Poder

Dos 18 deputados federais apenas 4 votaram contra doação empresarial para campanhas

Deputados foram os únicos a dá exemplo na Câmara Federal.

Deputados foram os únicos a dá exemplo na Câmara Federal.

Um número expressivo de deputados votaram ontem (27), na Câmara Federal, optando pelo “sim” na emenda constitucional que autoriza empresas a realizarem doações de campanha a partidos políticos, exceto ao candidato.

De acordo com levantamento feito pelo Blog do Neto Ferreira, da bancada federal do Maranhão, apenas quatro votaram contra aprovação, número muito inferior aos 14 que decidiram pela liberação de doação.

A aprovação da emenda foi composto pela bancada maranhense do PMDB, PEN, PRP, PRB, PP, PSDC, PTB, PDS, PSDB e PV. Ouros partidos como – por exemplo -, PT, PCdoB, PDT e PPS votaram contra. Confira abaixo a lista dos maranhenses que votaram contra e favorável a doação:

PCdoB
Rubens Pereira Júnior MA Não

PDT
Weverton Rocha MA Não

PEN
André Fufuca MA Sim
Junior Marreca MA Sim

PMDB
Alberto Filho MA Sim

PMDB
Hildo Rocha MA Sim
João Marcelo Souza MA Sim

PP
Waldir Maranhão MA Sim

PPS
Eliziane Gama MA Não

PRB
Cleber Verde MA Sim

PRP
Juscelino Filho MA Sim

PSB
José Reinaldo MA Sim

PSDB
João Castelo MA Sim

PSDC
Aluisio Mendes MA Sim

PT
Zé Carlos MA Não

PTB
Pedro Fernandes MA Sim

PV
Sarney Filho MA Sim
Victor Mendes MA Sim


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maranhão

Zé Carlos presta homenagem ao Dia dos Engenheiros

zecarlos

Na manhã desta quarta-feira (11), o deputado estadual Zé Carlos do PT, usou o pequeno expediente para homenagear todos os engenheiros maranhenses pelo seu dia comemorado em 11 de dezembro, data que foi promulgada o Decreto Federal nº 23.569, em 1933, que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor.

Na tribuna, o parlamentar comentou sobre a crise que a engenharia brasileira passou na década de 80, e ressaltou a importância da tecnologia associada ao profissional de engenharia como solução para a crise.

“Em um país de economia forte em vários segmentos como o Brasil, o engenheiro possui um importante papel nesse processo”, frisou o deputado.

Durante a homenagem o deputado destacou ainda, os gargalos da profissão de engenharia não só no Maranhão, mas em todo o país, pois segundo ele há uma enorme ingerência de leigos em engenharia nos cargos governamentais de assuntos de engenharia.

“Precisamos ficar cientes, que a tecnologia pertence à engenharia. Engenharia é Física, Química e Biologia aplicadas, com lastro na Matemática. Nossos engenheiros são bastantes em si mesmos, para analisar problemas, equacioná-los e resolvê-los, por isso devemos utilizar o conhecimento do profissional qualificado e devidamente reconhecido.

Zé Carlos fez referência à atuação da entidade representativa da classe dos engenheiros, o Sindicato dos Engenheiros do Maranhão (SENGE-MA), presidido por Berilo Macedo, ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), como órgão de fiscalização no Estado do Maranhão, que completou 40 anos neste ano.

Na ocasião, ele informou que protocolará um requerimento solicitando a realização de uma sessão especial, para fazer uma justa homenagem ao CREA-MA em comemoração dos seus 40 anos e ao Sindicato dos Engenheiros  do Estado do Maranhão, em homenagem ao dia do Engenheiro.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Deputado Zé Carlos participa da Semana das Cooperações Internacionais das Casas Familiares Rurais na França

zecarlosO Deputado Estadual Zé Carlos (PT) foi convidado pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais – ARCAFAR Nordeste e Norte, para representar à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, na Semana das Cooperações Internacionais das Casas Familiares Rurais.

O evento é realizado pela Federation Regionale des Maiosons Rurales D’Education Et D’Orientation, em Lyon na França, na Região Rhône-Alpes, realizado no período de 01 a 08 de Dezembro. A viagem do parlamentar foi patrocinada pela entidade francesa.

A Semana das Cooperativas tem por objetivo a valorização das realizações de jovens brasileiros e franceses, através de exposição, responsáveis por intercambiar sobre a educação no campo, a agricultura e a diversificação nos territórios rurais.

Na oportunidade, Zé Carlos do PT fará visitas as Casas Familiares Rurais francesas, aos jovens em estágio e aos jovens que permanecem no campo, participará também, de encontro com o Conselho Geral do departamento da Isére (entidade política) e com a Câmara da Agricultura de Lyon.

A ARCAFAR Nordeste e Norte é uma instituição inspirada nas Maisons Familiales Rurales Francesas e nas experiências do Sul do Brasil, e trabalha a educação no campo através da pedagogia da alternância como modalidade de ensino.

A proposta da pedagogia da alternância é usada em áreas rurais para mesclar períodos em regime de internato na escola com outros em casa. Por 30 anos, a receita foi aplicada no Brasil por associações comunitárias sem o reconhecimento oficial. Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceitou a Alternância como também quer vê-la ainda mais disseminada.

O Deputado Zé Carlos, antes mesmo de ser parlamentar, levantou a bandeira da pedagogia da alternância no Maranhão, e desde o primeiro ano do seu mandato tem trabalhado incansavelmente para que essa modalidade de ensino se torne oficial no Maranhão. Por isso foi contemplado com tão honroso convite.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Max Barros e Zé Carlos saem em defesa de Gil Cutrim

Os deputados Magno Bacelar (PV), Max Barros (PMDB) e Zé Carlos (PT) defenderam, com argumentações diferentes, o prefeito de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), na sessão de ontem quinta-feira (7), da denúncia feita pelo deputado Bira do Pindaré (PT), de que o município está cobrando o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de quem foi beneficiado com casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Max Barros sai em defesa do prefeito de Ribamar.

Max Barros sai em defesa do prefeito de Ribamar.

O deputado Zé Carlos defendeu uma alternativa política para o episódio e disse que o prefeito é sensível à questão. “Acho que temos que encontrar alternativas para isso, conversando com o prefeito e tenho certeza de que o prefeito Gil Cutrim, jovem, bem sucedido na política e com a sensibilidade política, tenho certeza de que ele tem vai refletir, juntamente com a Câmara Municipal, e fazer essa revisão nesse procedimento e aprovar essa lei”, assegurou.

O outro deputado que defendeu uma saída política foi Max Barros, sob a argumentação de que o tema é relevante e de importância social. “Tenho certeza de que o que está acontecendo em São José de Ribamar, como colocou o deputado Zé Carlos, é uma questão eminentemente jurídica, mas havendo vontade política acho que essa questão pode ser resolvida. Então, eu mesmo vou me empenhar, com V. Exa, junto ao prefeito Gil Cutrim para que possamos contornar essa questão jurídica e realmente isentar esses moradores do conjunto do imposto territorial municipal”, afirmou.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Direito de resposta: deputado Zé Carlos esclarece o motivo de sua ausência

Zé Carlos esclarece os motivos

Zé Carlos esclarece os motivos

O deputado estadual Zé Carlos da Caixa, responde ao blog sobre a sua ausência na vistoria da Comissão de Obras e Serviços da Assembleia Legislativa no aeroporto Marechal Cunha Machado.

Zé Carlos disse que já havia comunicado ao Presidente da Comissão, deputado Raimundo Louro, sobre a sua ausência na vistoria, (abaixo a resposta) informando os reais motivos.

Caro Neto,

A título de esclarecimento ao post “Absurdo! Deputados não comparecem na vistoria do aeroporto caótico de São Luís”, quero comunicar que a minha ausência no evento de ontem (18/10) foi previamente informada ao deputado Raimundo Louro, presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa; devido a uma agenda parlamentar, com a qual havia me comprometido antecipadamente.

Oportuno o momento, gostaria de enfatizar que é praxe a minha plena assiduidade nas sessões plenárias, nas reuniões das Comissões e nas ações de interesse internos e externos da Casa, inclusive corroborando para as discussões de temas de relevância social; postura esta que pretendo manter até o final do meu mandato.

Penso que o blogueiro foi no mínimo injusto e infeliz ao utilizar expressões como “políticos de baixo clero” ao fazer alusão aos parlamentares da Casa, sobretudo aos que compõem a Comissão e que levam o trabalho desenvolvido por ela a sério.

Sem mais, o gabinete deste deputado está de portas abertas, caso o nobre blogueiro queira se inteirar das muitas iniciativas que já tomamos ao longo destes breves 8 meses de atuação parlamentar.

Deputado estadual Zé Carlos do PT


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Absurdo! Deputados não comparecem na vistoria do aeroporto caótico de São Luís

Rigo Teles, Raimundo Louro e Zé Carlos da Caixa

Rigo Teles, Raimundo Louro e Zé Carlos da Caixa

Pelo visto o interesse de alguns parlamentares é totalmente mínimo na objetividade da resolução do problema que afeta o aeroporto Cunha Machado, em São Luis.

Por volta das 15h desta tarde, 18, ficou marcada a vistoria da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Maranhão para que fosse tomada alguma providência após a vistoria. Só que até agora, dos cinco deputados estaduais, apenas compareceram dois, um numero inexpressivo.

Os deputados Carlinhos Florêncio e Vianey Bringel pegaram um chá de cadeira na espera dos outros três parlamentares que demonstram ter interesse na causa do povo.

Os faltosos foram: Rigo Teles, Zé Carlos da Caixa e até o próprio presidente da Comissão de Obras, deputado Raimundo Louro.

Já Raimundo Louro faltou à vistoria, pelo simples motivo de se auto-promover em uma entrevista concedida na Rádio Educadora, justamente no mesmo horário em que deveria participar da então vistoria.

É claro, quando o interesse é pessoal ou contrariado, políticos de baixo clero iguais a estes, acabam com sonhos de milhares de eleitores que um dia acreditaram em promessas que não passam de ilusões


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Zé Carlos parabeniza Guimarães pela organização da atual gestão

Zé Carlos

Zé Carlos

“Fiquei satisfeito ao constatar o quanto que a cidade de Guimarães (MA) está bem cuidada, limpa, organizada. Parabenizo o prefeito deste município, Padre William, pela dedicação. Que esta gestão sirva de exemplo ao resto do estado”, disse o deputado Zé Carlos do PT, enquanto esteve na Tribuna da Assembleia Legislativa.

O depoimento é reflexo da sua ida à Guimarães, Dia das Crianças. Durante todo o dia, a sede do município e demais distritos que o integram esteve em festa.

A criançada comemorou o tempo inteiro esta data. Todos se divertindo de forma pacífica, com muita alegria. Esse é outro ponto que gostaria de destacar: o quanto que o cidadão vimarense é ordeiro, bem humorado. Dá vontade de morar na cidade”, afirmou o deputado petista.

Além do deputado, participaram de um dia inteiro de atividades dedicado às crianças de Guimarães, o desembargador Guerreiro Júnior (novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão); a sua esposa, Mary Guerreiro (diretora da Rádio Comunitária Cultural FM 106,3MHZ) ; o prefeito de Guimarães, Padre William; os vereadores Carlos Cunha, Osvaldo Gomes e Lourdes Camargo; a secretária de Educação, Denildes Cunha e a secretária de Saúde, Margarete Ribeiro.

Da Agência Assembleia


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Deputado Zé Carlos propõe a criação do 'Dia do Blogueiro'

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado Zé Carlos (PT) que cria o Dia do Blogueiro. O projeto deve ser votado nas próximas sessões.

Deputado Zé Carlos

Deputado Zé Carlos

A indicação da data para a comemoração é 18 de maio. Ela será uma alusão ao aniversário de morte do jornalista e blogueiro Walter Rodrigues, considerado pioneiro na utilização desta ferramenta de comunicação, contribuindo, desta forma, para a evolução do jornalismo digital em nosso Estado, feito de forma independente e autoral.

A criação, por consequência, de uma esfera compartilhada digital como espaço de apresentação ao público (e também produzida por ele), relacionada a uma série de fatos sobre os quais devemos emitir opinião ou discutir, atenuou a influência cognitiva dos meios de comunicação de massa. Uma vez no virtual, o indivíduo passa a adquirir uma experiência direta, imediata e pessoal sobre um assunto, tornando-o dotado de significado para si.

O crescimento e potencial da ferramenta blog; no Maranhão, popularizada pelo jornalista Walter Rodrigues. Fala-se então sobre a confiabilidade na opinião do autor. Ao contrário das demais mídias, em que, teoricamente os fatos devem ser apresentados de forma imparcial, o blog tem assumidamente um papel opinativo.

O Dia do Blogueiro será uma justa homenagem àqueles que valorizam a qualidade da informação e contribuem para a formatação de imagens e conceitos de temas de interesse regional, nacional e até mesmo internacional; mantendo o internauta sempre atualizado, em tempo real, a respeito das noticias de destaque quer seja em nosso estado, quer seja no restante do mundo.

Da Agência Assembleia


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Zé Carlos parabeniza Aluísio Mendes e alfineta Fábio Gondim

O deputado Zé Carlos do PT subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (28) para manifestar a sua satisfação quanto a decisão secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, em permanecer no cargo.

Deputado estadual, Zé Carlos da Caixa

Deputado estadual, Zé Carlos da Caixa

“Gostaria de registrar que o secretário Aluísio tem contribuído positivamente para o andamento das negociações do Plano de Cargos e Carreira da classe militar maranhense”, afirmou o parlamentar petista, logo no início da sua fala.

Na oportunidade, Zé Carlos também parabenizou a preocupação do secretário com orçamento estadual 2012, focando a segurança pública como uma das prioridades do governo.

Sobre as últimas notícias veiculadas a respeito do secretário, o deputado Zé Carlos declarou que “felizmente a governadora teve a sensibilidade de não aceitar a saída do secretário Aluísio de seu cargo, o que prejudicaria muito o andamento das negociações com os militares”.

O parlamentar encerrou seu pronunciamento no Pequeno Expediente lamentando a ausência do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim, nas reuniões que trataram dos diversos itens de reivindicações dos policiais e bombeiros maranhenses. Na opinião do parlamentar, essas ausências acabaram causando alguns transtornos.

Da Agência Assembleia


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.