Poder

Vice-prefeito eleito de São Luís empurra professor em eleição do Sinproesemma

julio

Uma grande confusão tomou conta da eleição para presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e um dos envolvidos no tumulto é o vice-prefeito eleito de São Luís e ex-presidente do órgão, Júlio Pinheiro.

De acordo com imagens gravadas no momento da confusão, o vice-prefeito estava discutindo com o professor Anísio e, em seguida, o agrediu.

O motivo do desentendimento, até o momento, não se sabe.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Poder

Presidente do Sinproesemma será o vice de Edivaldo Júnior

FB_IMG_1470317391588

O prefeito e pré-candidato a reeleição, Edivaldo Holanda Júnior, anunciou, na manhã desta quinta-feira (04), que o sindicalista Júlio Pinheiro (PCdoB) será o candidato a vice que irá compor a sua chapa. A declaração foi feita na sede do PDT, em São Luís, durante uma entrevista coletiva.

Edivaldo Holanda Júnior deixou a ata da convenção aberta com a intenção de conseguir com que o PSB se interessasse pelo cargo, no entanto o partido não demonstrou nenhum interesse em compor a coligação do pedetista, que está com a imagem completamente desgastada.

Júlio Pinheiro que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), era pré-candidato a vereador de São Luís pelo PCdoB, e conta com o forte apoio da categoria dos professores da rede estadual.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Política

Prefeito de Santa Quitéria exonera coordenador do Sindicato

O coordenador do Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Maranhão (SiNPROESEMMA) de Santa Quitéria, Augusto Ribeiro, (foto) foi exonerado pelo prefeito Sebastião Moreira, numa clara demonstração de perseguição política.

O prefeito alega que o coordenador acumula matrícula. Mais a exoneração é classificada como perseguição que o prefeito de Santa Quitéria está fazendo contra o Presidente do Sindicato dos Professores por motivações exclusivamente políticas.

Ao se sentirem ameaçados, o prefeito de direito de Santa Quitéria Sebastião Moreira e o prefeito de fato Manim Leal resolveram exonerar o sindicalista concursado da Prefeitura, Prof. Augusto, em um ato nitidamente de perseguição política.

A alegação é de que o Presidente do Sindicato possui vários vinculos, o que seria proibido pela Constituição. Entretanto, diversos professores aliados de Manim Leal em Santa Quitéria também possuem vários vínculos como professores e, nem por isso, foram exonerados. Manim Leal e Sebastião Moreira somente possuem olhos para prejudicar quem lhe opõem?


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Judiciário

Justiça manda suspender greve promovida pelo Sinproesemma

Desembargador Paulo Velten.

Desembargador Paulo Velten.

Em decisão proferida nesta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Maranhão determinou a suspensão imediata do movimento grevista promovido pelo Sinproesemma na rede municipal de ensino de São José de Ribamar.

A decisão é fruto de uma ação declaratório de abusividade de greve impetrada pelo Município contra a referida entidade classista e que teve como relator o desembargador Paulo Velten.

Em sua sentença, o desembargador determinou a aplicação de multa diária no valor de R$ 1 mil ao Sinproesemma, caso o mesmo não cumpra a decisão judicial.

Velten reconheceu que, apesar de ser um mecanismo constitucional assegurado aos trabalhadores, a greve não é prima ratio na solução de conflitos entre patrões e empregados, não podendo, em hipótese alguma, ser utilizada como instrumento de intimidação para efeito de atendimento de reivindicações e, tão pouco, prejudicar o ano letivo dos estudantes da rede municipal de ensino.

“A greve é o último recurso posto à disposição dos trabalhadores, de onde somente pode ser deflagrada depois de esgotadas todas as tratativas negociais, mas, nunca no curso destas, sequer antes, como instrumento de pressão ou de radicalização, tal como denota a conduta do Sindicato”, afirmou o desembargador.


Acompanhe o Blog do Neto Ferreira também pelo Twitter™ e pelo Facebook.