagem a Manoel da Conceição

DSC_3114

O Superintendente do Incra no Maranhão, José Inácio Sodré Rodrigues participou da solenidade de abertura do 1º Simpósio Internacional sobre Questão Agrária que está sendo realizado na Escola de Arquitetura da UEMA e prossegue até o dia 14 de novembro. A solenidade de abertura teve uma palestra do líder do MST, João Pedro Stedile e uma homenagem ao lider camponês Manoel da Conceição com o lançamento do livro. “Manoel da Conceição:sobrevivente de Brasília.

Inácio Rodrigues lembrou a contribuição dada por Manoel da Conceição na luta pela Reforma Agrária no país e ressaltou a importância de eventos desta natureza que discutem um tema importante para o Maranhão e prestam homenagem a uma grande personalidade respeitada nacional e internacionalmente.

Faço parte da Rede Nacional de Advogados Populares que também participa deste evento e quando atuava como advogado militando em causas da questão agrária percebi o quanto o nome de Manoel da Conceição é tido como referência entre os movimentos sociais do campo. Na condição de representante de um entidade que lida com a questão agrária e tem conforme orientação da presidenta Dilma, o compromisso de atuar para garantir mais dignidade aos trabalhadores rurais, é importante participar de uma homenagem a uma pessoa como Manoel da Conceição, referência no país e no mundo, em relação a questão da Reforma Agrária”.

O 1º Simpósio Internacional sobre Questão Agrária prossegue amanhã com uma mesa redonda sobre o campo e as políticas públicas no Maranhão e questão da contemporaneidade da Questão Agrária na América Latina, com a participação de pesquisadores da Argentina e da Universidade Estadual de São Paulo.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Incra reúne entidades para o Minha Casa Minha Vida

Com o objetivo de definir quais serão as entidades organizadoras que atuarão no Programa Minha Casa Minha Vida Rural(MCMVR) nas áreas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Maranhão, a Superintendência Regional reuniu na quinta-feira passada (07) diversas entidades representativas dos trabalhadores rurais no estado. A reunião, que teve início às 15h, aconteceu na sede da Regional, em São Luís-MA.

Participaram da reunião representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Maranhão (Fetaema), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Secretaria de Estado das Cidades, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Municípios no Maranhão (Famem), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Caixa Econômica Federal (CEF) e técnicos do Incra-MA.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

PT enquadra Zé Inácio no Incra no MA

Zé Inácio comandará o Incra no Maranhão

Zé Inácio comandará o Incra no Maranhão

Foi nomeado hoje, 18, para o comando do Incra no Maranhão o jovem despreparado José Inácio Rodrigues Sodré, que é do mesmo grupo politico do vice-governador Washington Oliveira.

Zé Inácio é advogado e natural do município de Bequimão, o jovem não tem expressão política no Maranhão, foi candidato nas últimas eleições para deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores e obteve apenas 7.387 votos.

Essa nomeação é comentada nos bastidores político como uma vitória do vice-governador Washington Oliveira e Raimundo Monteiro (Presidente do PT-MA).

SEDUC – O PT apoiou Roseana Sarney nas eleições de 2010 ao governo do Estado, visando a Secretaria de Educação do Estado, como um dos acordos firmados entre os dirigentes do PT e a cúpula do PMDB.

O PT no cenário politico do Maranhão está desmoralizado, nunca lhe foi dado a Pasta da Educação, sendo uma das secretarias que seriam comandadas por algum membro do Partido dos Trabalhadores.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.