Maranhão

Vice-governador será sabatinado hoje na Assembleia Legislativa

Vice-governador Washington Oliveira

Vice-governador Washington Oliveira

Candidato único à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o vice-governador Washington Luiz (PT), será abatinado daqui a pouco por uma comissão especial de deputados estaduais.

Aprovada a sua indicação pela Assembleia Legislativa, Washington Luiz terá que se desincompatibilizar do cargo. E sua saída do governo abre uma longa discussão política sobre os rumos administrativos tanto do governo como da própria Assembleia. É que se a governadora Roseana Sarney (PMDB) for mesmo candidata ao Senado Federal, terá que sair do cargo até abril para concorrer nas eleições.

Assim, assumiria a administração estadual o deputado estadual Arnaldo Mello, que hoje é o presidente da Assembleia Legislativa. Mas se ele for candidato a algum cargo eletivo ou majoritário nas eleições de 2014, também não poderá assumir o Palácio dos Leões sequer por um dia em abril, sob a ameaça de se tornar inelegível.

O vice-governador garantiu ontem que está pronto para assumir o cargo de conselheiro. Mas até mesmo essa possibilidade corre risco. É que o seu antigo companheiro de partido, o deputado federal Domingos Dutra entrou com uma ação judicial contra o processo eleitoral de escolha da vaga de conselheiro.

A argumentação é que tanto o prazo de inscrição como a necessidade de 14 assinaturas para validar uma candidatura torna ilegal a escolha. (iDifusora)


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.