Mundo

Veja publica trecho da biografia de Steve Jobs

Da coluna Cláudio Humberto

A revista Veja traz na edição que chega às brancas neste final de semana um capítulo inédito da biografia do ex-presidente do conselho de administração da Apple, Steve Jobs, que teve seu lançamento antecipado para 24 de outubro após sua morte. No trecho reproduzido pela revista, o jornalista americano Walter Isaacson, que também é autor da biografia de Albert Einstein, descreve a relação entre o executivo e o designer Jonathan Ive, chefe da equipe de design da companhia e responsável por produtos como iPod, iPad e iPhone. Ive – ou Jony, como era chamado – assumiu o comando da equipe em 1996, um ano antes do retorno de Jobs à Apple.

Ive conta no livro que pensava em deixar a empresa, já que a Apple tinha pouco apreço pelo design. Quando Jobs reassumiu seu posto, diz o trecho, realizou uma palestra que fez com que Ive resolvesse ficar. “Estávamos na mesma frequência. De repente entendi por que eu amava a empresa”, afirma no livro.

Segundo a biografia, Jobs respeitava Ive e achava que o designer fez “uma diferença imensa” na Apple e no mundo. Ive disse no livro que às vezes se ofendia com Jobs por ele ficar com muito crédito sobre os produtos. “Eu me sentava na plateia e ele falava daquilo como se fosse ideia sua. (…) dói quando ele assume a autoria de um dos meus designs”, contou Jony. Mesmo com a mágoa de artista, Ive reconhece a importância do papel de Jobs na companhia.
“As ideias que ocorrem a mim e a minha equipe seriam totalmente irrelevantes se Steve não estivesse aqui para nos empurrar, trabalhar conosco e derrubar a resistência a transformar nossas ideias em produtos”, disse no trecho do livro, segundo a Veja.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.